quarta-feira, novembro 16, 2016

PMs DO CHOQUE ABANDONAM CERCO À ALERJ E SÃO APLAUDIDOS

GH1:


Vídeo mostra PMs do Choque saindo de cerco à Alerj e sendo aplaudidos

'Não queremos mais participar disso', teriam tido policiais que deixaram ato.
Atitude foi tomada após reação do Choque, que atirou bombas em ato.

Gabriel BarreiraDo G1 Rio
PM deixou cerco a Alerj e foi ovacionado por manifestantes (Foto: Julio Trindade/Arquivo Pessoal)PM deixou cerco a Alerj e foi ovacionado por manifestantes (Foto: Julio Trindade/Arquivo Pessoal)
Um vídeo feito na tarde desta quarta-feira (16) mostra dois policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar deixando o cerco a Alerj durante protesto de servidores contra o pacote de austeridade do Governo. Nas imagens, eles são ovacionados por ativistas que os acompanharam. "Parabéns, guerreiro", diz um. "Boa, Choque", diz outro. O vídeo foi feito por Julio Trindade e publicado em uma rede social.(veja no link ao lado)
De acordo com o autor do vídeo, os militares deixaram o protesto justamente no momento em que os colegas arremessaram bombas contra os manifestantes. É possível ouvir o som de uma delas no início do vídeo.
A manifestação era contrária aos projetos apresentados pelo Governo e havia até doações de alimentos a servidores e pensionistas que passam por dificuldades financeiras em meio ao atraso de salários.
Inicialmente, os ativistas não compreenderam porque os dois policiais iam no sentido contrário ao cerco. Até que, ainda segundo o autor do vídeo, um dos militares teria dito:"Não queremos mais participar disso", em alusão à violência.
A partir daí, eles foram ovacionados. "A população abraçou, começou a aplaudir. Era vaia para o que o Choque estava fazendo [jogando bomba] e aplauso para os dois", diz Trindade.
De acordo com ele, houve truculência dos policiais. Ele estava a alguns metros da confusão, em frente ao Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), ajudando uma senhora com um bebê de colo que passava mal com o spray de pumenta e as bombas.
O autor do vídeo relata ainda que um oficial se aproximou dos dois e também deu parabéns. "Eles não podiam abandonar o posto, então foram caminhado até um local onde estavam estacionados os carros do Choque", conta.
Confusão
Manifestantes derrubaram as grades da Alerj, por volta das 12h05 desta quarta-feira (16), em um protesto no primeiro dia de votação do pacote de medidas para combater a crise do estado. Em resposta, o Batalhão de Choque da Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes.
Houve muita correria, mas um grupo continuou resistindo. Às 13h15, uma nova confusão ocorreu e a polícia chegou a jogar gás de pimenta na direção dos manifestantes. Por volta das 13h30, um grupo tentou invadir o prédio da assembleia chegando a derrubar uma parte da segunda barreira de grades que isolam o prédio do Palácio Tiradentes.

2 comentários:

  1. Acompanhei pla TV a situação dos policiais foi mt complicada. Estavam ali cumprindo ordens de seus superiores, e ao msm tempo q tinham q manter a ordem em frente à ALERJ estavam de acordo c a manifestação, pois se encontram na mesma situação. O q fizeram c a cidade mais linda d mundo? Acabaram c nosso estado... #vergonha #absurdo #culpadCabral #culpadPezao

    ResponderExcluir
  2. Acompanhei pla TV a situação dos policiais foi mt complicada. Estavam ali cumprindo ordens de seus superiores, e ao msm tempo q tinham q manter a ordem em frente à ALERJ estavam de acordo c a manifestação, pois se encontram na mesma situação. O q fizeram c a cidade mais linda d mundo? Acabaram c nosso estado... #vergonha #absurdo #culpadCabral #culpadPezao

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião