segunda-feira, dezembro 17, 2012

PAIS DE AUTISTAS QUEREM RETRATAÇÃO DA TV GLOBO

(Por e-mail)
Haja saco: Fausto Silva "já deu o que tinha que dar"
Queridos,

O que quero dizer está na carta abaixo. Fiquem à vontade para compartilhar.
Ainda não descobri nenhum email da produção do Domingão do Faustão. Minha intenção era direcionar esta carta a eles.
Para quem ainda não viu a coleção de barbaridades ditas pela psicóloga Elizabeth Monteiro no Domingão do Faustão de hoje (misturando Aspies com Psicopatas), segue o link:
Domingo, 16 de Dezembro de 2012 
À Rede Globo de Televisão 
Sobre a participação desastrosa da psicóloga Betty Monteiro no quadro “Divã do Faustão” no dia hoje, gostaria de esclarecer vários pontos: 
1. Não há nenhuma confirmação oficial de que o atirador da escola de Newtown seja portador da Síndrome de Asperger, condição pertencente ao espectro do autismo; 
2. Os portadores da Síndrome de Asperger não são considerados, “às vezes, inteligentes” como crê a profissional. A inteligência acima da média é, ao contrário, um dos fatores determinantes para que o indivíduo seja classificado como Asperger; 
3. Não há nenhuma evidência científica de que autismo ou Síndrome de Asperger estejam relacionados a comportamento violento. Ao contrário:portadores de autismo ou outros tipos de necessidades especiais são, geralmente, as maiores vítimas da violência. Portanto, a afirmação do apresentador Fausto Silva de que a mãe deveria “manter as armas longe do rapaz” porque sabia que ele tinha Síndrome de Asperger é ofensiva e não condiz com a realidade. 
4. A psicóloga Elizabeth Monteiro confunde, em seu discurso, psicopatas – pessoas incapazes de sentir empatia – e autistas. Estes últimos, apesar de muito sensíveis, possuem dificuldade com a expressão dos sentimentos, e não com os sentimentos em si. 
5. Sobre a afirmação da psicóloga de que “um bebê que não sorri, não é legal. Um bebê que não brinca, um bebê que chora muito, uma criança perversa que joga o gato em água quente, isso pode ser sinal de psicopatia”. A profissional deveria se informar com um médico psiquiatra para não cometer o erro grosseiro de misturar sinais tão distintos em um mesmo pacote. Uma criança que não sorri, não brinca ou chora muito pode ter, além de autismo, várias outras síndromes genéticas que nada têm a ver com a psicopatia ou a perversidade.

As informações passadas ao vivo no Domingão do Faustão, programa de grande audiência e abrangência, sugerindo que portadores da Síndrome de Asperger apresentam perigo à sociedade são injustas, incorretas e caluniosas. 
Por fim, estima-se que, no Brasil, haja cerca de 2 milhões de autistas. Suas famílias lutam incessantemente pela inserção social, inclusão escolar, pela informação e eliminação dos preconceitos que cercam seus entes queridos. Terá sido todo esse trabalho em vão? Serão nossas crianças ainda mais discriminadas pelos colegas nas escolas, agora que suas mães viram a senhora Betty Monteiro desfilar suas inverdades em um programa dominical? Passarão a ser vistos como possíveis psicopatas, cruéis e sem sentimentos? 
O ato bárbaro cometido nos Estados Unidos foi decisão de um indivíduo. Se ela possuía ou não Síndrome de Asperger é tão irrelevante quanto a cor de seus olhos. Mais triste que a tragédia em si é penalizar todos os pertencentes ao espectro do autismo pelos atos de um só.
Por todo o ocorrido, eu, juntamente com todos os pais de autistas do Brasil, exijo uma retratação oficial da Rede Globo de Televisão. 

Atenciosamente,

Andréa Werner Bonoli

18 comentários:

  1. Corretíssima explanação e, com certeza, grande tomada de decisão que, ao meu ver, é um ato de justiça e respeito para com as nossas crianças e pessoas a fins, que foram atingidas com o ato desastroso dessa psicóloga que deveria primeiro estudar e se preparar melhor para exercer a profissão, e não ir para a mídia televisiva falar besteiras que possam distorcer ainda mais, o triste estado de preconceitos em que as nossas crianças autistas já vivem.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a crítica a esteriótipos criados e propagados na tv quanto as características dos autista e portador da síndrome asperger. Trabalhei em escola de educação infantil por um tempo, e tive a oportunidade de lidar diretamente com crianças portadores destas síndromes, devo ressaltar que foram as crianças mais doces que já conheci. A única dificuldade era compreender suas necessidades, pois como a própria Andrea disse, a dificuldade deles não é de sentir suas emoções mas de expressar. E de forma alguma crianças com essas sindromes motivaram alguma situação de risco. É vergonhosa a propagação nacional que esses profissionais fizeram.

    ResponderExcluir
  3. Credo...sou pai de um menino "aspie" e fiquei chocado com essa matéria. Não assisto o Faustão, até porque é o ápice da porcaria televisiva, mas a profissional que falou esse monte de asneiras certamente não sabe nem mesmo o nome da faculdade onde se formou...Lamento por todos os pais pelo ocorrido.
    Dênis Delavi - RS

    ResponderExcluir
  4. Acredito que O Conselho de Psicologia também deveria se manifestar diante deste absurdo!!!

    ResponderExcluir
  5. REPORTAGEM COMPLETA

    http://redeglobo.globo.com/videos/t/auditorio/v/totia-meireles-e-betty-monteiro-participam-do-diva-do-faustao/2297619/

    ResponderExcluir
  6. Como estamos criando nossas crianças hoje? Em frente a uma televisão? Assistindo tudo o que é porcaria que passa. Brincando com jogos de violência em todos os sentidos. Será que um estatuto, vai resolver nossos problemas, ou vai ajudar a criarmos montrinhos, que acham que dar tiro, bater veículos, espancar os outros, isso tudo é normal? Precisamos amar os nossos filhos, obtendo dêles respeito e cordialidade. Criando pessoas equilibradas, com limites, sem necessidade de violências e drogas. Cada um expõe suas idéias.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus....q absurdo!!!!Tanta informação sobre aspergers e autismo, e uma profissional falar uma besteira dessas...q triste!

    ResponderExcluir
  8. Para uma profissional, ela deveria, no mínimo, saber o que está falando.

    ResponderExcluir
  9. Tudo foi dito com propriedade e acima de tudo com a sensibilidade de pais que possuem filhos "aspie". Apoio incondicionalmente todas estas manifestações e na condição de pai de um querido e amado "aspie" me solidarizo com todos os pais que se sentiram ofendidos. Agora quanto a qualidade deste programa da Globo, não posso falar pois a muito tempo deixei de assistir pela sua falta de conteúdo e manipulação de opinião a respeito de varias situações, comportamentos ou atitudes, aja vista o vocabulário de seu apresentador que não evoluiu em nada, a mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  10. Até a Totia confundiu, psicopata com esquisofrenico...Eles misturaram as patologias....que confusão!Que chato!

    ResponderExcluir
  11. Essa profissional deveria ser chamada pelo CRP para se explicar, e o referido Conselho, entrar em contato imediatamente com a produção do programa, pedindo desculpas em público em nome de todos psicólogos. Fica uma pergunta no ar, qual o critério que a referida produção estabelece pra convidar uma profissional? Seria amiga de um artista? faria análise em "globais"?. Eu tenho um filho de 17 anos, que aos 15 ,teve um surto psicótico e de lá pra cá ,descobrimos que ele é bipolar. Hoje faz tratamento com Psicóloga e um Psiquiatra. Leva uma vida normal. Falo isso, pois quando ainda tinha 9 anos de idade, o médico dele (Dr. Wilson Pimenta) excelente pediatra por sinal, nos indicou uma psico ou neuro- pediatra (não me recordo ao certo o título. O consultório dela ficava (não sei se ainda fica) no Centro Clínico Albert Sabin, perto do Liceu. Muito bem, durante à consulta, esta "excelente profissional" irritadíssima com a agitação do meu filho, (ele não parava quieto) afirmou que a criança não tinha nada e sim, falta de educação, falta de limites. Citei este exemplo, pois na época, ao voltar ao pediatra, ele ficou horrorizado com a conduta da "profissional" e hoje, tanto o Psiquiatra quanto a psicóloga afirmam, que naquela época , se nós tivéssemos tido a sorte de sermos atendidos por uma verdadeira profissional competente, com certeza meu filho hoje, não sofresse tanto, e nós pais também. Então,mal comparando , voces já imaginaram o quanto essa (PEPSICÓLOGA) deve estar fazendo com seus pacientes, e agora em rede nacional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não é para te desanimar não, mas para mim há algo muito estranho nessa CRP e até mesmo o CFP. São dois conselhos que precisam passar por uma limpeza, ter menos envolvimento com ideologias nocivas a classe e a profissão em si.

      Excluir
  12. o faustão devia aposentar-se, entregar o horário de seu progama, quem sabe assim a globo levaria ao a coisa melhor, tipo " vendo a grana crescer".

    ResponderExcluir
  13. Sabe que não vejo ,não ouço nem quero conhecer este programa,pois toda vez q tem algo sendo dito é negativo,deveriamos parar de ver um programa que só pensa no ibope,por favor gente será que não dá pra parar de ver este esgoto que corre pela tela da tv.Não ver fará que eles :GLOBO,repensasem em como chamar a audiência

    ResponderExcluir
  14. Estou totalmente indignado com essa pessoa. Ainda mais por ser rotulada como psicóloga, mãe e avó.... Abriu a boca para falar coisas que não deveriam nem ser pensadas.... Totalmente sem preparo. Só quem convive com um Áspie sabe a luta que é fazer ele ser aceito pela sociedade. Lamentável... Rede Globo é um lixo...

    ResponderExcluir
  15. lamantável, o brasil conhece tão pouco sobre o assunto,ai vem uma pessoa que se diz Psicóloga e só fala ..... confunde os assuntos .

    ResponderExcluir
  16. concordo plenamente não devemos julgar sem antes conhecer o que é sindromes de asperger e autismo.

    ResponderExcluir
  17. ja não gostava desse programa agora é que não gosto mesmo, e concordo com todos vocês que infelismente o brasil tenhe muitas pessoas desinformada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião