terça-feira, março 22, 2011

BARACK OBAMA POR JOÃO DAMÁSIO


Finalmente a nata política da sociedade brasileira se curva a um negro ! Estamos falando de Barack Obama, não só o homem mais poderoso do Mundo,mas o NEGRO mais poderoso do mundo.É lamentável quando sabe lá porque,na agenda de visita do  Barack Obama não incluiu com destaque um representante do Movimento Negro para acompanhar o NEGRO Barack Obama.

Esta prática do descaso com a concepção do Negro na política brasileira,é uma nova modalidade  pra se dar com estas questões.Finge que nós negros não existimos e lembram de nós como negros toda vez que precisamos ser convocados nas trincheiras das guerras eleitorais,como os negros que foram convocados na guerra dos farrapos em troca da sua liberdade ... "liberdade" .

Aonde está a liberdade do negro ?Quando o negro será vitrine nas políticas das províncias sem que  se use como paradoxo aquela velha história : ( Mas Pelé consegui - Mas o cantor Netinho de Paula Consegui entre outros exemplos isoladamente perdidos por aí).Nós negros estamos sem referência em nosso país  e  quando precisamos de uma ,temos que importar uma ,pois moamba brasileira não tem valor  e  na  maioria das vezes os negros se sentem assim.

A nossa sociedade é branca e não podemos fingir e nem fugir disso.Como eu sei disso ?É só fazer uma estatísticas dentro da população carcerária  e façam outra dentro das populações não carcerárias ,possivelmente,o negro em maciça minoria.

Fiquei atento na visita do Obama,quando ele foi prestigiar  a  capoeira de um Projeto no Rio de Janeiro através de uma visita acompanhado do Governador do Estado do Rio e agora fica  a pergunta no ar ? Qual será o futuro daquele pequeno capoeirista que jogou pro Negro Barack Obama provavelmente mais uma lição de vida como coadjuvante?Fico preocupado em saber,qual é a verdadeira maturidade política   dessa família que carinhosamente emprestou os seus filho pra pular pra Obama ?

Todos falam assim: Os negros deveriam ser igual a Obama  e  falo além o Brasil deveria ser igual aos Estados Unidos da América que reconhece o negro como cidadão verdadeiramente humano,pois lá a liberdade é de fato de primeiro mundo,portanto o Obama chegou a Presidência da América.

Quando nós negros sairemos de vulgos cabos eleitorais e passaremos a General da política brasileira.Olhei bem dentro dos olhos do Barack Obama no seu Discurso no Teatro Municipal do Rio de Janeiro,eu estava lá!Não me viram não?É ! Deve ser porque poucas pessoas conseguem enxergar as almas presentes de corpos ausente.O Obama Falava  e  no mesmo tempo, cada olhar para o público presente,deve o Obama,ter contado quantos negros deveriam está lá presente,pois provavelmente não deveria ser nem 1% de todos os presentes.

Aí o Obama deve ter perguntado?Provavelmente os convites acabaram ou os negros receberam convites e não quiseram me prestigiar.Mas ficou uma perguntar no ar a toda comunidade política presente e ausente no Teatro Municipal.Onde estão os negros políticos desta Nação chamada de brasileira.  

MÃE ÁFRICA
                                                    .( João Damásio )

Sou Negro sim
Não quero fim
Da minha raça
Mãe África
Mãe preta
Em suas tetas
Mamei a vida
Mamei a morte
Do sul ao norte
Sem liberdade

O negro é humanidade
O negro tem dignidade
O negro vive, o negro grita, o negro sente
O negro é gente, igual a gente

Ôôôôô  ah ah ah ah  ôôôôô

Sou negro mais
Que necessário
O negro faz aniversário
Não comemora a sua idade
Sem liberdade


O negro é igualdade
O negro tem honestidade
O negro sonha , o negro dança , o negro canta
A sua história que tanto espanta

Ôôôôô  ah ah ah ah  ôôôôô ...

O branco fez filho com o negro
Mas este filho não assume a negritude
Da origem que lhe deu virtude
De uma tal raça africana
O preconceito está na cor
E não na raça
Mãe preta
Mãe África
O negro é um ser-humano
O negro é descendente de africano
O negro é sociedade
Sem terra , sem trabalho , sem liberdade
O negro tem alma doente
De um passado que é  seu presente
O negro tem sede e fome
O negro é miséria e nome
O negro é nada pra muita gente

O negro é humanidade
O tem dignidade
O negro vive, o negro grita , o negro sente
O negro é povo igual a gente .

Ôôôôô  ah ah ah ah  ôôôôô ...


Link do vídeo desta música :http://www.youtube.com/watch?v=YIcJS_BJYeM

6 comentários:

  1. Obama é um político que chegou ao cargo mais alto da hierarquia em seu país. É o homem mais importante do mundo.
    No geral, admiro muito o Obama, embora não concorde com todas as ações dele, mas a vida é assim mesmo.
    A mim pouco importa se ele é negro ou branco: não analiso as pessoas pela cor da pele (mas parece que há quem o faça...).
    Numa boa? Esse discurso de "primeiro negro", primeiro isso, primeiro aquilo me parece forçado.
    Desculpe a sinceridade, mas acredito no professor Walter Williams, que leciona numa universidade americana:
    "Forçar classificações raciais é um mau caminho."
    Ninguém é bom por ser negro; ninguém é ruim por ser negro: o caráter não tem a ver com a cor da pele (embora alguns pareçam crer que tenha...).
    OBS: antes que alguém queira falar alguma besteira, convém saber que o professor citado acima é negro também.
    É preciso explicar, porque há quem parece achar que o fato de ser negro dá autoridade a alguém para falar do assunto, o que normalmente é negado aos "brancos", que são sempre chamados de racistas apenas por não concordarem com determinados pontos-de-vista...

    Um abraço, Fernando.

    ResponderExcluir
  2. Sou branco,sou casado com uma negra e tenho um casal de filhos.Acho que o Damásio,está coberto de razão,a realidade quando é falada,ela dói muito e a sociedade brasileira não está preparada pra ouvir o que ela fala,o que ela sente e o que ela pratica.Sou branco e sei como é o preconceito,sofro muito porque sou casado com uma negra e a sociedade a todo instante me cobra isso.Neste caso específico sobre esse assunto abordado,penso que a crítica do Bessa é totalmente equivocada,pois parece que ele não vive no Brasil.É só olhar a estatística:
    -Onde tem mais negros,é na população carcerária ou no Congresso Nacional ?

    ResponderExcluir
  3. Só critico os exageros, não as opiniões. Aliás, apesar de anônimo, o comentário que citou meu nome limitou-se a discordar de mim (sem problema!): bom que não descambou para a ofensa, como fazem alguns que não têm argumentos.
    Namorei um bom tempo uma moça negra e entendo o que o anônimo falou: muitas pessoas se "assustavam" ao me ver com ela, por mais ridículo que isso seja.
    Penso que qualquer política para resolver os problemas do país tem que passar pela atenção aos pobres, independente da cor da pele (que não pode ser critério para nada).
    Repito: o caráter das pessoas não tem nada a ver com a cor da pele. Isso vale tanto para quem está no presídio quanto para quem está no Congresso.
    Um abraço para Fernando e para todos que visitam este blog.

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS JOÃO DAMÁSIO
    UMA FUNÇÃO IMPORTANTE TEM QUE SER OCUPADA POR HOMENS OU MULHERES QUE TENHAM CAPACIDADE DE ADMINISTRAR.
    CAPACIDADE NÃO TEM COR. MAS PARA MUITOS A PELE DE COR NEGRA NÃO TEM VALOR NEM CAPACIDADE PARA EXERCER CARGOS DE ALTO NÍVEL.MAS QUANDO SE TRATA DE ELEIÇÃO, SÃO ABRAÇADOS E BEIJADOS DA MESMA FORMA QUE TODOS DE OUTRA ETINIA.
    NÃO HOUVE UMA REPRESENTAÇÃO NEGRA NA COMITIVA DE RECEPÇÃO AO PRESIDENTE DOS EUA POR MEDIDAS DE PRECAUÇÃO,POIS UM DIA TEREMOS UM PRESIDENTE NEGRO NO BRASIL.UM DIA O POVO VAI ALCANÇAR E ENXERGAR QUE COMPETÊNCIA E CAPACIDADE NÃO SE MEDE PELA COR DA PELE.QUANTAS MERDAS SÃO FEITAS NO BRASIL E A MAIORIA QUE ESTÁ COM O PODER NAS MÃOS SÃO BRANCOS, MAS A MINORIA NEGRA ESTÁ CRESCENDO E SUFOCANDO ALGUMAS DISCRIMINAÇÕES SOFRIDAS AO LONGO DE MUITOS ANOS.
    ACHO QUE OBAMA NÃO É O HOMEM NEGRO MAIS IMPORTANTE DO MUNDO ASSIM COMO NÃO ACHO A RAINHA ELIZABETH A MULHER BRANCA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO.
    AMBOS OCUPAM LUGARES IMPORTANTES COM ATIDUDES E GESTOS DIFERENTES, A RAINHA ELIZABETH CHAMA A TODOS DE SEUS SÚDITOS E O PRESIDENTE OBAMA CHAMA A TODOS DE IRMÃOS.O FATO DELE SER NEGRO E ELA SER BRANCA NÃO OS DIFERENCIAM PELO PODER QUE OCUPAM E SIM PELAS ATITUDES QUE ENOBRECEM OU DENIGREM SUAS IMAGENS PERANTE O MUNDO.
    DEUS QUANDO NOS DEU O LIVRE ARBÍTRIO NÃO ESCOLHEU PELA TONALIDADE DE NOSSAS PELES E SIM POR SERMOS SEUS FILHOS, SERES HUMANOS, SEM DISTINÇÃO NEM DISCRIMINAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. Estou de pleno acordo com " mistersales ",muito boa as suas colocações,principalmente quando você compara o poder de Obama com o poder da Rainha da Inglaterra(Ambos tem poder,mas o pronome de tratamento aos humanos são diferentes ) já faz um resumo na prática do que o João Damásio quis falar no seu texto.
    Não precisamos ir muito longe pra ver na política,a diferença ou a maneira de se tratar o negro no poder,é só olhar pra dentro do Governo de Campos dos Goytacazes:
    com mais de 30 secretarias,alguém aí teria dúvida de quantos negros fazem parte do estafe do primeiro escalão ? É muita considência não ... ? Mas quantos negros no primeiro escalão tem mesmo ?
    Daqui a pouco vão dizer por aí que os cargos são escolhidos por competência e aí eu diria ! Será que tá faltando negro competente na cidade ou gosto não se discute.

    ResponderExcluir
  6. Campos é uma cidade discriminatória, só não ver quem não quer ou faz de bobo.Tá mais fácil na China ter um Prefeito Negro do que em Campos dos Goytacazes - RJ . Até porque todos sabem que a maioria dos negros não tem dinheiro pra comprar voto.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião