Levantamento realizado pela Justiça Eleitoral revelou que, no Rio de Janeiro, 140.339 eleitores podem ter os títulos cancelados. Eles faltaram e deixaram de justificar a ausência nas três últimas eleições. Os faltosos têm até o dia 14 de abril para procurar o cartório eleitoral mais próximo e regularizar a situação. Depois da capital, com 70.578 títulos em risco de cancelamento, São Gonçalo, com 7.580; Nova Iguaçu, com 6.270, e Duque de Caxias, com 5.802, são os municípios com o maior número de eleitores faltosos. Para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação conta como uma eleição. Assim, quem deixou de comparecer a três votações consecutivas pode perder o título de eleitor.
O cancelamento do título pode acarretar restrições aos direitos civis dos eleitores, como o impedimento de obter passaporte, a carteira de identidade, o CPF, além de ficar impedido de receber salários de função ou emprego público e adquirir certos empréstimos em bancos oficiais. A situação irregular pode provocar ainda dificuldades para nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Quem quiser saber se consta da lista de eleitores ameaçados do cancelamento do título deve acessar o link http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaSituacaoNome.htm
Fonte: site do TRERJ
Tá servino pra muita coisa não!
ResponderExcluir