domingo, fevereiro 05, 2012

UM MEMORIAL PRA SANTO AMARO

No dia 15 de janeiro de 2013, a Festa de Santo Amaro, centro peregrino regional, completará 270 anos. É com certeza uma das festas religiosas mais antigas do país, com um acervo histórico, cultural e místico extraordinário. Quase três séculos de uma devoção que é cultuada entre sucessivas gerações, com um roteiro de fé que inclui, além dos atos litúrgicos, uma caminhada de 42 quilômetros entre a cidade e o distrito, como cumprimento de promessas de devotos e a encenação da evangelização pela espada, durante as Cruzadas, aqui batizada de Cavalhada.

Nesse sentido, o governo de agora poderia dar uma contribuição inestimável a esta celebração do povo de Campos e região.

Primeiro, editar um livro que está pronto, com alentada pesquisa sobre a devoção à Santo Amaro, sua história pessoal e a versão sobre a escolha do local de edificação da Igreja, na baixada. O trabalho é do filósofo Avelino Ferreira, com cobertura fotográfica de Viviane Terra.

Segundo, desapropriar o imóvel que foi estação da rede ferroviária, bem em frente à Igreja, e transformá-lo num Memorial da Festa de Santo Amaro. Veja as condições do prédio:

Embora as  condições físicas sejam precárias, a estrutura da estação é sólida
Não custa lembrar que mais rica que o petróleo de nossa bacia, que um dia vai acabar, naturalmente, a nossa cultura é perene e é nossa identidade.

13 comentários:

  1. Boa idéia Fernando.Aliás, excelente.
    O filósofo Avelino, importante e fundamental figura da realeza do chuvisco, e que escreveu este relevante livro sobre a história local, não toma as providencias necessarias junto à seus pares?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ser honesto, eu tb tenho minha parcela de culpa, afinal fui eu quem encomendou o livro a Avelino e era o presidente da Fundação Cultural,à época. Não consegui viabilizar o projeto, que incluía outras festas religiosas do Município. Mas quem sabe agora? Fica a sugestão!

      Fernando

      Excluir
  2. Santos,e no caso específico, SANTO Amaro ,santo e localidade, ao contrário do que provavelmente supõe o sapiente vereador Kelinho, extrapolam a religião em si e fazem parte da cultura sendo portanto patrimonis de uma população e ou egião.
    A festa de Santo Amaro, é um patrimonio cultural de Campos e como tal deve ser vista, seja por católicos , protestantes, espíritas ,ubandistas, agnosticos ou ateus.
    Mas me parece que este OBTUSO GOVERNO E SEUS SERVOS usam viseiras.

    ResponderExcluir
  3. FERNANDO, SANTO SÓ EXISTE UM: JESUS, EXISTEM COISAS MAIS IMPORTANTES PARA DISCUTIRMOS. A PREFEITA É EVANGELICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante de argumento tão obtuso, respondo com meu silencio misericordioso.
      Fernando

      Excluir
  4. EU, COMO UM GRANDE ADMIRADOR DE PRÉDIOS CULTURAIS, ACHO A ARQUITETURA BONITA E TEMOS OUTROS TB EM NOSSA CIDADE CAINDO AOS PEDAÇOS, ESSE É DA ÉPOCA DA LOCOMOTIVA, MAS O QUE ME ENVERGONHA É QUE NAS ELEIÇÕES PASSADAS, O DEPUTADO-PREFEITO OFENDIA MORALMENTE O HOJE, DEPUTADO PAULO FEIJOADA À RESPEITO DOS TRILHOS ( DIZENDO QUE ESTE ... COM OS TRILHOS ). AGORA, OS DOIS SÃO AMIGOS DE INFÂNCIA!! RS . UNHA E CARNE.
    A PANTERA COR DE ROSA, PELO QUE SEI, PASSA TODA SEMANA POR ESTE LOCAL, JUNTO COM O BANDO DE PANELA FOFOQUEIRA E O DEPUTADO-PREFEITO TB. ELES NÃO ESTÃO VENDO ISSO ? ESTÃO VENDO !! OU SERÁ QUE VÃO PARA O FAROL DE HELICÓPTERO ??? NINGUÉM SABE, NÉ ? ELES, O SECRETÁRIO DE OBRAS E OUTROS MAIS INTEGRANTES DESTE GOVERNO, POIS É IMPOSSÍVEL NÃO VER ESTE PRÉDIO.
    ESTE É O GOVERNO DE MERDA QUE TEMOS !!!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkk!!!!!!!!
    Essa gostei!
    Filósofo avelino........
    kkkkkkkkk!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. aNÔNIMO DAS11:27 - se sua prefeita é evangélica, a escolha é dela, mas no exercício da função de prefeita ela é obrigada a respeitar o estado brasileiro que é laico, sua cavalgadura!

    ResponderExcluir
  7. fernando, sou leitor do seu blog e ainda não vi uma estatistica do blog, será que alcança a 600,00( seiscentos) acessos mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(a) vou fazer uma confidência e confio em sua discrição. Tirando eu, vc e mais as pessoas aqui da minha casa e as da sua casa, são mais 3 ou 4 leitores. Mas não diga a ninguém pq se não eu fico desmoralizado como blogueiro. Ah, tem tb umas duas pessoas do governo. Confio em vc, hem!!?
      abraços
      Fernando

      Excluir
  8. Esse(a)anonimo(a) não merece mais que o silencio.
    Como dsicutir(trocar idéia)com pessoas obtusas?
    Será que sabe o que significa Estado laico?
    É dessas que os INHO gostam:MANIPULAM FÁCIL.

    ResponderExcluir
  9. Como assim?
    O fato da prefeita ser ...evangélica a impede de ser comprometida com a cultura?
    Aliás é dever dos poderes PRESERVAR A CULTURA, esteja ela numa festa cristã...católica,protestante,umbanda ...o que seja.
    É por anonio(a)como esse(a) que a cidade está neste obscurantismo moral .
    Tem gente que coloca uma Bíblia debaixo do braço e se arroga de arauto dos bons costumes e na calada da noite pratica crimes BÁRBAROS.
    Bíblia debaixo do braço não é passaporte para nenhum Paraiso(não podemos negar que alguns a faz passaporte para os paraisos fiscais)mas nossas ACÕES e ou OMISSÕES diante de nossos semelhantes e nossos deveres cívicos,podem ou não contribuir para que tenhamos uma cidade DIGNA e LIVRE de seus opressores e assaltantes
    Religião , deve ser professada intimamente e sair às ruas apenas sob a forma de CORDIALIDADE , GENTILEZA E TOLERNACIA.
    INTOLERANCIA APENAS PARA COM CORRUPTOS TRAVESTIDOS DE GENTE DE BEM...PAI E MÃE DE FAMILIA.

    ResponderExcluir
  10. Fernando, amei saber seu segredo.

    Prometo não espalhar!

    Abraços.

    Aqui em casa somos 3 a ler seu blog diariamente, confiamos em você.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião