segunda-feira, março 23, 2015

CINE JORNALISMO AIC 2015 À PARTIR DE SÁBADO

O assassinato brutal do jornalista Tim Lopes, ocorrido há 13 anos, será lembrado neste sábado (28) na Associação de Imprensa Campista (AIC), na abertura do Cine Jornalismo 2015, que vai levar ao ar o longa “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo”. Como o de costume, após a exibição, haverá um bate-papo entre o público, mediado pelo presidente da AIC, Vitor Menezes.
Sob direção de Guilherme Azevedo e com roteiro de Bruno Quintella (filho de Tim), a produção recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no San Diego Black Film Festival, além de vencer a categoria melhor documentário no Festival do Rio. "Histórias de Arcanjo" narra a trajetória do jornalista, morto por traficantes em 2002, na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, quando investigava o abuso de menores em bailes funk.
Esta é a sétima temporada do Cine Jornalismo e, pela primeira vez, alguns clássicos serão exibidos novamente – uma oportunidade para as novas gerações de estudantes de jornalismo. É o caso de "A Montanha dos 7 Abutres" (EUA, 1951), "A Primeira Página" (EUA, 1974) e "Cidadão Kane" (EUA, 1941), por exemplo. Filmes recentes também estarão em cena: "O Mercado de Notícias" (Brasil, 2014) e "O Mensageiro" (EUA, 2014).
Com exceção de maio, setembro e outubro, as sessões acontecerão sempre no último sábado do mês, às 16h. Em maio, a sessão será excepcionalmente numa noite de quinta-feira (22), no Uniflu, dentro da programação da 25ª Semana da Imprensa. E em setembro e outubro serão nos terceiros sábados do mês, antecipados em razão de feriados nos finais de semana seguintes.

– Embora o público principal do Cine Jornalismo AIC seja formado por jornalistas e estudantes de jornalismo, as sessões são abertas a todos os interessados no debate sobre o papel da imprensa, a ética jornalística e os impactos da comunicação social – destaca Vitor Menezes, lembrando que o acesso é gratuito. Para estudantes de jornalismo do Uniflu, a frequência é válida como horas acadêmicas.

(ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião