sexta-feira, outubro 16, 2015

A PRAÇA É PRA TODOS

Ururau:

16/10/2015 16:36:04 - Postado  em 16/10/2015 19:11:17
A+A-

"A praça é do povo como o céu e do condor"

  Daniela Abreu
A praça é o quintal coletivo da sociedade moderna, mas em Campos o abandono e insegurança afastam a população
"A praça é do povo como o céu e do condor", o verso do poeta baiano, Castro Alves, que viveu no século XIX, dá bem a dimensão do que seja a praça no tempo histórico e no cotidiano das civilizações, um espaço democrático de convivência social, muito além de uma área de entretenimento restrito, com bancos de cimento armado e ajardinamento, lugar comum em, Campos.
Nos centros mais desenvolvidos, as praças são espaços urbanos de inclusão social, com equipamentos e brinquedos adaptados para todos, sobretudo, para os 10 por cento da população brasileira, que são portadores de alguma necessidade especial. As praças, de acordo, com o pensamento dominante dos urbanistas, são áreas, por onde as cidades, cada vez mais densamente povoadas, respiram. A praça é o quintal coletivo da sociedade moderna.
Em um dos bairros mais antigos de Campos, o Jóquei Clube, não existe praça para os moradores, no entanto eles utilizam o campo do Campistão, que fica localizado nos cruzamentos das ruas Thieres Cardoso com Major Correia, no Jóquei para praticarem atividades físicas. Lá a criançada anda de bicicleta, solta pipa e pode correr a vontade, mesmo sem brinquedos e pavimentação.
A Praça é uma reivindicação antiga dos moradores. O autônomo Rodrigo dos Santos sempre leva o filho João Pedro, de 3 anos, ao campo para jogar bola, mas ressalta que o local ainda não é o ideal. “A construção de uma praça no Jóquei é uma antiga promessa. Acho que o poder público poderia construir uma praça com quadra, pista de caminhada e playground para as crianças”, disse Rodrigo, que além do campinho, leva o filho nos finais de semana à praça do Parque Imperial. 
Na Praça da República, que fica atrás da Rodoviária Roberto da Silveira, os praticantes de skate fizeram a popular “vaquinha” para continuar a utilizar a pista.  “Além da pista ter ficado cheia de buracos, aqui é escuro e facilita os assaltos”, disse o estudante João Victor.
Já o empresário Fábio Coelho, de 28 anos, acha que o espaço pode ser melhor aproveitado. “Temos um espaço muito grande e pouco aproveitado, estava prevista uma obra de uma nova pista de skate, mas até agora nada foi feito”, reclamou.
Inaugurado em 1988, pelo então prefeito Zezé Barbosa, o parque Alberto Sampaio passou por uma reestruturação em 1997, no segundo mandato do então prefeito Anthony Garotinho. Atualmente o local está abandonado, às escuras e com o lago vazio. A permanência de usuários de drogas no local também é um fator que incomoda e preocupa a população. 
O vendedor Jamil Barbosa, de 42 anos, lamentou o estado que se encontra o parque e lembrou que antigamente o espaço abrigava peças teatrais e shows. “Há alguns anos atrás o parque Alberto Sampaio era frequentado por crianças, adultos e idosos e existia diversas atividades no local, hoje está assim!”, lamentou Jamil.    
A equipe de reportagem do Site Ururau entrou em contato com a Superintendência de Comunicação para saber se há previsão de para construção de uma praça no Jóquei Clube e de reparos e recuperação na Praça da República e no Alberto Sampaio, mas até a publicação desta matéria não obtivemos respostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião