quinta-feira, março 03, 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE OU PROGRAMA DE AUDITÓRIO?

Ah, a política, às vezes, é uma mer...cadoria. Tenho amplas e irrestritas divergências com o governículo municipal, mas confesso que mantenho intacto apreço pessoal por vários de seus agentes, entre os quais, o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Espero atravessar esse tempo, esse rubicão, reafirmando minhas convicções, contestando o que entendo equivocado por parte da administração, sem, contudo, esgarçar a amizade que tento proteger de velhos e bons camaradas.

Que as nossas diferenças fiquem, apenas, no campo da Política. (Intencionalmente escrita com P maiúsculo).

Ainda agora, fico, aqui, sem compreender a lógica dos meus amigos “que estão no Poder”. Em fins do ano passado, a bancada governista na Câmara Municipal se pôs em armas, à mando do Executivo, para detonar a proposta de audiência pública da Saúde plena, em Campos, apresentada pela vereadora Ilsan Viana, PDT.

O argumento é que “era mais democrático e abrangente” promover uma conferência municipal de Saúde, proposta do vereador Edson Batista que acabou votada e aprovada. Ao fim, nem audiência, nem conferência. Nada. Tudo como dantes.

Ontem, dia 2, o diário oficial, estampa a seguinte publicação: “Ato do secretário municipal de Saúde(...) Em cumprimento ao que determina a lei federal 8.689, de 27 de julho de 1993, resolve REALIZAR Audiência Pública (?), no dia 3 de março de 2011, às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Campos dos Goitacazes, para prestação de contas dos exercícios de 2009/2010”. 

Ora se a Audiência era uma exigência de lei, por que não aprová-la, então, naquela ocasião?  

A resistência do governo, muito provavelmente, foi em decorrência do conceito de Audiência Pública, “uma forma de participação e de controle popular da Administração Pública, no Estado Social e Democrático de Direito”. Essas filigranas incovenientes da Democracia, da Cidadania.

A reunião desta quinta, na Câmara, ficou sob absoluto controle do governo, sem debates e questionamentos e com uma platéia minguada. O que foi anunciada como Audiência Pública, na verdade, teve forma e conteúdo de um ensaiado e bem comportado programa de auditório.

7 comentários:

  1. Programa de auditório de quinta categoria diga-se de passagem.
    O que fico a me questionar é o que faz um médico, até então respeitado na comunidade em que vive, fazer determinados papeis?
    Será que são todos , esses do primeiro escalão do governo,OBJETOS ,MAMULENGOS MAMBEMBES para o prazer , deleite e lucro de um ator pífio cuja sanidade e moral é questionada em toda roda de pessoas com um mínimo de senso e abundancia de neuronio?
    Ou será que a ganancia é tamanha que não basta o ganho dígno que a profissão oferece e o respeito que usufrui(a)na comunidade?
    LASTIMÁVEL tantos médicos que não disseram porque vieram na recente história de Campos.Ou melhor, até achamos que $abemos porque vieram!
    Com todo o ASCO que sinto pelo BIG BROTHER , programa que faz o deleite de recalcados freudianos, se fosse para escolher( ainda bem que não preciso, pois meu tempo é precioso demais para mim), sem sombra de dúvidas , prefiro rir das articulações imbecis do BB ,e porque não dizer, articulações até mesmo ingenuas, diante de tanta safadeza com o dinheiro PÚBLICO , diante de tanto menosprezo com a VIDA de tantos campistas.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo post acima.Nos todos sabemos o gargalo e a facilidade como se escoa o dinheiro naquela secretaria.Fernado,pode ate ser amigo fora da politica do Dr Paulo Hirano,mas fica dificil explicar compra de apartamento em copacabana,nova super casa em buzios, de uma pessoa que ate poco tempo atras morava de aluguel.Mas enfim,em campos e com o respaldo da grande familima,tudo eh possivel!!

    ResponderExcluir
  3. nao teve coragem de publicar sobre a evolucao patrimonial do japones,hein?!rsrsrs
    Te entendo...mas procure saber,é tudo verdade.O ap no rio foi junto com chicão.acho que no mesmo predio inclusive.mas isso não posso garantir.o resto sim.

    ResponderExcluir
  4. E Dr abdu.Sujeito bom este!!rsrsrs
    Tem muita personalidade.
    Vou chama-lo de canguru.abdu canguru!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ao anônimo que me enviou acusações graves contra os gestores da Saúde, em Campos, e diz que não tive coragem em postá-las, peço-lhe que se identifique e, com certeza, irei publicá-las.
    aguardo retorno,
    abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
  6. Não seja ingenuo ou maldoso.Não publique,averigue.É ou não um jornalista?.Abraços

    ResponderExcluir
  7. Nem ingênuo, nem maldoso. E você, é ou não é um cidadão?
    Abraços
    Fernando

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião