domingo, fevereiro 27, 2011

CAOPE ENTRE MAQUITAS, SERRAS E MARRETAS

O CAOPE é o Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais, responsável direto pelo tratamento especializado a, aproximadamente, 6 mil pessoas de Campos e região, com problemas que vão da hemofilia à distúrbios neurológicos, além de vítimas da AIDS e de AVC.

É uma unidade singular, indispensável e representa um avanço considerável na universalização do atendimento específico à segmentos especiais da sociedade.

Sua localização estratégica é no Hospital Ferreira Machado, onde estão concentrados os equipamentos necessários à uma pronta intervenção, caso seja necessária, durante o atendimento. Sobretudo, o banco de sangue.

Recentemente, o governo anunciou que fará a transferência do CAOPE para o PU de Guarús, em caráter provisório e depois para o Hospital Geral de Guarús, definitivamente.

Desde então, familiares de pacientes reclamam da descontinuidade do tratamento e dos problemas enfrentados pela clientela. Nesse período, o Centro chegou a ficar fechado por 3 dias e teve o acesso à sua portaria vedado por tapumes e cadeado.

Por se tratar de uma unidade do sistema público de Saúde e pela sua especificidade não é razoável que seu funcionamento seja objeto de uma querela partidária menor. Eu, pelo menos, me recuso a tratar da questão sob a ótica caolha do velho confronto governo e oposição. Não se trata de medir forças com a administração, que quer, sem explicar, de forma convincente, a transferência do Centro. Trata-se de lutar para garantir a excelência de seu funcionamento, considerando que o CAOPE é uma conquista da sociedade e seu custeio é financiado pelo dinheiro público.

Por isso, ao invés de opinar, aqui, no blog, tenho optado por dar voz a leitores, funcionários e familiares de pacientes que preferem o anonimato por razões óbvias, mas que nem por isso, denunciam e advertem irresponsavelmente. Ao contrário.

Confira este relato:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE, "ORAR E VIGIAR"": 

O CAOPE está funcionando com tapumes na entrada, barulho de maquitas, serras e marretas.Barulho infernal.O descaso é geral. As autoridades q mandaram suspender o atendimento e prometeram enviar avisos aos pacientes não o fizeram. Agora os pacientes chegam ao Ferreira Machado vindos de longe, encontram aquele tapume na entrada e quando perguntam pelo CAOPE, muitas vezes são informados pelos funcionários da recepção que o CAOPE foi para o PU de Guarus e eles ficam perambulando pela cidade. Que descaso com os pacientes e pais! As autoridades de saúde do município dão ordem p o CAOPE voltar a funcionar somente para acalmar os ânimos.Vão se calçar judicialmente. È o tempo que precisam p revogar a lei de 1994 que criou o CAOPE estrategicamente no Hospital Ferreira Machado e criar outra lei, outro centro RE-INAUGURAR!!!.Não se iludam com essa volta do CAOPE. Todos temos que lutar e rápido porque médico não entende de odontologia e tem raiva de quem entende.Médicos deixaram claro que não querem CAOPE lá.Se tivessem um mínimo de conhecimento de causa, nem de longe pensavam em colocar p funcionar um tipo de atendimento deste no PU de Guarus que é de risco para os pacientes e até mesmo para a equipe que os atende.Jornalistas de Campos, alô, o que estão esperando para fazerem uma matéria, fotografarem e confirmarem td isto??? Onde está a imprensa???? O assunto é muito sério.

10 comentários:

  1. APELO COM PIEDADE !!!!!
    O POVO pede ...
    Pelo amor de DEUS - MINISTÉRIO PÚBLICO
    vá lá pessoalmente ou você estão proibidos de incomodar ou melhor fiscalizar o Governo de Rosinha,pois a Câmara Municipal tá engessada pelos lotes adquiridos.Entendeu Ministério?

    ResponderExcluir
  2. Ao contrário do que afirmaram NENHUM paciente foi avisado através de telefonema ou telegrama, estão perdidos sem informação correta.
    É um descaso mesmo com todo mundo!!!
    VERGONHA!

    ResponderExcluir
  3. Ministério Público? Que nada...
    Vereadores? Que nada...vários já visitaram o CAOPE e prometeram apoio, até quem tem ou teve familiar especial...até agora NADA!

    ResponderExcluir
  4. Um ser dito Especial

    Dizem que sou Especial
    mas valorizam o que tenho de diferente
    esquecem o que possuo de igual
    uma vida , como a de qualquer gente .....

    Espero da vida , apenas vida
    dos outros , carinho e respeito
    que me vejam do mesmo jeito
    que se vêem , aqueles que se julgam sem defeito.

    Nos meus olhos , vejo todos especiais
    da leveza e pureza dos sentimentos
    que nos fazem a todos iguais
    perante ao Pai , sempre presente ...

    Não me chame de Especial ,
    apenas de chame de seu irmão .....

    assinado : um Ser tão Especial quanto você ....

    Desconheço o autor, mas torço pra que os pacientes, os irmãos especiais sejam respeitados.

    ResponderExcluir
  5. A Dra Laura Duarte, esposa do vice-prefeito desse Município, Dr Chicão, é Hematologista, sempre esteve à frente do Hemocentro no HFM e sabe com detalhes técnicos o porque do comprometimento deste setor com o CAOPE.
    Ensina pra eles!!

    ResponderExcluir
  6. O pior é que a prefeita Rosinha Garotinho, o vice Dr Chicão, diretores do HFM e diretor do CAOPE, não ficarão eternamente no poder.
    Quem vai segurar o "pepino"?
    R: Os profissionais concursados do CAOPE e os pacientes especiais.
    É MOLE?!

    ResponderExcluir
  7. Antes um Estado mínimo, e agora um Estado inexistente, ou melhor, um lobista a serviço dos interesses, do LUCRO fácil privado?

    ResponderExcluir
  8. No governo dELE e dELA é sempre assim:
    1º- Não gostam dos servidores da saúde.
    2º- Adoram destruir o que está dando certo.
    3º- Pensam que o povo é ignorante e que vai cruzar os braços.

    Dessa vez não...

    ResponderExcluir
  9. Os gestores da área de saúde deste município tomam as decisões de cima para baixo como se ainda vivéssemos na época do coronelismo.Estão fazendo obra no PU de Guarus para colocar o CAOPE lá. Insistem com isto porque não respeitam a opinião pública, não respeitam os pacientes especiais e seus familiares e muito menos a equipe do CAOPE.Quem vai assumir a responsabilidade?? Pu de Guarus?! Que suporte de vida?? Gestores Insanos!!

    ResponderExcluir
  10. Fernando, parabéns por esta chamada, pelo logotipo e por suas colocações.
    O CAOPE foi criado pela lei municipal nº5.443/93 de 18/05/93 publicada no DO do município em 25/05/93, de autoria do então áquela época, vereador e dentista, Carlos Jader.O presidente da câmara era Nelson Nahim e o prefeito Sérgio Mendes.
    O autor da lei é dentista e sabendo dos riscos que correm os pacientes especiais,sabiamente direcionou o CAOPE para o HFM quando o mesmo foi inaugurado em 1994.Agora o CAOPE está sendo demolido do HFM por gestores da administração municipal, todos médicos.
    Seu artigo 1º é claro: ¨Fica criado, no Hospital Ferreira Machado, o Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais.
    Reordenar este serviço para o PU de Guarus ou para o HGG significa rasgar a lei que coloca estrategicamente o CAOPE no Ferreira Machado.
    É o mesmo que rir da cara da opinião pública e dizer:"Democracia? Isto é apenas teoria. Acabou no momento que nos elegeram. AH! Estamos em Campos dos Goytacazes!! Na prática,nós, temos a caneta na mão e com ela escrevemos o que queremos".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião