terça-feira, junho 07, 2016

QUASE METADE DA RIQUEZA GLOBAL PERTENCE A 1% DA POPULAÇÃO

Não é difícil entender porque há tanta miséria absoluta no Mundo. Tanta fome, tantas doenças, tantas mortes por falta de necessidades básicas. A riqueza e a pobreza são lados de uma mesma moeda. Falta para muitos porque sobra para poucos.

Leia em Veja:

Maior concentração de milionários, como Bill Gates, vive nos USA


Aproximadamente metade da riqueza privada global é compartilhada por 1% da população mundial, os chamados milionários, mostrou relatório anual do gabinete financeiro Boston Consulting Group (BCG). No total, 18,5 milhões de famílias afortunadas detêm 47% da riqueza acumulada no mundo, detalha o relatório publicado nesta terça-feira. Esse porcentual equivale a 78,8 trilhões de dólares, superando o Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Os Estados Unidos abrigam de longe a maior quantidade de lares milionários (8 milhões de famílias), seguidos por China (2 milhões). A extrema concentração de riqueza é particularmente marcante na América do Norte, onde 63% dos 60,4 trilhões de dólares acumulados em fortunas privadas pertence a milionários. Essa proporção, - a maior do mundo - deve chegar a 69% em 2020, segundo o Boston Consulting Group.
De acordo com o relatório, a riqueza acumulada em paraísos fiscais, como centros offshore, que oferecem impostos baixos ou nulos, aumentou 3% em um ano, chegando atualmente a quase 10 trilhões de dólares. A Suíça continua sendo o destino offshore privilegiado das grandes fortunas, seguido por Singapura e Grã-Bretanha.
O relatório projeta que o setor continuará crescendo nos próximos anos, apesar das "medidas regulatórias destinadas a combater a evasão fiscal". As revelações dos "Panama Papers" evidenciaram o uso em grande escala dos paraísos fiscais para escapar do imposto, levando a comunidade internacional a anunciar um novo plano de combate a essas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião