domingo, agosto 09, 2015

A EQUAÇÃO DE PUDIM

FOLHA DA MANHÃ -  Blog Opiniões

 Artigo do domingo — A equação de Geraldo Pudim
Pudim doce


Fernando Leite Fernandes, jornalista, radialista, poeta e editor do blog “Fernando Leite & Outros quintais”
Fernando Leite Fernandes, jornalista, radialista, poeta e editor do blog “Fernando Leite & Outros quintais”
Por Fernando Leite Fernandes

Geraldo Pudim é o quadro mais bem preparado para governar esta Capitania de São Tomé, depois da passagem do exército do pequeno Átila, que nem gramínea deixou sobre o chão. Se não é o mais preparado, é um dos raros que ocupa a cena política local. O que há contra Pudim é o estigma por sua longeva lealdade ao líder espiritual dos povos. O que, invariavelmente, deveria ser visto como virtude, diante das atuais circunstâncias, se transformou em pesado fardo político.
Sem querer faltar com respeito ao Garotinho — já disse que um dia a história lhe fará justiça — ele, no tempo presente, encarna a metáfora cruel do lixo atômico, aquele que contamina os que estão à sua volta a anos luz de distância. As consultas dos institutos de pesquisa de opinião não deixam dúvidas. Escolha qualquer um do seu entorno e o resultado será o mesmo. O Garotinho não tem companheiros ou correligionários, têm seguidores. Sua ação ultra personalista e voluntariosa transcende os limites da civilidade dos partidos e beira às raias da cegueira das seitas.
A sucessão municipal que se aviziinha, revela uma reação nunca vista no pacífico e ordeiro povo de Campos. O eleitorado é um nervo exposto. Um expressivo segmento, ouso dizer que amplíssima maioria, não votará por dever ou escolha ou indignação cívica, mas por raiva. Aliás, esta, talvez seja a mais hercúlea realização da administração de plantão: uma monumental catedral de ódio sobre a cidadania.  Convenhamos, a sociedade sempre perde quando elege um gestor ou parlamentar pelo deboche ou pelo ódio. É uma satisfação momentânea, é um sinal, mas não é uma alternativa.
O deputado Geraldo Pudim sabe que há entre ele e o eleitorado uma couraça que precisa ser rompida. E como fazê-lo? É sua equação mais desafiadora. Tem em seu favor um acervo invejável: 30 anos de vida pública e nenhum escândalo de natureza política contabilizado, nenhuma acusação de improbidade administrativa, tem vida modesta, o que na realidade atual é indispensável salvo conduto, uma vez que a mãe das crises política e econômica é a devastadora crise moral.
Para além, do comportamento político, Pudim estudou e aprendeu a lição sobre o município de Campos dos Goytacazes. Sua história rica e soberana, sua geografia singular, sua economia mutante — já estamos na curva descendente da exploração de petróleo na Bacia Campista — seus desafios emergentes, a pressa de uma cidade que se transforma em metrópole e não tem ainda arcabouço para mudança tão radical. Pudim sabe que não é mais posssível repetir o passado, governar empiricamente, sem planejamento e sem aliar nossa mais rica reserva, o saber intelectual, com o poder político democrático e moderno.
Escolher, com raiva, alguém que seja capaz de derrotar o Garotinho, é nada.
Não me move outro sentimento que não seja o de discutir, madura e civilizadamente, o processo eleitoral de 2016. De contribuir para que tenhamos uma indispensável conversa coletiva sobre noso futuro, ao invés de uma briga de rua, tão ao gosto dos agentes mandatários do poder. Os mesmos que minimizam o debate e o engessam numa surrada cantilena de medição de forças entre ricos e pobres. A sociedade, senhora de seu desttino, não pode se apequenar e deixar escapar as grandes causas.
Por fim, imagino que na hora própria, Pudim responderá pelo que se compromete em fazer e não perca tempo com o enjoado bolero da traição do sempre traído, que há de ser a marcha fúnebre deste governo. O novo prefeito de Campos tem que cumprir duas missões basilares: elaborar um plano de emergência para os primeiros 100 dias e providenciar cirúrgica auditoria nas contas públicas.
E se me cabe dar algum conselho ao próximo prefeito, repito o que disse o saudoso Austregésilo de Athaíde, quando lhe perguntaram que primeira medida tomaria se fosse presidente do Brasil: “amarrar a chave do cofre no cós da calça”.

Publicado hoje na Folha da Manhã

10 comentários:

  1. É o que resta? Melhor eleger um poste.

    ResponderExcluir
  2. O discurso politicamente correto mas é impossível acreditar nessas mudanças que propõem o pré candidado , sua vida pautada junto com esse grupo submisso a esse líder em todos os seus devaneios maldades traições com companheiro de primeira hora é complicado convencer a população na mudança de idéias até porque a separação está encima não teve chance para provar que é uma nova pessoa a chave da cidade tem que estar nas mãos de pessoa de alta confiança da população quem vai avalizar este candidato ? porque o P.M.D.B não tem credibilidade muito menos Piciane

    ResponderExcluir
  3. E quem disse que a maioria do povo campista acredita nesse rompimento? Eu e muita gente pensa que isso foi estratégia política, porque sabemos que Garoto está morto politicamente. Pudim provou por vários anos sua lealdade e isso não se apaga com uma conversa nem duas. Até porque o povo não gosta de quem muda de lado facilmente. Eu penso que ele seria igual, pois estudou na cartilha rosa e disse amém para tudo. REPROVADO!!!

    ResponderExcluir
  4. Perdoai Fernando Pai,ele não sabe o que fala.
    Foraaaa Pudim.
    A equação é simples:alguém que prestou desserviço a Campos por mais de 20 anos apoiando um nanico que só visa interesses pessoais ,como de resto todos os seus apoiadores,NÃO pode ser prefeito de Campos.
    Fora Pudim,foraaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Chegou Pudim.
    Saiu Pudim.

    ResponderExcluir
  6. Depois dessa Fernando, me desculpe a franqueza, mas nem em você votaria mais.Emoção é terra que andamos nós mas os outros é que enxergam a paisagem ,e o que vemos é que você tem seu DNA preso a esse grupo que traiu como nenhum outro o município pois veio com discurso de mudança e nunca tivemos tantas e tantas suspeitas( evidentes).Nunca tivemos tanto e tanto dinheiro jogado no LIXO ,para não afirmar outros rumos dados ao dinheiro publico.
    Nunca Campos teve tanta oportunidade de crescer, de fazer de nossa gente ,GENTE, com escolas que ensinassem(e o que temos é um triste ideb, pior do Estado);com saúde preventiva, via PSF(e nem a curativa teve tão triste história como a atual...)que esse governinho psicopata destruiu, como aliás é de sua índole:DESTRUIÇÃO.
    Mais uma vez desculpe Fernando, mas crendo ainda em sua lucidez , apesar do DNA:busque ajuda num divã(aliás, ajuda psicológica, fossemos nós um país de primeiro mundo, seria frequencia de saúde pública).
    obs.1:
    A história vai fazer justica ao garotinho e sua turma sim:colocará essa turminha no limbo, pois o que fizeram não tem perdão,é crime de lesa humanidade. Condenaram mais de uma geração de nossos meninos!
    E outra coisa, embora não possamos afirmar o que desejou dizer com a ¨história vai fazer justiç㨠,mas...não venham com ¨estorieta¨ bufa de o ¨sistema e coisa e tal...¨
    ¨Pixuleco¨( nojo!) mesmo que ( ao menos até então)o sistema que o Moro há de comer o institucionalize, não impede de boas escolas,etc etc
    Esse doce sem graça vai ter o destino que merece toda trupe que teve anos em Campos, que ficou 8 anos no governo do Estado e que nos encheu foi de VERGONHA:
    Roda-pé dos livros escolares.
    obs.:2-Por um Poder judiciário com vergonha na cara onde os Moro da vida passem desapercebido e por falar em judiciário, cadê o MP em Campos,mudou-se?
    Obs.:3 Não é raiva, é EVIDENCIA.

    ResponderExcluir
  7. Fernando, parte deste humilde leitor uma sugestão ao deputado Pudim: que venha a público e escancare da forma mais aberta possível esse rompimento com o sr. garotinho, e ainda o porque disto ter ocorrido, se é que de fato isto ocorreu. Desculpe-me, mas sou um dos milhares que não acreditam. Seria o primeiro passo para tentar convencer as massas de que ele, Pudim, fala sério.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  8. Tudo armação!! O povo não confia mais.Tanto faz ele mudar de partido ou não.Continua com o sósia do presidente da Coréa do Norte.

    ResponderExcluir
  9. Campos tem nomes melhores que esse puxa saco de plantão

    ResponderExcluir
  10. Bingo para todos que comentaram aqui que não acreditam nessa briga,isso só vem provar que Campos acordou,isso é estratégia política, e vamos imaginar que até não fosse,mas a mancha ficou,o doce azedou.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião