terça-feira, novembro 13, 2012

REDA E A SOLUÇÃO QUE NÃO VIRÁ

Os relatos de professores da rede municipal de Ensino de Campos são chocantes. Traçam um painel da situação atual das creches, principalmente, depois da decisão que afastou os servidores contratados pelo REDA.

A prefeitura não se manifesta, oficialmente, a Câmara Municipal mantem-se muda e omissa por obra e desgraça da bancada governista. Enquanto isso uma geração que deveria estar em sala de aula aprendendo as primeiras noções da Educação, "aguarda" em casa a solução que não virá.

Leia este comentario:

A reunião de Diretoras de hoje foi para ordenar o afastamento do pessoal de apoio contratados pelo REDA (corre o boato que estes podem ser voluntários nas unidades) e para ordenar o funcionamento das creches até o meio dia, o que não pode, é deixar de funcionar, tem que ser dado um "jeitinho", ou seja, dane-se o bem estar das crianças.

Sinceramente eu gostaria que esse pessoal da SMEC ficasse em sala de aula, sem ASG, encarando os pais e a sujeira nas creches. Estamos entrando nas salas sujas com + de 15 crianças, nem uma vassoura é passada nas salas, que dirá um pano, as teias de aranhas são grossas dignas de um filme de terror, as crianças estão ficando sem banho, banheiros imundos, crianças implorando por água (ficamos gritando da sala pra um que passe faça a caridade de trazer, não tem ninguém pra pegar), saindo de sala para irem ao banheiro sozinhas com 2 e 3 anos, acabaram de deixar a fralda, (criança nessa idade toma até água do vaso sanitário) são bebês ainda. 

Como trabalhar em creches com mais de 60 crianças e uma única auxiliar?
Peço a Deus todos os dias para que nada aconteça, pois quem vai responder somos nós e a diretora da unidade.

Não coloco a culpa na justiça, ela está fazendo o que é certo, a sacanagem foi transferir as auxiliares de creche (JÁ TRABALHAVAM NAS CRECHES A ANOS) de firmas para misturar com os novos contratados pelo REDA, com quase o dobro do salário, mais o seguro desemprego. 
AGORA O QUE FAZER ?

NÃO TEVE CONCURSO PARA AUXILIAR DE CRECHE, SEM ASG UMA UNIDADE NÃO FUNCIONA.
O REDA FOI UMA MANOBRA POLÍTICA ONDE TRABALHADORES DA ATIVA (AUXILIARES DE CRECHE) FORAM COLOCADOS NO MESMO BALAIO DE MAIS DE MIL NOVOS CONTRATADOS NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO PARA ASSEGURAR A REELEIÇÃO DA PREFEITA.

E assim vamos terminar o ano nas creches...

15 comentários:

  1. Sou solidário com aqueles que realmente se interessam pelo bem-estar dos alunos e crianças que dependem da rede pública (municipal) de ensino. Essa prefeitura e essa SMEC são realmente dignas de nosso desprezo. A solução está em procurarmos denunciar. Quem sabe o que acontece nas creches pode gravar, tirar fotos, exibir na mídia, oferecer denúncia ao MP. Todos devemos nos mobilizar, exigir do sindicato uma providência, devemos fazer greve, protestos, enfim. Parados, só reclamando, nada se resolve. Não entendo o medo dos concursados em se manifestar, protestar. Como pode uma cidade bilionária ficar assim? É para isso que querem os royalties? Temos e precisamos nos organizar para fazer um grande e público protesto. Os pais de alunos também devem participar, serem orientados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem esta diariamente em contato com os pais sabe como é, não adianta, poucos são os que realmente importam-se com a qualidade do ensino de seus filhos, muitos não ligam nem para a saúde, temos que suspender da escola e só aceitar de volta com laudo médico.

      Excluir
  2. Fernando Leite,

    O que estamos vendo acontecer na educação em Campos é o resultado da falta de ação e planejamento dos gestores públicos municipais que vem ocorrendo desde 2009. Havia muitas turmas que se tinham aula estas eram semanais. O problema não está nas creches, não está no REDA, em nada disto.

    O problema está na falta de gestão. E, com a proximidade do final de ano, o sufoco é grande para fechar as contas, afinal as crianças precisam "passar de ano".

    Já estão até dizendo que é culpa dos royalties o "caos da educação em Campos hoje".

    Meu Deus, até quando vamos ter que "suportar" isto?

    Gianna Barcelos

    ResponderExcluir
  3. O ponto nodal de tudo que ocorre na Administração Pública se concentra em duas vertentes, onde os respectivos orgãos de fiscalização deveriam, por dever de ofício, atuar, mas entretanto, permanecem inertes perante a realidade que vivenciamos.

    O primeiro lugar, o Orgão Público que é o encarregado, constitucionalmente falando, e que deveria enfrentar todas estas questões, sem sombra de dúvidas, é o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, principalmente como orgão independente que deveria ser,e acima de tudo fiscalizador da Legalidade Pública, uma vez que é munido das ferramentas necessárias para o exercício de tal munus, em especial quando se trata de interesse coletivo e de menor, como é o caso acima apontado.

    Em segundo lugar, também por dever constitucional, Câmara Municipal deveria tomar as medidas necessárias a fim fiscalizar e controlar oa atos de gestão eivaidos de vícios insanáveis de legalidade, moralidade e probidade administrativa. No entneto o que assistimos no decorrer deste 4 anos foi um conjunto de edis, em sua maioria inertes, à exceção de poucos que contestaram, dizendo sempre Amém, Amém e Amém a tudo que é feito pelo executivo Municipal, sem sequer nada indagar ou exigir maiores explicações.
    Pergunta-se então: Poderíamos chegar ao fim deste governo de forma diferente da que aí está??
    RESPONDO: Óbvio que NÃO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As creches e escolas da nossa rica cidade, nunca tiveram tantos voluntários ex-funcionários do REDA, apadrinhados de vereadores.
      Onde nós vamos parar? Passou da hora do MP intervir, é caso de POLÍCIA.

      Excluir
  4. na smfas,fomos orientado a trabalhar por ordem da formiga e ela que manda e desmanda na secr.

    ResponderExcluir
  5. Não existe reprovação em creche, muito menos faltam professores em muitas unidades que estão com problemas para funcionar, o que faltam é pessoal de apoio. ASG's que são afilhados de vereadores que já trabalhavam nas unidades, o números de auxiliares não aumentou com o REDA, apenas "transferidos", e agora na esperança de se manterem no emprego estão prestando serviço "voluntário" nas creches.

    ResponderExcluir
  6. Só me restaria lamentar tudo o que estamos presenciando na gestão desse DESGOVERNO ROSA. Hoje fui à seção da Câmara e o que vi deixa claro porque de tanta subserviência dos vereadores da base de apoio à esse desgoverno. Vereadores sem nenhuma noção do que fazem ali. Vereadores serviçais do DESGOVERNO ROSA, a ponto de dizerem que o REDA foi para legalizar apenas 2.000 pessoas. Ora, se é assim, porque então jogar a culpa do desequilíbrio do governo nas costas da justiça??
    Também hoje foi aprovado o veto da prefeita ao seu aumento de salário de 68%, porque ela queria fazer cena com os funcionários e só aceitaria os mesmos 5,1% que concedeu ao servidor. Pura manobra eleitoreira, porque ela sabia que não cabe veto seu nesse caso. O que ela deveria ter feito se quisesse, era mandar uma mensagem à Câmara estabelecendo o valor de sua remuneração limitada ao antigo valor acrescido de 5,1%. Ela quis se meter na independência dos poderes, sabendo que isso é inconstitucional, e seus vereadores, mesmo alertados pelo presidente da casa, mantiveram o veto do executivo, dando clara demonstração de sua burrice legislativa.
    A bancada subordinada e obediente nunca ai discutir o cerne da questão do REDA com olhos no interesse das pessoas envolvidas.
    Isso é Campos de hoje. Esperamos que não seja no futuro breve. JOSEGERALDO.

    ResponderExcluir
  7. Algum professor disponível pra ser "Amigo da Escola" em uma unidade da PMCG? Basta saber o que é preciso pra prestar esse serviço.

    ResponderExcluir
  8. Já fiz a minha parte. Denunciei ao ministério público. Sugiro que todos façam isto. Não precisa se identificar.
    A minha denúncia foi esta:
    Sou educadora concursada no município de Campos dos Goytacazes, e gostaria de denunciar a falta de responsabilidade da prefeitura deste município e também da secretária de educação para com as milhares de crianças matriculadas na rede de ensino, onde não lhes são garantidos os 200 dias letivos aos quais tem direito.
    Desde 2009, a rede municipal vem sofrendo com a falta de professores. Isso acontece em toda a rede, pois em quatro anos de governo, só foi feito concurso agora em 2012 e ainda não se chamou quase ninguém, fazendo com que milhares de crianças em todo o município fique sem aula, já que a justiça suspendeu as contratações em pleno período eleitoral. A escola em que trabalho fica numa zona muito pobre da cidade, bastante conhecida pelos altos índices de violência e criminalidade. Atualmente a escola suspendeu as aulas por não ter professores. Estou relatando apenas em uma escola. As diretoras que são cargos de confiança, portanto nomeadas simplesmente se calam. Não querem perder o extra em seus salários. Não sei se há justiça neste país. Mas, o que não se pode é perder essas e outras crianças para o mundo do crime, sem lhes oferecer o mínimo. Uma cidade rica como Campos ser última colocada no IDEB no estado do RJ é de se estranhar, visto que os investimentos do governo federal tem sido grandes. Em quatro anos, a maioria das crianças nunca inicia o ano na data certa, pois, há falta de professores.
    Se algo acontecer com essas crianças no horário em que deveriam estar na escola, de quem é a culpa? Como se recupera um ano letivo de uma criança? Se os pais não matriculam na escola há sanções legais contra esses pais e se o poder público lhes nega esse direito?
    Sou mãe. Sei que a maioria dessas mães desconhece seus direitos e por isso não lutam por eles.
    Vamos, entrem no site e denunciem!!
    Não precisa se identificar.
    O link é:
    http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/Internet/Cidadao/Ouvidoria_Geral

    ResponderExcluir
  9. Estou nesta situação, me revolta saber que minhas contas estão no vermelho, sobrou pra mim o bagaço da laranja, sou a menor da questão voces não tem noção como as crianças precisam dos nossos cuidados principalmente na higiene e alimentaçao. continue falando por nós pois não temos voz para a prefeitura não representamos nada.
    assitente de turma E.A.A.V.

    ResponderExcluir
  10. Sou mediadora minha aluna esta em casa desde quando fui afastada.Ela não anda não fala não come sozinha.Precisa de alguém para tudo.Fomos afastados dois meses depois da Justiça ter determinado e agora ngm da uma resposta a gente.Já foi adiada a quinta audiencia e sabemos pq nós ligamos para Secretária.Como a nossa Prefeita e o Sr seu marido vão ao Balanço Geral e outros meios falar sobre os Royaltes e nem tocam no assunto dos pobres coitados que só querem o que trabalharam.porque eles estão atrás de milhões e nós dos nossos salários p comer e não sermos despejados.Porque ela não vai a público nos dá uma fatisfação.Campos esta uma Vergonha tenho vergonha de ser Campista.

    ResponderExcluir
  11. Sou mediadora minha aluna esta em casa desde quando fui afastada.Ela não anda não fala não come sozinha.Precisa de alguém para tudo.Fomos afastados dois meses depois da Justiça ter determinado e agora ngm da uma resposta a gente.Já foi adiada a quinta audiencia e sabemos pq nós ligamos para Secretária.Como a nossa Prefeita e o Sr seu marido vão ao Balanço Geral e outros meios falar sobre os Royaltes e nem tocam no assunto dos pobres coitados que só querem o que trabalharam.porque eles estão atrás de milhões e nós dos nossos salários p comer e não sermos despejados.Porque ela não vai a público nos dá uma fatisfação.Campos esta uma Vergonha tenho vergonha de ser Campista.

    ResponderExcluir
  12. onde esta a prefeita meu deus?????????????
    Pelo que vejo a SMFAS E SMEC é onde a situação esta pior!!
    mas o pior de tudo é a prefeita nao fazer NADA!!!
    Quero ver agora que o deputado esta organizando manifesto pelo royalts,se havera pessoas para encher os onibus fretados.
    Alias vcs devem é tomar logo uma providencia, pq havera é um manifesto na curva da lapa, pelos contratados do REDA.

    ResponderExcluir
  13. Tem muita gente passando dificuldade por causa dessa safadesa, pessoas que trabalhavão de verdade ,cumprindo seus horarios e tarefas de maneira digna estaõ sem receber.Cade a prefeita do povo?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião