quinta-feira, março 24, 2011

ASILO DO CARMO À ESPERA DOS LERDOS PODERES

O prédio histórico do Asilo Nossa Senhora do Carmo agoniza. Sobre ele e sua história portentosa, o tempo demolidor. A obra de sua restauração tem recursos reservados no Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – que, por sua vez, aguarda providências da prefeitura de Campos para executá-la.

O que cabe ao governo municipal é efetivar a desapropriação de uma área próxima do solar, cujo processo foi iniciado na gestão do prefeito Mocaiber, mas não concluído, onde deverá ser construído um centro de convivência para os idosos internos. Condição indispensável para início das obras.

O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, que acumula a presidência do Coppam – Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal – já esteve no prédio, no ano passado e está convencido que as providências urgem.

Acredito na vontade política de Orávio e sei que ele deve estar correndo contra o tempo e contra a burrocracia  oficial.

Ontem, recebi este registro fotográfico de um leitor do blog, Luiz Siri, que visitou o casarão construído na primeira metade do século XIX. Veja que lástima:
Solar de Santo Antonio ou do Beco, século XIX
Residência do Barão de Carapebus, promotor de Campos
Aqui Dom Pedro assinou o termo de inauguração da luz


2 comentários:

  1. Como frequentador assíduo do Asilo do Carmo onde participo de missa, resolvi expressar minha tristeza e revolta ao ver um prédio histórico de nossa cidade, além de ser morada de nossos idosos, acabar desse jeito por tamanho descaso e irresponsabilidade de órgãos públicos da Prefeitura de Campos que gasta tantos minhões em obras abandonadas e inacabadas, outros tantos em shows e deixa essas pessoas que já estão no final de sua vida, onde deveriam ter respeito e dignidade pelo que já fizeram por nós correndo risco de vida e nossa cidade correndo risco de perder parte de sua história.
    Deixo aqui o meu protesto através das fotos que tirei para que todos tomem conhecimento do que acontece em nossa cidade, e assim como eu, cobrem providências das autoridades.
    Nossos idosos merecem respeito!!!
    LUIZ SIRI

    ResponderExcluir
  2. RESPEITO é uma palavra que esses arremedos de políticos desconhecem .
    País que não tem memória é uma nação morta.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião