terça-feira, agosto 31, 2010

TSE DEVE JULGAR HOJE SE BARRA JADER E RORIZ NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará hoje à noite o caso de dois candidatos que podem ter a candidatura barrada com base da Lei da Ficha Limpa: Joaquim Roriz (PSC) e Jader Barbalho (PMDB). Ambos renunciaram ao mandato de senador - Roriz em 2007 e Barbalho em 2001 - para fugir de processo passível de cassação de mandato e perda dos direitos políticos. Segundo a Lei da Ficha Limpa, renunciar ao mandato para evitar processo é critério de inelegibilidade.
Joaquim Roriz é candidato ao governo no Distrito Federal, teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorreu ao TSE. Jader Barbalho teve a candidatura ao Senado liberada pelo TRE do Pará, mas o procurador eleitoral Daniel Azeredo Avelino anunciou que recorreu da decisão.
No site oficial da campanha de Roriz, a assessoria de imprensa publicou nota informando que o candidato está 'confiante que o tribunal não vai rasgar a Constituição brasileira'. O texto também antecipa que Roriz irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso perca no TSE.
Roriz tem estimulado sua militância, durante discursos em comícios políticos, a protestar contra a decisão do TRE e acusa seus adversários de tentar tirá-lo das eleições 'no tapetão'. No dia do julgamento do caso dele no TRE, grupos pró e contra o ex-governador se enfrentaram na frente do tribunal com cartazes e gritos de guerra.
O movimento 'Roriz Nunca Mais' está fazendo uma mobilização na internet para que haja um protesto contra a candidatura dele hoje à noite, no TSE. 'Vamos comparecer e manifestar nossa vontade de que seja feita justiça', diz a mensagem publicada no site do movimento


Fonte: Carol Pires - estadao.com.br


Do blog: Depois de Paulo Maluf, Joaquim Roriz e Jader Barbalho são os medalhões da política brasileira com o pescoço na guilhotina da Ficha Limpa. Outros virão e que tenham todos o mesmo destino: o limbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião