quinta-feira, outubro 19, 2017

MORREU HOJE O TROMBONISTA CAMPISTA ROBERTO MARQUES




Acabo de receber esta notícia através do meu amigo, o Maestro Ethmar Filho, e nos envia um pequeno histórico e depoimento sobre  este extraordinário músico brasileiro.

Abraços a todos,
Sávio

 Morreu hoje um campista ilustre, Roberto Marques, uma pessoa que tive a grata satisfação em conhecer pessoalmente esse Mestre do Trombone Roberto Marques, ele foi visitar a extinta Banda do Sesc – Campos dos Goytacazes, onde eu iniciei os estudos de música, e a nossa Banda tocou para ele ouvir e assistir a música Folhas Mortas (Arranjos: Roberto Marques), foi inesquecível aquele momento (postarei logo abaixo a fotografia desse dia). 

Nesta tarde de 18 de outubro de 2017 recebemos a notícia da sua passagem. Roberto Marques foi um trombonista campista reconhecido mundialmente, foi morador da Rua Santo Antonio, no bairro Jardim Carioca em Campos dos Goytacazes, aprendeu música com o Sr Chico Trombone na Banda de Música Sociedade Musica Lira Conspiradora. O Roberto Marques além de ser músico, foi militar músico do Exército Brasileiro. Roberto Marques foi um trombonista muito ativo na TV Tupi, onde começou a sua carreira. Nesta época participou de espetáculos antológicos, como "Tom, Vinicius, Toquinho e Miúcha", no Canecão (RJ), "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, no Teatro Ginástico (RJ), "Chico Total", no Canecão (RJ).
Atuou em palco e em estúdio com grandes artistas brasileiros como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Simone, Alcione, Martinho da Vila, Nelson Gonçalves e Sílvio César. Também atuou ao lado de artistas internacionais, como Julio Iglesias, Lisa Ono, Ofra Rasa, Jahon Gaon e Yoshiro Nakamura.
Em 1982 ganhou o troféu de “Melhor do Ano”, pela Sociedade Brasileira de Jazz, e em 1989, conquiatou o troféu Vítor Assis Brasil, também como Melhor do Ano. Em 1995, apresentou-se no Free Jazz Festival, integrando uma verdadeira seleção brasileira de músicos. No ano seguinte, volta a trabalhar com televisão e participa de várias gravações, como a trilha sonora do filme "Tieta do Agreste", e o CD comemorativo dos 50 anos de Aldir Blanc. Em 1997, com Rodrigo Lessa, Lula Galvão, Xande Figueiredo, Marcos Esguleba, Eduardo Neves e Edson Menezes, formou o grupo Pagode Jazz Sardinha's Club, com o qual lançou um CD homônimo em 1999. Recentemente gravou com o grupo Titãs ("Titãs Acústico"), Moska, Zeca Baleiro, Guinga, Velha Guarda da Portela, Maria Rita, Zeca Pagodinho entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião