quarta-feira, fevereiro 02, 2011

A TARIFA AUTORIZADA DA ÁGUA

Confira a postagem do blog joserenatorangelduarte.blogspot.com:

 

NA DEFESA DO BOLSO POVO DE CAMPOS

Como a Empresa Águas do Paraíba é uma concessionária municipal, autorizada a explorar os serviços de água e esgoto da cidade,  quem concede os reajustes das tarifas é a Prefeitura Municipal de Campos, através de Decreto.

 O DECRETO Nº. 041/2010, reajustou a Tarifa mínima para R$ 17,46 (dezessete reais e quarenta e seis centavos), com vigência a partir de Março de 2010.

O DECRETO nº. 06/2011, reajusta novamente a tarifa em mais de 8,5 %, bem acima da inflação oficial de 5,91%, com apenas 10 meses após o ultimo aumento.

Então, a Frente de Oposição tomou conhecimento da decisão da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e promete agir na defesa dos interesses do povo de Campos.

A primeira decisão da Frente Democrática de Oposição, neste caso, é requerer da Concessionária Municipal a planilha de custos  sobre aumento tão acima da inflação e, ainda, se o contrato com o Poder Concedente, permite reajuste antes do prazo de 12 meses.
Só assim para quebrar a “blindagem” que está protegendo às ações do governo e torná-las mais transparente, aos olhos do povo.

7 comentários:

  1. Pôxa vida,quem será que teve a grandiosa idéia de transferir o direito de exploração de um bem tão precioso e essencial à sobrevivência humana,do poder público(CEDAE)para iniciativa privada(Àguas do Paraíba)que tem no lucro uma de suas razões de ser.E agora o povo sofre.A "frente" deveria averiguar,divulgar e repudiar quem cometeu esse "golpe de lesa-município" contra o povo.

    ResponderExcluir
  2. A mamulenga está sem mãos a medir!
    Como assim, o MP está de recesso?

    ResponderExcluir
  3. Não costumamos comentar sobre anônimos(as). Mas em respeito, elevada estima e consideração ao Sr. Fernando Leite Fernandes e ao seu blog, sugerimos que o(s) não(s) signatário(s), anônimo(s) avaliassem bem a qualidade e a excelência dos serviços prestados em Campos dos Goytacazes -- que já é a terceira melhor em saneamento no RJ, de acordo com levantamento gabaritado para o Ministério das Cidades -- e os municípios vizinhos. Játemos quatro estações de tratamento de esgoto em funcinamento, coletando e tratando mais de 65% dos efluentes gerados (um recorde na região) e em 2011 estaremos construindo mais duas estações de tratamento de esgotos (Uururaí e Matsdouro) e inaugurando, com a PMC, uma terceira, em Donana, a quinta de Campos. Convidados o(s) anônimo(s) a visitar(em) nossas instalações, abertas ao público, ou, se preferir, para mais informação contacto direto: Adelfran Lacerda - Assessoria de Comunicação - Águas do Paraíba: 22 2733 4381, Ligue-Água 115, 22 8811 0007, adelfranlacerda@hotmaial.com e/ou site:aguasdoparaiba.com.br

    ResponderExcluir
  4. fernando nao existe dialogo nenhum com a empresa, liga -se p la e dao as informaçoes que tem que dar e nao resolve absolutamente NADA!!!!!

    consumidor nao tem veaz nao tem palavras e o q eles quere e ponto final...


    seria melhor eles abrirem a caixa preta da empresa etornar publico o dinheirao que entra todo mes no caixa e mostrar com transparencia os salarios altissimos dos mesmos e o lucrao da empresa


    aa desculpa e a mesma temos estaçoes disso disso daquilo

    o discurso e o mesmo

    eles sao irredutiveis, quando quis falar com um deles e um tal de reuniaoa p la e p ca e nao se resolve nada, ou seja, e o que eles definem e ponto final.

    ao começar pelo lokal de atendimento pessimo uma desorganizaçao danada, ja que pagamos um preço altissimo pela agua nao consumida e sim por faixas, onde o hidrometro marca por exemplo um consuma de 50, a empresa tarifa vc com 100 metros cubicos quer dizer para onde vai a agua e o dinheiro q vc nao consome...

    lokal de atendimento horrivel poderiam fazer uma agencia mais comoda e bonita onde vc teria atendimento individualizando e nao aquele barraco de la onde vc ouve o que outro consumidor ta reclamando


    tran´sparencia SIM aguas do paraiba!!!!

    ResponderExcluir
  5. Campos vive, atualmente, no mercado de concessão de água e esgoto, uma situação de monopólio.

    Monopólio - corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita, caracterizada pelo fato de que o bem transaccionado nesse mercado é oferecido por uma única empresa. Nesta situação, essa empresa tem o poder para, sozinha, determinar o preço do bem.

    Existem monopólios naturais e monopólios criados pelo estado. Neste último, cabe ao estado adotar medidas de regulamentação dos preços.
    Mas, constantemente, nos deparamos com situações em que duvidamos da competência do estado nessa tarefa.

    Agradeço o Sr. Lacerda pelas informações pertinentes aos investimentos feitos na região pela Águas do Paraíba, mas, devo ressaltar que tais investimentos não são mais do que a obrigação de uma empresa monopolista que recebe rios de dinheiro e mesmo assim é campeã de reclamações junto ao procon.

    Acredito que a unica solução seria a introdução no mercado de 2, 3 ou mais concessionárias, assim como vemos no mercado de telefonia.

    Espero ainda vivo para poder vislumbrar a minha Campos com inúmeras concessionárias de água e luz em concorrência saudável. Assim poderemos usufruir de serviços de qualidade com preço justo, com atendimento digno e humano. Sonho de todo consumidor.

    ResponderExcluir
  6. A frente democrática poderia solicitar o contrato de concessão! Com ele em mãos vamos verificar se os prazos para contrução das redes de água e esgoto nos bairros mais afastados estão sendo cumpridos, e quantos aditamentos já foram feitos. Uma coisa é certa, a tarifa tem reajustes todos os anos de forma abusiva, enquanto que suas obrigações contratuais são sempre prorrogadas.
    A Águas do Paraíba pegou toda a estrutura da Cedae e pouco investiu, e o que investiu foi com o próprio dinheiro público, seja com o financiamentos do BNDS, seja com as altas tarifas que cobram.
    Água é um bem essencial a vida, jamais poderia ser comercializada do jeito que esta empresa faz. Eles sóquerem lucros!

    ResponderExcluir
  7. Ao funcionário da Águas do Paraíba que postou um comentário acima.

    Alguns comentaristas trazem suas idéias ao debate de forma anônima, e isso, por si só, não é nenhum crime. Eles apenas não querem dizer quem são, pois, talvez, nesta nossa cidade tão provinciana, poderiam sofrer retaliações da corte...
    Agora, para afastar qualquer idéia de crime, e lembrando também que você demonstrou insatisfação com a forma pouca transparente de dizer uma opinião, porque você não divulga no site da empresa o contrato de concessão com o município, assim como todas as alterações que ele teve? Porque não divulga também os contratos que a empresa fez com o BNDS para construção das ETA's? Porque não divulga os balanços financeiros dos últimos cinco anos da empresa?
    Afinal, apesar - e infelizmente - da empresa ser privada e só buscar o lucro, a água é do povo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião