terça-feira, fevereiro 22, 2011

GRUPO ESCOLAR BARÃO DE MACAÚBAS

Vista frontal do centenário Grupo Escolar Barão de Macaubas

Sou fidelense de nascimento. Cresci nas cercanias do morro do Careca, à época de minha infância, um bairro periférico da “cidade poema”. Bem próximo de minha casa, ficava o grupo escolar Barão de Macaúbas, a construção mais imponente daquela região.

O nome do colégio faz justiça à um pedagogo e médico, nascido na chapada Diamantina, Bahia, nos primeiros anos do século XIX, que entre muitas virtudes, duas se destacam: primeira, ter adaptado Os Lusíadas para leitura infantil e depois de ter sido responsável pela formação de grandes brasileiros, entre os quais Castro Alves e Rui Barbosa.

Lá, no Barão de Macaúbas, meus irmãos e eu cursamos o primário. Tivemos o primeiro contato com o conhecimento formal. O Barão é, portanto, inesquecível para nós. Agora o velho Grupo, como nós o chamávamos, faz 100 anos. Se meu irmão, Antonio Roberto, estivesse aqui, se encarregaria das homenagens, mas na sua ausência, minha irmã, Lúcia, faz este singelo, belo e emocionante registro. Confira:

HOMENAGEM AO GRUPO ESCOLAR BARÃO DE MACAÚBAS NO SEU CENTENÁRIO

EU JÁ PISEI O SEU CHÃO, MEU DOCE GRUPO ESCOLAR!
E É COM MUITA EMOÇÃO QUE DE VOCÊ VOU FALAR!
EU AINDA USAVA TRANÇAS QUANDO AQUI APORTEI
E SÃO TANTAS AS LEMBRANÇAS QUE JAMAIS ESQUECEREI!

NO SEU PÁTIO ENSOLARADO _ISSO EM TODAS AS MANHÃS_
NINGUÉM FICAVA DE LADO DAS MIL BRINCADEIRAS SÃS.
MAS BASTAVA UM SINAL DA ANTIGA "CAMPAINHA"
E O SILÊNCIO ERA TOTAL! NÃO SE OUVIA UMA MOSQUINHA!

E, COM A MÃO SOBRE O PEITO, EM POSIÇÃO MARCIAL
CANTÁVAMOS
, RESPEITOSOS, NOSSO HINO NACIONAL.

A ESCOLA ERA DE TODOS E NÃO TINHA DISTINÇÃO
PRETO, BRANCO, POBRE, RICO, SEMPRE A MESMA EDUCAÇÃO.

O ENSINO DE QUALIDADE E SEM NENHUM PRIVILÉGIO!
MEU DEUS! MAS QUANTA SAUDADE DO MEU PRIMEIRO COLÉGIO!
COM RIGOR, MAS COM TERNURA, AS MESTRAS MUITO QUERIDAS
PLANTARAM EM NÓS A CULTURA PRA SEMPRE, EM NOSSAS VIDAS

RODINHA DE TABUADA! CONFESSO: NINGUÉM MERECE!
MAS DEPOIS DE DECORADA A GENTE JAMAIS ESQUECE.
MATEMÁTICA, LINGUAGEM E ESTUDOS SOCIAIS
TAMBÉM ALGUMA ABORDAGEM EM TRABALHOS MANUAIS.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA, GRAMÁTICA E REDAÇÃO
A GRADE CURRICULAR NÃO ERA BRINQUEDO NÃO!
E HAVIA A SABATINA PRA TESTAR NOSSO SABER
EU ME SENTIA HEROÍNA EM CUMPRIR COM O MEU DEVER!

MEU BARÃO DE MACAÚBAS ! NESSE SEU ANIVERSARIO
POSSAMOS COMEMORAR NÃO SÓ O SEU CENTENÁRIO
MAS, A DEUS VAMOS ROGAR QUE ABENÇOE O SANTUÁRIO
_ O QUAL VOCÊ REPRESENTA _ POR SER UM EDUCANDÁRIO
QUE TANTOS SONHOS ACALENTA !

TENHA A CERTEZA QUE ÉS, PARA MUITAS GERAÇÕES,
QUE AQUI BOTARAM OS PÉS, UMA PRESENÇA MARCANTE
DE UM PASSADO EXUBERANTE, COMO UM GRANDE DIAMANTE
CRAVADO NOS CORAÇÔES.!

Maria Lucia Fernandes Rocha

5 comentários:

  1. Bonito registro Fernando e Lucinha.

    Barão de Macaúbas, pouco presente na minha história. Cursei apenas uma série, depois de ter estudado no Externato Eucarístico aqui.

    Não lembro se meus irmãos estudaram lá, mas creio que sim.

    Entretanto, a Profª Maria José Barcelos, minha mãe, lá lecionou desde 1970, sendo diretora de 1982 a 1996. Foram 26 anos dedicados a arte de ensinar naquele educandário.

    Meus filhos, os mais velhos, lá estudaram e de lá vieram pra cá.

    Da sacada da casa de meus pais a imagem imponente deste grande educandário é esta que você postou e por instantes senti como se estivesse lá na sacada olhando o Grupo Escolar Barão de Macaúbas que faz história na vida de muita gente e brilha em seu centenário no dia 07/02/2011.

    Obrigada Fernando por nos trazer boas recordações.

    Gianna Barcelos

    ResponderExcluir
  2. Quem sai aos seus não degenera!
    Que saudade de nosso querido Antônio Roberto!
    Que falta nos faz!
    Ainda bem que Maria Lúcia ameniza nossa saudade...

    ResponderExcluir
  3. Maria Lúcia Fernandes24 de fevereiro de 2011 às 18:09

    Fernando:
    Fiquei surpresa e muito comovida em ter meu poem
    no seu blog. A gente escreve o que vai na emoção
    e essa foi a minha maneira de relatar pequenos d
    talhes de uma vivência feliz e muito rica!
    Só nós sabemos o quanto você me enganava quando
    "chegava atrazado" na escola!!!
    Falar sobre o "nosso" Grupo Escolar Barão de Macaúbas teria que fazer um livro!
    Mas fica aí, no meu poema,a minha saudade e, ao
    mesmo tempo, a minha gratidão a esse "templo do saber".

    ResponderExcluir
  4. Eu também estudei lá... e sinto saudades também...papai tinha tantas histórias sobre o "Barão"...
    Lindo poema, tia Lúcia!
    Você escreve com delicadeza, emoção e sensibilidade... acho que está tendo uma inspiração especial!
    Beijos, Luciana.

    ResponderExcluir
  5. O colégio Barão de Macaúbas, comemorando seu centenário, convida todos os seus ex alunos para participarem do desfile cívico festivo no dia 7 de setembro próximo...


    São Fidélis, 25 de agosto de 2011

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião