terça-feira, agosto 11, 2015

SOBRE AS PRÉVIAS DO PR

Não nego que pequei. Todos sabem que compus o movimento embrionário do Muda Campos, ao lado de valorosos companheiros, alguns já em outra dimensão.

Não nego que tentei por duas vezes ser candidato a prefeito de Campos. Na primeira vez, ainda no PDT, bati chapa com o todo poderoso Garotinho, que naquela ocasião, optou pela candidatura de Sérgio Mendes. Fui atropelado por uma patrol desgovernada e no dia da escolha, no auditorio do Palacio da Cultura, Garotinho teve um surto de covardia e ficou no carro em frente à Santa Casa, recebendo as informações.

Embora eu tivesse a maioria nas pesquisas de opinião pública e interna, no partido, o Garotinho transformou a convenção num melodrama mexicano e chegou a me dizer que se eu ganhasse a votação, ele lançaria Sérgio por outro partido.

Não havia o que fazer. Dividir naquele momento histórico era uma temeridade. Como Sergio Mendes me representava, retirei minha précandidatura e tentei entrar na campanha de Sérgio.

Não nego que fui ingênuo e a Política não perdoa ingenuidade. A Políticalha premia a esperteza.

Nos comícios do Partido, havia uma facção treinada para ocupar a fila do gargarejo e me vaiar sempre que  eu falasse. As relações foram se esgarçando a tal ponto que a minha campanha para reeleiçao de Deputado virou alvo da fúria cega da seita do líder espiritual dos povos. Era no meu Partido que estavam meus inimigos viscerais, irascíveis, sequiosos por vingança.

Tentei uma outra vez, desta feita contra Arnaldo Viana. O filme foi o mesmo, com roteiro e efeitos especiais iguais. Rompi.

A máquina de guerra eleitoral, portentosa à época, me marcou como traidor. Resisti o quanto pude.

Não nego que acreditei. O Garotinho ligou para o meu programa de Rádio, na Cultura, e, no ar, fez sua mea culpa, ao tempo em que me convidou pra voltar ao PDT. Meus amigos todos estavam lá ainda, o tempo era outro, acredito que as pessossas mudam. Voltei.

Encontrei um ambiente intocado, o culto à persnalidade do Garotinho crescera vertiginosamente. Havia um insuportável cheiro de mofo político. Saí.

Não quero dizer com isso que o Garotinho é o lobo mau e eu sou a chapeuzinho vermelho. Ambos somos lobos, com a diferença que sou vegetariano.

Redijo essas mal traçadas linhas para que os précandidatos do PR tenham a clara certeza, que as prévias são uma falácia, um ardil para movimentar a militância alquebrada. Os senhores se digladiarão, farão um espetáculo autofágico e no fim, a escolha será do chefe. Como sempre.


FernandoLeiteFernandes

2 comentários:

  1. Fernando você está certíssimo na época eu fazia panfletagem na rua e a ordem do líder espiritual era seca sua candidatura a reeleição custasse o que custasse era preferível tirar do que dar para os candidatos da maquina eu estava la

    ResponderExcluir
  2. O TEMPO É O SENHOR DA VERDADE ! QUEM PLANTA ESPINHOS VAI COLHER ESPINHOS E NÃO ROSAS ,ÀS VEZES TARDIAMENTE ,MAS O TEMPO CONTINUA SENDO O DONO DA VERDADE !!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião