terça-feira, dezembro 18, 2012

DICAS DE SEGURANÇA DO 8° BPM



          A Assessoria de Imprensa do 8º BPM solicita divulgação das dicas de segurança que devem ser tomadas pela população durante as compras e férias de fim de ano, como: comportamento em agências bancárias, no ônibus, em deslocamento e segurança residencial.

           Nas Compras e Agências Bancárias
·         Evite distrair-se, mantendo-se sempre alerta nas compras e agencias bancárias;
·         As mulheres devem utilizar a bolsa, junto ao corpo, protegida pelo braço, e prestar atenção se a mesma está fechada e não usar joias ou objetos que despertem atenção;
·         Pessoas idosas preferencialmente devem estar acompanhadas, principalmente em agências bancárias;
·         Ao retirar dinheiro do banco, guarde-o com cuidado em local discreto;
·         Não conte dinheiro em público e ao sair do banco, certifique-se que não está sendo seguido;
·         Ao usar caixa eletrônico, zele pela confidencialidade da sua senha;
·         Nas agências bancárias consultar apenas funcionários do banco devidamente identificados;
·         Durante as compras, preferencialmente, utilize o meio eletrônico de pagamento e, se possível, portar apenas um cartão magnético;
·         Seja discreto e criterioso ao comentar sobre itinerário, hábitos, horários, viagens, etc. Alerte sua família, amigos e funcionários a também procederem assim;
  • Evite retirar o cartão bancário da bolsa e/ou da carteira antes de entrar da agência bancária;
  • Fique atento ao uso de celulares dentro do estabelecimento bancário. O uso do aparelho ajuda os cidadãos infratores a passar informações sobre os clientes, para pessoas fora da agência;
  • A privacidade é um direito seu para qualquer serviço dentro de uma agência bancária. Exija o seu cumprimento.

No ônibus
·          Ao pagar, procure levar o dinheiro trocado ou utilizar o vale transporte.
·         Cuidado com objetos alvo dos punguistas como bolsas, carteiras, correntes, pulseiras, entre outros.
·         Evite ficar junto à porta de embarque e de desembarque, pois é o local propício para a prática de punguistas.
·         Mantenha a bolsa ou capanga na frente do corpo.
·         Não carregue muito dinheiro, nem deixe a carteira no bolso de trás.

             Em deslocamentos

·         Ao notar que está sendo seguido, procure mudar várias vezes o lado da calçada. 
·         Não carregue objetos de valor, grandes quantias de dinheiro ou cartões de crédito, se não houver necessidade.
·         Evite lugares sem iluminação e com pouco movimento.

Segurança Residencial
·         Vigilância natural é a possibilidade de ver e ser visto. Quanto maior a vigilância natural, menor a possibilidade de ocorrer delitos;
·         Melhorar a segurança em janelas, muros, iluminação, fechaduras, etc é primordial;
·         Percorra todo o perímetro interno e externo da sua residência, verificando a segurança que oferecem. Detecte qual é o seu ponto fraco e o fortaleça;
·         Não deixe janelas e portas destrancados, grande parte dos furtos ocorrem por conta disto;
·         Se o criminoso souber que ele vai obter resultados semelhantes entrando em sua casa em vez da casa do seu vizinho, ele escolherá sua casa;
·         Nos casos de delito em residências, em grande parte o crime ocorre porque havia muros ou grades deficientes e as vítimas não tomaram providências para melhorar a segurança depois do delito.
·         Uma casa que parece permanentemente ocupada desencorajará a maioria dos criminosos nela interessados.

Quanto à sua porta valem algumas recomendações:

·         Quanto maior o número de portas ou janelas voltadas para a frente de sua residência melhor a proteção, pela vigilância natural, para quem entra ou sai e também para quem passa pela rua. 
·         Você sempre deve poder ver quem bate à sua porta (mesmo se morar em apartamento ou condomínio fechado). Se você não tem visualização deste ponto através de uma janela, instale um sistema de visualização externa à porta como um “olho mágico” ou similar.

·         Lembre-se: sua porta só serve como dispositivo de segurança enquanto ela estiver fechada.
Não confie no sistema de engate de uma corrente que permite uma pequena abertura da porta. Normalmente sua resistência é bastante limitada. Existem inúmeras formas de se trancar uma janela e você deve sempre ter em mente que trancas sempre atrasam a ação do criminoso (ex.: um pedaço de madeira colocado no trilho de uma janela de correr, que impeça a sua abertura).


Quanto às janelas existem também alguns cuidados a serem tomados:
·         Se a sua janela possui pequenas divisões próximas à fechadura, o barulho provocado pela quebra do vidro não será tão grande e isto poderá ser aproveitado pelo invasor.
·         Nunca pense que uma tranca ou cadeado a mais poderia ser exagero em sua porta. Todo o sistema de trancamento conta tempo a seu favor e o tempo trabalha contra os interesses do criminoso. Isto pode significar a diferença entre sua residência ser ou não invadida.
·         Janelas do tipo vitrô, ainda que tenham um vão pequeno podem ser invadidas por um delinquente de pequeno porte ou por crianças (trazidas pelo invasor) que acessando o interior da casa abrem portas ou janelas por dentro – uma grade resolve o problema.
·         Dependendo do tipo da janela de correr, um orifício atravessando a folha interna da janela e penetrando até a metade da folha externa poderá servir também como tranca.
Sobre a iluminação é importante saber:
·         Não deixe escadas ou outros objetos no quintal que facilitem para criminoso o acesso ou saída de sua residência. Peça ao seu vizinho que faça o mesmo.
·         Jogue fora chaves velhas. Se você perder uma chave de casa, mude a fechadura imediatamente.  Reduz o medo, dando a sensação de segurança para a casa.
·         A provisão de luz declara a presença de intrusos. Reduz as sombras eliminando eventuais encobrimentos de invasores. Detém potenciais intrusos criando nestes um sentimento de incerteza (melhora a vigilância natural).
·         Todos os locais onde você para ou passa quando chega em casa devem estar iluminados, inclusive as áreas que ligam sua residência e a via pública.
·         Esteja atento também quando você chega em casa e constata que luzes externas que deveriam estar acesas não estão. Pode ter sido um apagamento intencional gerado por um criminoso.

(ASCOM)




4 comentários:

  1. para com isso. só resolve se vc andar armado e souber atirar. avisozinho do tipo "me inclua fora dessa" qualquer violência que aconteça a culpa é sua. Faça-me o favor fernando, admiro vc

    ResponderExcluir
  2. As dicas são boas so faltou o principal colocar a policia na rua pois a cidade so ve policia quando a casa ja foi arrombada

    ResponderExcluir
  3. Caro ,,depois do estatuto do desarmamento,, a vida dos delinquentes melhorou demais. Os nossos sociólogos acharam que os vagabundos mudariam de profissão por decreto e o que se vê hoje em dia, é que o crime compensa, pois o cidadão de bem terá grandes problemas se atirar mesmo que dentro da sua casa num bandido.

    ResponderExcluir
  4. Hi there, just becamе alert to your blog through Goоgle, and fοund that
    it's really informative. I am going to watch out for brussels. I'll be
    gгatеful if you continue this in future. Numerous people ωill bе benefitеԁ from your writing.
    Cheеrs!
    my web site :: v2 cigs reviews

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião