segunda-feira, agosto 02, 2010

A CHÁCARA DO MESTRE ADÃO



Recebi do meu amigo, Genilson Soares, artista plástico refinado, esta  valiosa contribuição, que faço questão de postar. Trata-se de um registro indispensável sobre as condições da chácara do médico, Adão Pereira Nunes, o mais idealista e generoso socialista que conheci, um dos maiores campistas da nossa história, desde a aventura, aqui, dos donatários da capitania de São Tomé.


O imóvel sofre os efeitos da incúria oficial. É mais um atentado à memória do Município.

Segue o e-mail de Genilson:

Leite,
envio-lhe imagem do imóvel situado na Rua Carlos Lacerda, 433, que acredito que ainda pertença a família Pereira Nunes.
Nesta chácara, onde a casa se encontra em ruínas, o nosso ilustre Dr. Adão Pereira Nunes viveu sua infância e adolescência. O imóvel consta na lista dos bens inventariados no nosso município pelo INEPAC, em 2003 para o projeto "Caminhos do Açúcar". A história da aquisição da chácara pelo pai de Adão em 1915 é muito interessante e ele relata o seguinte no seu livro "Conversa de Plantão":

"...eu lhes explico o milagre, a chácara foi em leilão, com dois candidatos muito fortes, os usineiros Chico de Vasconcelos e Major Correia. Como vocês sabem, os dois são inimigos. Aproximei-me dos dois, e conversei em segredo com cada um. Eu arremataria em nome deles, para evitar a disputa. Engoliram a pílula. No dia do leilão, compareceram e não fizeram lances. Adquiri a chácara por ótimo preço. Procurei-os conforme a combinação. Cada qual pensava ser o felizardo, mas fui duro: vocês estão podres de ricos, e sempre querem mais. Tenho seis filhos e não temos onde morar. Registrei a chácara em nome dos meninos e não há lei no mundo que a retire dos menores. Viverei e morrerei tranqüilo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião