terça-feira, abril 27, 2010

GENTE QUE É NOME DE PONTE

O filho do falecido vereador Renato Barbosa, do PT, Renatinho, de 7 anos, encaminhou carta ao presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim, solicitando que seu pai “seja nome de uma ponte importante”. Pragmático, o menino disse que aguarda uma resposta dos vereadores. “Sim ou não?” A ponte em questão é a que liga os bairros do Fundão e Corôa e que, informalmente, foi batizada de Alair Ferreira.
A irriquieta Jô Ribeiro, que estava no plenário quando a carta foi lida, foi quem sugeriu ao então prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber, que nominasse a ponte recém-construída de deputado federal, Alair Ferreira, um capixaba que marcou história por aqui e que, além de parlamentar e empresário, era íntimo dos governos pós 1964. Alair chegou a trazer o presidente Figueiredo à Campos, para a cerimônia de inauguração da sua estação de TV, afiliada a rede Globo, a TV Norte Fluminense.
A ponte ganhou o nome de Alair Ferreira, mas a Câmara Municipal não deliberou sobre a matéria, uma vez que o governo da época não encaminhou o projeto ao legislativo. Alair Ferreira é nome de um Posto Médico da Prefeitura e de um trecho da avenida 28 de Março.
A cobrança de Renatinho, embora inteiramente compreensível e factível, vai levantar uma polêmica. A velha guarda que conheceu e conviveu com Alair Ferreira, vai sair em sua defesa de sua memória.

10 comentários:

  1. POLÊMICA À PARTE O SAUDOSO DEPUTADO JÁ TEVE SUA JUSTA HOMENAGEM ATRAVÉS DO TRECHO DA AV. 28 DE MARÇO E DO POSTO MÉDICO (SALVO ENGANO, EXISTE UMA OUTRA PONTE ,AINDA SEM CONCLUSÃO, QUE LEVARIA SEU NOME??)...
    PENSO QUE AGORA É A VEZ DO NOSSO ETERNO VEREADOR RENATO BARBOSA, SUA VIDA AQUI NA TERRA DISPENSAM ADJETIVOS COMO HOMEM PÚBLICO, PAI DE FAMÍLIA E UM GRANDE AMIGO.
    COM A PALAVRA A CÂMARA MUNICIPAL....

    JOSSANA DOS SANTOS BARTOLAZZI BARBOSA

    ResponderExcluir
  2. Penso que é justíssima a homenagem a Renato Barbosa. Não se desmerece o Deputado Alair Ferreira, visto que já está contemplado com homenagens em outras obras públicas. Com a homenagem a Renato Barbosa dá-se a oportunidade de futuras gerações que não o conheceram de conhecerem uma biografia de político honesto, zeloso com a coisa pública e intransigente (sendo oposição responsável) na defesa dos interesses sociais, principalmente da população mais desvalida e necessitada.

    ResponderExcluir
  3. Caro Fernando Leite,

    Inobstante todos os louvores que se possa lançar ao extinto Deputado Alair Ferreira, como você bem afiança, o mesmo já foi homenageado como nominando Avenida, bem como Posto Médico. O saudoso Renato Barbosa, que salvo engano também teria proposta de nominar o novo Plenário da Câmara Municipal, tem por sua conduta ilibada e amor ao Povo Campista, nesta homenagem proposta por seu filho Pedro Renato um fato justíssimo.
    Assim, entendo que ao nominar a nova ponte (cuja conclusão, de fato, um dia ocorrerá!)de "Ponte Renato Barbosa Gomes", a Sociedade estará prestando uma homenagem à altura do Edil, cidadão e apaixonado por esta terra Goitacá que era o nosso amigo, precocemente extinto, Renatinho.
    Agradeço a oportunidade do espaço.
    Cordialmente.
    José Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Como é bonito ver o amor de um filho... Mesmo tendo apenas 7 anos podemos observar a sua vontade em homenagear seu pai e ídolo que infelizmente hoje se encontra num outro plano espiritual.
    Acho super plausível o pedido de RENATINHO(Pedro Renato). Afinal seu pai foi muito importante na história de Campos e sem dúvidas se não fosse tão cedo a sua partida, ainda teria muito à construir nessa história.
    Alair Ferreira também foi um nome importante,mas acredito que a velha guarda que o conheceu e conviveu,saberá ser coerente no que diz respeito a sua memória. Alair Ferreira já é nome de um Posto Médico da Prefeitura e de um trecho da avenida 28 de Março.
    Renato Barbosa, além de ser um campista nato, foi exemplo de homem público que lutou e fez muito por Campos. Foi eleito vereador por 2 vezes vezes.Dentre muitas leis que criou, temos a lei do passe livre para maiores de 60 anos, que foi uma grande conquista para os idosos.
    Chegou a hora de Campos homenagear um campista que mereceu e ainda merece todas as honras que lhe possam ser concedidas.
    A jovem guarda também sairá em defesa da memória de Renato Barbosa.

    FABIANA FREITAS MONTEIRO

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Caro Fernando Leite,

    Não venho aqui polemizar com a velha guarda do também saudoso Deputado Alair Ferreira, mas o mesmo como já foi dito já teve inúmeras homenagens e se é para ele ser homenageado com nome de uma ponte, que seja a ponte que ele começou a fazer que liga São João da Barra ao município de São Francisco do Itabapoana que ainda não acabou mas que tenho certeza que com união dos deputados da região e dos prefeitos esta obra será contemplada no PAC 2 do governo federal e será concluida.
    Agora, o que eu não posso deixar de falar é que passados 7 meses da morte do saudoso vereador Renato Barbosa, até agora não foi feita nenhuma homenagem, quer seja do legislativo ou do Executivo e na minha visão uma justa homenagem era a Prefeita fazer a Escola Técnica Municipal Vereador Renato Barbosa Gomes, voltada para cursos na área de petróleo e gás e logística portuária, que era um dos sonhos do vereador que era qualificar a população para ela ter a oportunidade de entrar nesse mercado promissor e deixar de ficar dependente desses programas de governo como o cheque cidadão.
    Mas como não podemos ficar esperando eternamente e o filho do vereador o PEDRO RENATO de 7 anos de idade que mais do que qualquer um de nós amigos de Renato, vive esta angústia de até agora não ver seu pai sendo homenageado é mais do que justo homenageá-lo dando nome a ponte que ainda não foi 100% concluida e legalmente ainda não possui nome.
    Aguardamos o pronunciamento da Câmara de Vereadores e da Prefeita.

    André Oliveira

    ResponderExcluir
  8. O saudoso Alair Ferreira, sem dúvida, foi de grande importância não só potítica como também empresarial para nossa querida Campos dos Goytacazes. Justas foram todas as homenagens a ele prestadas como forma de admiração e agradecimento por tudo que fez por nossa cidade, mesmo não tendo aqui nascido. Porém,vivenciamos novos tempos, onde temos a figura de um político jovem, que passou por nossa sociedade de forma meteórica, no entanto, marcante. Um político humilde, que amava o povo de sua cidade, que tinha grandes sonhos por realizar, mas que infelizmente foi ceifado do convívio de seu povo, sua família e seus amigos para viver em outra morada.
    Nada mais justo do que abarcar o sonho de seu pequeno filho, que já com tão pouca idade demonstra saber a importância que seu grande pai, RENATO BARBOSA, teve não só para ele e seus familiares, como também para o povo campista. Bravo Pedro Renato!
    Aparecida de f. F. Monteiro.

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente em atendermos o pedido de Renatinho(criança de 07 anos pra quem a vida já se mostrou tão injusta!)Estaríamos nós sendo injustos também ao homenagear pela terceira vez o mesmo cidadão.A idéia de uma Escola Técnica profissionalizante com o nome de Renato Barbosa seria mesmo perfeita,visto que era uma preocupação constante dele oferecer ao povo a qualificação profissional e com isso dar dignidade aos menos favorecidos e oportunidades iguais.Um dos projetos de Renato era trazer para Campos o curso de salvatagem que é fundamental para os que pretendem trabalhar embarcados.Merece sim e já passou da hora de ser homenageado o vereador Renato Barbosa.E como vivemos numa democracia convoco os eleitores de Renato para fazermos um abaixo assinado para que a ponte leve seu nome.
    Dayse Azevedo

    ResponderExcluir
  10. Caro Fernando Leite, sem desmerecer a contribuição dada pelo saudoso Deputado Alair Ferreira, ao nosso município, acredito que o mesmo já tenha sido homenageado, de forma satisfatória inclusive como você mesmo cita em seu texto com o nome de um posto médico e de uma Avenida em nosso município.
    O pleito solicitado pelo Pedro Renato, filho do meu primo e amigo Renato Barbosa é justíssimo, considerando toda a trajetória política exemplar do Renato, além de ter sido o parlamentar deste município mais atuante na legislatura de 2001 a 2004, um homem que em vida foi um exemplo de Pai,Irmão,Filho,Esposo,Amigo e Político. Um tipo raro de político idealizador que não se encontra com frequencia nos dias de hoje.
    Considerando a admiração que a Jô Ribeiro, sempre manifestou pelo saudoso Renato Barbosa, e que inclusive já confessou pessoalmente esta admiração por ele a mim, acredito que a minha amiga Jô, não iria criar nenhum óbice.
    Saudações,
    Marcus Welber.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião