domingo, fevereiro 20, 2011

UMA BOFETATA DETONOU AS REVOLUÇÕES NA ÁFRICA

Bouazizi, mártir que se auto-imolou depois de ser esbofeteado

Bouzizi recebe visita do presidente Zine Ben Ali, em coma

Tunísia, Egito, Argélia, Bahrein, Marrocos e Líbia ditaduras oligárquicas, fundamentalistas do Norte da África estão incendiadas pelo fogo da liberdade. Déspotas longevos caem e cairão um após outro. Não há como conter a fúria santa do povo oprimido.

O epicentro desse movimento de massa foi a auto-imolação de um quitandeiro de rua, Mohamed Bouazizi, de 26 anos, esbofeteado por um agente oficial da ditadura tunisiana, por vender frutas e legumes em região não permitida.

Humilhado e ofendido, Bouazizi, que passou a praticar o comércio ambulante porque estava desempregado, num gesto extremo, banhou-se de gasolina e ateou fogo ao próprio corpo. Chegou a ser socorrido, mas morreu 4 dias depois.

O martírio voluntário do jovem tunisiano serviu como gatilho da explosão cidadã, primeiro na Tunísia e depois por todo norte africano. 

Quem, na verdade, matou Bouazizi foi a intolerância, a corrupção, a violência, o preconceito brutal do regime fechado, sob controle de braços de ferro, da mão armada.

Os iguais de Bouazizi resolveram não imitá-lo. Preferem incinerar os seus algozes.

3 comentários:

  1. Há cidades em determinados países em que algozes estão podres , presos apenas pelo fio tenue da exploração da miséria que é grande mas já não tão tola.
    Quetão de tempo.

    ResponderExcluir
  2. EM TRIPOLI TEMOS VÁRIOS BRASILEIROS,INCLUSIVE 3 CAMPISTAS,O PREPARADOR FÍSICO RODOLPHO MAIA E SUAS 2 FILHAS. ENTROU EM CONTATO E ESTA BEM SÓ OS BARULHOS DE TIROS E BOMBAS SÃO CONSTANTES.

    ResponderExcluir
  3. Que os algozes de Campos sejam punidos com a rejeição já iniciada nas últimas eleições a ponto da traidora do povo ter que omitir o sobrenome .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião