quinta-feira, abril 26, 2018

PREFEITURA IDENTIFICA COMÉRCIO QUE JOGA LIXO EM LOCAIS PROIBIDOS

Terceira Via


Prefeitura identifica comércios por meio de lixo descartado em locais irregulares

Nomes de bares e restaurantes foram encontrados em comandas e embalagens jogadas em terrenos, principalmente no Flamboyant

CAMPOS 
POR REDAÇÃO
 
24 DE ABRIL DE 2018 - 18h31


Lixo de comércios encontrados no Flamboyant (Foto: divulgação)
Em Campos, de janeiro a abril, cerca de 300 pessoas físicas e jurídicas foram flagradas pela fiscalização municipal do Meio Ambiente e da Limpeza Pública cometendo descarte irregular de resíduos em terrenos baldios. Várias delas foram multadas em torno R$1 mil. Algumas empresas correm o risco de terem o alvará de funcionamento cassado em caso de reincidência, pois trata-se de crime ambiental. As notificações acontecem ao mesmo tempo em que o governo

Lixo oriundo de uma residência no Parque Califórnia (Foto: divulgação)
tenta criar uma consciência ambiental entre a população e as empresas da cidade.
De acordo com o superintente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez, os flagrantes aconteceram em diversos pontos e bairros de Campos. “Muitas pessoas sabem que é errado descartar resíduos sem tratamento em áreas públicas. Infelizmente, ainda há alguns que só mudam de hábito diante da notificação e da multa. Vale lembrar que descarte de resíduos em áreas inadequadas, como ruas e terrenos baldios, é crime ambiental”, destaca.
Em alguns casos, a fiscalização não encontrou pessoas nos locais despejando lixo inadequadamente. Porém, coletando o material descartado, os fiscais encontraram a origem do lixo como cupons fiscais, comandas de bar e restaurantes, embalagens de ovos, pizzas, sacos plásticos com nomes de firmas. Isto ajudou a identificar parte dos autores dos crimes ambientais.
“Isto aconteceu, por exemplo, nos bairros Alphaville e Jóquei Clube, com  material de pizzaria, restaurante, bares e horti-fruti dessas regiões. Uma vez notificadas e multadas, pessoas e empresas acabam se tornando agentes que promovem mudança de comportamento, pois a multa e a perda do alvará de funcionamento geram transtornos e prejuízos”,  explica Alfredo Dieguez. Segundo ele, quem for flagrado pela segunda vez fazendo o descarte irregular, a multa dobrará de valor.
A população precisa cuidar do lixo doméstico e deixá-lo embalado para ser coletado pelos caminhões da limpeza pública. Material de obras ou vegetação oriunda de podas de árvores e jardins têm outro tipo de descarte direcionado pelos órgãos municipais.
Mas não foram só lixos de comércios que foram identificados pela Prefeitura de Campos. De acordo com o secretário, um lixo proveniente de uma residência no Parque Califórnia, também foi encontrado no bairro Flamboyant.
O superintendente de Limpeza Pública disse que, até o fim do ano, 14 Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peve) estarão funcionando em Campos. Atualmente, apenas seis Peves estão operando. A intenção é montar esse serviço em distritos da Baixada Campista, além de Travessão e Ururaí. “Tentamos criar nas escolas a consciência de preservação ambiental e o descarte correto do lixo. O mesmo vale para entulho e podas de árvores que são de responsabilidade do proprietário da empresa ao fazer o descarte correto, em locais previstos. A fiscalização deve ser intensificada até o fim do ano” conclui Dieguez.
Descarte irregular pela cidade (Foto: divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião