terça-feira, dezembro 04, 2012

SÃO FIDÉLIS LIVRE DA AMEAÇA DA DENGUE


O Ministério da Saúde divulgou a relação de municípios com risco para dengue. O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano revela que 77 municípios brasileiros precisam ficar em alerta com os criadouros.
São Fidélis foi relacionada com índice satisfatório, ou seja, com menos de 1% de larvas do mosquito..
O Ministério vai repassar R$173,3 milhões aos estados e municípios para qualificar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença .
Promovido em parceria com as secretarias municipais de saúde, o LIRAa é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, sendo índice satisfatório quando está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Mas a população não deve descuidar dos possíveis focos do mosquito, que surgem quando há água parada. De acordo com o levantamento, no Sudeste, mais da metade dos focos (59,2%) estão em depósitos domiciliares.
MOBILIZAÇÃO – A Campanha Nacional de Combate à Dengue de 2012/2013 traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença. Uma mensagem mais direta à população busca promover a mudança de comportamento, alertar sobre a gravidade da doença para que as pessoas eliminem os criadouros do mosquito em suas casas.
Com o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, o objetivo da primeira fase (até o final de dezembro) é mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.
Na segunda fase, a partir de janeiro, o foco é reconhecer os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas pela população, em caso de suspeita.
A campanha educativa é dirigida a população em geral, gestores, lideranças comunitárias, empresários, movimentos sociais, religiosos, profissionais e agentes de saúde, professores e crianças As ações de comunicação do Ministério da Saúde são desenvolvidas com base em dois cenários: período não epidêmico e período epidêmico.

(ascom)

Um comentário:

  1. Segue algumas dicas para combater a dengue:

    Como evitar a reprodução do mosquito da dengue?
    a) Guarde as garrafas sempre viradas para baixo;
    b) Encha de areia ou terra os pratinhos de vasos de planta;
    c) Jogue no lixo qualquer objeto que possa armazenar água;
    d) Mantenha bem tampados, baldes, tonéis, piscinas e caixas d'água;
    e) Guarde pneus ao abrigo da chuva e da água;
    f) Limpe as calhas dos canos;
    g) Não deixe a água da chuva parada sobre a laje;
    h) Coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada;
    i) Ligue para o número 0800 770 5870 caso saiba onde há um terreno onde há água parada.

    Como evitar ser picado pelo mosquito da dengue?
    a) Usar calça comprida e blusa de manga comprida em tempos de epidemia. No verão, use tecidos leves e cores claras para suportar o calor.
    b) Passar repelente diariamente as áreas expostas do corpo, como rosto, orelhas, pescoço e mãos, por exemplo.
    c) Ter telas de proteção em todas as janelas e portas da casa;
    d) Contratar uma Dedetizadora Desentupidora para dedetizar o local, a dedetização elimina os mosquitos existentes dentro da residência e evita a entrada de novos insetos;
    e) Evitar os locais de epidemia da dengue.
    Estas medidas devem ser tomadas sempre, contudo devem ser intensificadas em épocas de epidemia da dengue.

    Abraços
    Dedetizadora Desentupidora

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião