segunda-feira, junho 06, 2016

MORRE EX-GOVERNADOR DE MINAS, HÉLIO GARCIA

Extra:


Morre ex-governador de Minas Gerais, Hélio Garcia

Ele foi prefeito de Belo Horizonte e governador em dois mandatos. Ele foi internado com pneumonia e morreu de insuficiência respiratória aos 85 anos

IG
Belo Horizonte - Aos 85 anos, morreu o ex-governador de Minas Gerais, Hélio Garcia, na manhã desta segunda-feira. Ele teria sido internado em um Hospital da Unimed, em Belo Horizonte, mas a informação ainda não foi confirmada.
O governador Fernando Pimentel lamentou a morte, por meio de nota: "Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-governador Hélio Garcia. Homem público com uma trajetória de inestimáveis serviços prestados ao Estado e ao país, Hélio Garcia era uma das mais importantes referências da política mineira. Minas perde uma liderança que sempre se pautou pela sensatez, serenidade e espírito democrático. Aos familiares, manifesto minha sincera e afetuosa solidariedade neste momento."
Hélio Garcia, ex-governador de Minas Gerais,
Foto: Reprodução / TV Globo
O deputado estadual Iran Barbosa (PMDB) escreveu em sua conta do Twitter: "Que triste saber que acabou de falecer um dos maiores ídolos políticos meus. Vai com Deus Helio Garcia! Fez muito por Minas."
Castellar Neto, presidente da Federação Mineira de Futebol, usou sua conta na mesma rede social para falar: "Maior político mineiro dos últimos anos."
Saulo Carvalho, diretor geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte, também usou a internete: "Foi-se o Dr. Hélio de Carvalho Garcia. Grande homem público. Um dos maiores da sua geração. Minas Gerais de luto. #RIP Hélio Garcia"
Histórico
Hélio de Carvalho Garcia nasceu em Santo Antônio do Amparo (MG) em 16 de março de 1931. Ele se formou em direito pela UFMG em 1957 e, com 32 anos, elegeu-se deputado estadual. Mais tarde, foi deputado estadual (1967-1971), vice-governador na chapa de Tancredo Neves (1983-1988), prefeito de Belo Horizonte (1983-1984) e governador em dois mandatos: de 1984 a 1987 e de 1991 a 1994.
Em 1998, Garcia tentou uma vaga no Senado, mas desistiu no início da campanha e abandonou a carreira política. Além de política, Hélio Garcia era fazendeiro: refugiou-se várias vezes, entre um mandato e outro, em sua propriedade em Santo Antônio do Amparo, a fazenda Santa Clara.
A partir de 2004, Garcia começou a apresentar problemas de saúde, como má circulação que ocasionava dores nas pernas e dificuldades de locomoção, inflamação dos pulmões e lapsos de consciência. Esses e outros problemas se agravaram nos últimos anos. Ele morreu nesta segunda-feira, 6 de junho, no Hospital da Unimed. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião