terça-feira, setembro 30, 2014

IMAGEM DA SAÚDE PUBLICA DE CAMPOS

(dO FACEBOOK)

Em pleno Sandu de guarús com minha esposa com febre ond existe burocracia para atendimento,onde ñ se encontra remedio lençois cadeiras assim.Pergunto onde está o dinheiro destinado a saúde num deveria ser prioridade?Esse é o retrato da saúde em Campos!


SIPROSEP GANHA NOVO ROUND NA JUSTIÇA

(ascom)

Companheiro Fernando Leite, 
Boa noite.
Primeiramente agradeço a disponibilidade deste espaço democrático de referencia social, que é o seu blog.Por conseguinte gostaria de enviar ao companheiro da decisão da Justiça em segunda instancia - Rio de Janeiro,  em que julgou improcedente o recurso do processo  da doação pela Prefeitura a OAB para instalações fora do objeto inicial de doação pelo grupo Othon que é  para uso de beneficio dos servidores municipais, refere-se ao terreno localizado  em Frente ao CEPOP, que foi doado pelo grupo.

Ao dispor para maiores esclarecimentos,
Atenciosamente,
Fabio Almeida
    Diretor

IBOPE: PEZÃO AMPLIA VANTAGEM

(Página do sitio G1)


Pezão tem 31%, Garotinho, 24%, e Crivella, 16%, aponta Ibope

Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Instituto entrevistou 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro.

Do G1 Rio
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Rio de Janeiro:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 31%
Anthony Garotinho (PR) – 24%
Marcelo Crivella (PRB) - 16%
Lindberg Farias (PT) – 9%
Tarcísio Motta (PSOL) – 1%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB)  - 0%
Brancos e nulos –  12%
Não sabem ou não responderam -  6%
No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 20 e 22 de setembro, Pezão tinha 29 %, Garotinho tinha 26% e Crivella 17 %.

Na pesquisa, encomendada pela TV Globo, o Ibope ouviu 2.002 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada registrada no TRE sob o nº RJ-00048/2014 e no TSE sob o nº BR-00897/2014.
Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Ibope perguntaram ao eleitor em quem votará sem apresentar a ele a relação de candidatos, com resposta espontânea, o resultado foi:
Pezão: 26%
Garotinho: 20%
Crivella: 10%
Lindberg: 7%
Tarcísio: 1%
Branco/nulo: 14%
Não sabe: 21%

No levantamento anterior, os números eram 24% (Pezão), 21% (Garotinho), 11% (Crivella), 6% (Lindberg) e 23% (Não sabe).

Segundo turno
O Ibope fez três simulações de segundo turno. Os resultados são:
- Pezão: 46%
- Garotinho: 31%
- Branco/nulo: 17%
- Não sabe: 6%
- Pezão: 43%
- Crivella: 32%
- Branco/nulo: 17%
- Não sabe: 8%
- Crivella: 37%
- Garotinho: 32%
- Branco/nulo: 23%
- Não sabe: 7%
Rejeição
O Ibope também apontou a rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. O resultado foi: Garotinho (40%), Lindberg (20%), Pezão (16%), Crivella (14%),Ney Nunes (11%), Dayse (10%), Tarcisio (9%); 9% disseram que poderiam votar em todos, e 17% não souberam ou não responderam.
Aprovação do governo
A aprovação do governador Luiz Fernando Pezão é de 30%: a gestão foi considerada ótima por 5% dos entrevistados e boa por outros 25%. Já 38% dos entrevistados consideraram a administração regular, 12% avaliaram o governo como ruim, e 11% como péssimo. Não souberam responder ou não responderam somaram 10%. 
Fonte: G1

BANCO DE LEITE DOS PLANTADORES COMPLETA 10 ANOS

(ASCOM)

O banco de leite humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC), completa nesta terça-feira (30), 10 anos de fundação. A data será lembrada com uma série de palestras  no auditório da unidade hospitalar. O tema será discutido pelo Jonas Borges, da Fundação Osvaldo Cruz ( FIOCRUZ). 

A programação que começa às 14h consta também de depoimentos de mães e doadoras. 
De acordo com a coordenadora do bando de leite Débora Henriques o estoque continua insuficiente  para atender cerca de 30 bebês internados nas Unidades Intermediárias ( UI) e na de Tratamento Intensivo.
 ”  O banco recebe em média dois litros por dia, mais a necessidade são 12, para atender as crianças que estão internadas.O  banco de leite humano do HPC é o único do Norte e Noroeste do estado do Rio.  Oferecemos a doadora toda a orientação para retirada do leite e fazemos o recolhimento, basta que a doadora venha até o hospital fazer o cadastramento", explicou Débora

IMPORTÂNCIA DO LEITE MATERNO
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lipase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leitematerno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros diasde vida.
O leite humano, em virtude das suas propriedades anti-infecciosas, protege as crianças contra infecções desde os primeiros dias de vida. Além de diminuir o número de episódios de diarreia, encurta o período da doença quando ela ocorre e diminui o risco de desidratação.
O leite humano é fonte completa de nutrientes para o lactente amamentado exclusivamente no seio até os seis meses de vida. A composição química doleite materno atende também às condições particulares de digestão e do metabolismo neste período de vida do recém nascido.

MARCADO MUNICIPAL, PATRIMÔNIO AMEAÇADO

(Por e-mail)

A partir desta terça-feira, 30/09, estará montada pela quarta vez a exposição Mercado Municipal: patrimônio histórico ameaçado. Desta vez, o local é o Campus II da Uniflu, sito a Rua Visconde de Alvarenga, 143 - Parque Leopoldina, promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que marca um diferencial desta mostra itinerante por apresentar, também, palestra sobre o tema seguida de debate, no auditório da instituição, a partir das 19:00h, que promete oferecer detalhes certamente desconhecidos sobre o Mercado Municipal de Campos. A temporada no Campus II, se estenderá até 07/10, com entrada gratuita.

Com grande frequência e causando surpresa em quem visita a mostra, esta exposição visa apresentar especialmente a importância histórica do Mercado e o sério risco que corre de desaparecer da paisagem urbana, mesmo a despeito de ter sido tombado pelo COPPAM, em 2013, através da Resolução 005/2013 e existirem projeto desde 2003. Portanto, é importante que o cidadão campista conheça e busque resgatar este equipamento urbano histórico, apelando para a restauração do Mercado Municipal, e revitalização do seu entorno urbano.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

O SOFRIMENTO DE UMA MÃE CORAGEM

(Do mural de Regina Silva, do facebook, nesta cidade que tem o quinto maior orçamento da América do Sul)

Amigos depois de 22 anos de luta por uma melhor qualidade de vida pra minha filha LETICIA LAYLLA DIAS MUNIZ;tenho que sair hj para comprar fraldas de pano e uma calça enxuta para ela, no Fraldario tem uma ORDEM JUDICIAL e um LAUDO ATUALIZADO DESTE ANO;que ela NECESSITA de 240 Fraldas mes,este ano os meses que peguei 60 fraldas foi:21/03;29 /05;24/07;01/09...Infelizmente ela e filha de pobre e por isso passa por essa HUMILHAÇAO;ja nem sei mas que caminho seguir,pois se ate ORDEM JUDICIAL nao Se tem o DEVIDO RESPEITO entao so DEUS e amigos mesmo pra me socorrer:entao te pergunto uma moça de 22 anos que usa de 6 a 7 fraldas dia e recebe 60 que fazer?

segunda-feira, setembro 29, 2014

PREFEITA MANDA RECADO PARA GREVISTAS, DIRETO DO RIO

A prefeita de Campos, agora há pouco, reclamou da greve dos rodoviários, acusou-os de estarem à serviço da desestabilização da candidatura do Garotinho e em benefício de outras candidaturas; disse que vai fiscalizar a decisão judicial que aumentou de 40 para 60 por cento do total da frota em movimento, amanhã e só não mais falou porque a ligação telefônica caiu.
Sua excelência falava do Rio de Janeiro, onde cumpre agenda eleitoral.

PAI, FILHA E QUENTINHAS

Recebi, por e-mail, com fotos, texto e vídeo uma gravíssima denúncia de uso e abuso de poder econômico, utilização indevida do Poder Público Municipal, configurando improbidade administrativa e crime eleitoral de grande monta em favor de duas candidaturas familiares.
Segundo o emitente, a denúncia já foi protocolada na Justiça Eleitoral de Campos, que, segundo ele, não teria aberto procedimento investigativo. Ainda.
Consciente que trata-se de uma acusação consubstanciada e muito grave, tanto aqui, no mural, como no blog, a matéria será publicada com conhecimento dos acusados e suas respectivas defesas.
Aguarde!

CÂMARA LANÇA DVD SOBRE NILO PEÇANHA

Convite da Câmara Municipal de Campos:


SANFRANCISCANO, ESTA TERÇA É DIA DE DOAR SANGUE

(ascom)

Nesta terça-feira (30), das 8h30 às 17h, o ônibus do Hemocentro Regional de Campos estará no município de São Francisco de Itabapoana para receber doadores de sangue. A ação, que é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, acontecerá em frente ao Centro de Fisioterapia, situado na entrada da cidade.
         A diretora técnica do Hemocentro Regional de Campos, Dra. Daniela Tudesco, explicou que há quatro meses, quando a unidade móvel esteve no município, o resultado foi bem positivo, pois 40 bolsas de sangue foram coletadas.
         “Com relação aos 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, o município de São Francisco de Itabapoana está caminhando para ser o que mais tem colaborando para o Hemocentro de Campos. Diante disso, convidamos tanto os que participaram na última vez que estivemos aqui quanto os novos doadores sanfranciscanos para ultrapassar o número de bolsas coletadas na ação anterior”, destacou
         Dra. Daniela chamou a atenção ainda para a ampliação e reforma Hospital Municipal Manoel Carola, que contará com uma agência transfusional, na qual haverá estoque de sangue para o paciente de São Francisco não precisar se deslocar para Campos.
         “Nesse caso, desde agora é importante já se ter um sistema de captação de doadores para estimular e manter esse esquema de doação voluntária e fidelizada, já que o hospital Manoel Carola é o primeiro que atende as emergências e urgências da região”, concluiu.

RANGO NO FERREIRA, FRANGO SEM COR E SABOR

(Joarlene Moura, no facebook)

Den Jud, esse é o nome da firma q serve refeições no HFM. Vejam os senhores, que nos foi servido hj rabada. Sim, rabada pra quem está trabalhando intensamente na metade ainda do plantão. É isso: cheia de gordura e dura. Ah mas existe uma outra opção q é de todos os dias , peito de frango sem cor e sem sabor. A salada é um caso a parte hj por exemplo foi de feijão branco ou manteiga q também estava dura. Pergunta q não quer calar: pra q serve a nutricionista mesmo? E qd passamos mal, nos é negado a merda do atestado. E ainda se paga uma fortuna por isso, pra nos servirem rabada. Deve ser pq é muito baratinho. Por mim botava esse povo estranho pra correr daqui. Fora den jud, até o lanche de vcs é ruim.


ALUNOS DA ALBERTINA VENÂNCIO PROTESTAM

(POR E-MAIL)

Fernando nesse momento a escola municipal Albertina Venâncio, em Travessão, esta (EM EBULIÇÃO). Alunos, funcionários e professores insatisfeitos com a atual direção, que esta na escola politicamente, mesmo diante da nomeação da nova direção pela esmece. A escola, desde que essa direção entrou,  está morta. Nunca mais tivemos festa junina, garoto e garota primavera, desfile organizado. Só o vice esta regularmente presente na escola. E não entndemos porque a atual direção não sai, mesmo com as diversas reclamações de pais, alunos, funcionários e professores. Peco anonimato pela motivos óbvios.

COMANDO DO 8° BPM PROMOVE REUNIÃO HOJE, 29

(ASCOM)

Senhores, bom dia! Hoje haverá um reunião na Sede do Batalhão ás 14:00. O Coronel Ramiro pediu para quem puder, além de enviar equipe, enviar também, um representante de sua empresa. Aguardo vocês.

ATT SD SHAIENE

CÂMARA DE SJB REUNE-SE DIA 1° PARA DEBATER AVANÇO DO MAR NO AÇU

(ASCOM)

A Câmara de São João da Barra vai promover no dia 1º de outubro, às 19h, uma reunião pública para esclarecer questionamentos do vereador Franquis Arêas se as obras do Porto estariam causando a erosão e o avanço do mar na praia do Açu. O pedido foi feito pelo vereador, por meio de requerimento aprovado em plenário no dia 05 de agosto deste ano. No documento, Franquis solicitou informações sobre o assunto à Empresa Prumo Logística Global, atual responsável pelas obras do empreendimento.

Em contato com o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira, o Relações Institucionais da Prumo, Caio Cunha, confirmou presença ao encontro e informou que a empresa vai apresentar ao público, o estudo denominado “Sobre a evolução da linha de costa adjacente aos molhes do Terminal TX2 do Porto do Açu e a necessidade de transposição de sedimentos”.

O estudo – enviado pela empresa à Secretaria da Câmara na última segunda-feira (15) – foi coordenado pelo engenheiro Paulo César Colonna Rosman, que também estará presente ao encontro. Rosman é professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Escola Politécnica da UFRJ e do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ.  

Segundo o vereador Franquis, que mora no Açu, o mar avançou muito e a praia já não tem mais orla, o que anda preocupando os moradores do 5º Distrito. “Não estou afirmando que esse avanço está sendo causado pelo porto, mas precisamos estar atentos e esta reunião será muito importante para tirarmos todas as dúvidas”, destacou Franquis.

AVENIDA ARTHUR BERNARDES, 70 ANOS

O arquiteto urbanista, Renato Cesar, revela, nesse texto didátido, a  perimetral Artur Bernardes que deveria ser e a que a prefeitura construiu.

Leia:

Ao ser inaugurada a terceira etapa, a Avenida Arthur Bernardes atinge a sua plenitude aos 70 anos de idade. Projetada nos anos 1940, pelo Plano Urbanístico de 1944, conceituada como "Avenida-Parque", previa oferecer condição ambiental favorável ao município de Campos, basicamente por dois aspectos principais: ser um arco arborizado em toda sua extensão e retirar o fluxo de veículos das áreas centrais do perímetro urbano, rompendo o conceito radial de circulação, característico do período renascentista, ao mesmo tempo que se consolidava como vetor de desenvolvimento urbano, por ser via rápida e segura. Mas, apesar de ser um dos mais significativos planos urbanísticos desenvolvidos para Campos, o Plano Urbanístico de 1944, promoveu a implantação de importantes corredores viários,  por vários trechos segmentados, tando da própria Avenida Arthur Bernardes, quanto da Avenida Nossa Senhora do Carmo, esta corre o risco de aguardarmos mais 70 anos para ser implantada?, tendo o seu leito invadido em vários trechos. Outras como, Avenida Nossa Senhora de Fátima, Avenida Pero de Góis - que tiveram menos sorte e encontram-se interrompidas. Ainda existem as  Avenida Campista, Avenida Petrópolis, Avenida Teresópolis e Avenida Messias Urbano, estas na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, ou seja, em Guarús, algumas sem cumprir a expectativa e sua função enquanto importantes corredores viários, como caso da Avenida Messias Urbano e da Avenida Campista, que possuem trechos de invasão do seu leito, inclusive o da Av. Messias Urbano, por uma estação de tratamento de esgotos.

Mas, quanto a recém inaugurada plenitude da Avenida Arthur Bernardes, temos algumas observações a fazer, que podem ter passado despercebidas - apesar de ter sido contratada assessoria da TECTRAN, empresa mineira, para mobilidade urbana por mais de R$ 2,7 milhões de reais (Diário Oficial de 29/05/2014), deixando no ar as explicações, de por quê o pior de Minas Gerais vem para cá, primeiro foi o caso da BK (empresa de ônibus), agora a TECTRAN (bem que poderiam conversar com o candidato mineiro a presidente, que diz ser a melhor opção) - mas que são importantes para que o seu uso glorie uma das mais importantes obras viárias de Campos implantadas, até o momento, apesar da espera por 70 anos, perdendo o seu significado de expectativa apenas para o desvio da BR-101. São elas:

1- Supressão do viaduto:

Inicialmente o edital de licitação, previa viaduto no cruzamento da Av. Arthur Bernardes com Av. 28 de Março, porém, sem maiores justificativas, este foi suprimido - a despeito da assessoria da PCE, que somente no último mês, faturou mais de R$ 1,5 milhões de reais - passando este cruzamento ser em nível ordenado por sinal luminoso, contrariando o princípio fundamental de fluxo rápido porém seguro das vias arteriais, conforme características de ambas. Uma razoável alternativa, em substituição ao viaduto, seria a disponibilidade de rotatória;

2- Manobra de retorno:

Há algum tempo, foram abolidas as variantes de retorno ao longo da Av. Arthur Bernardes, como adotadas em outras vias arteriais, como a Av. 28 de Março, Av. Dr. Nilo Peçanha, Av. Dr. Alberto Lamego e Av. Dr. Felipe Uebe, por exemplo, sendo criados corredores indutores de fluxo pesado, intra-bairros, adjacentes, sempre na primeira quadra destes. Ora, se pretenderam dar nova disposição à condição de retorno, que o fizessem dotando esses trechos dos bairros - cujas vias são locais, de menor fluxo, na hierarquia viária - de dispositivos de segurança para os moradores, especialmente crianças e idosos, como os moderadores de tráfego, conhecidos como "traffic calming", além de sinalização vertical e horizontal para os motoristas e moradores ficarem atentos. Outros procedimentos que não se viu, foi o de reforço da infra-estrutura da pavimentação, que sofrerá danos pelo aumento do fluxo de carga e movimento nas vias locais; também, ficou complicado retornar em direção oposta, sendo assemelhado o fluxo da Av. Arthur Bernardes, como está, aos túneis, ou seja, a partir da entrada só há saída na outra extremidade;

3- Sinais luminosos nos entroncamentos com R. Saldanha Marinho e R. Tenente Coronel Cardoso (leste-oeste):

Mais uma vez, há equívoco quanto ao entendimento da natureza das características das vias arteriais com cruzamento em nível, sendo agora pior a adoção do sinal luminoso devido a retenção do fluxo na Av. Arthur Bernardes, em pouco mais de 200m, entre as vias mencionadas que escoam no sentido leste-oeste. Mais uma vez, se não quiseram adotar o viaduto, que fosse pensado a rotatória neste setor, que poderia dar maior mobilidade aos fluxos das diversas vias, em segurança, havendo sobretudo a implícita forma educativa para os motoristas, que aprenderiam a ceder a vez, tendo como prioridade quem está na rotatória, conforme praxe. Os sinais em Campos, possuem funcionamento transtornado, e em vias de menor importância tem proporcionado mais problemas do que soluções.

4- Variante e sinal no entroncamento com a Avenida Alberto Lamego, em frente a UENF:

Aqui, temos o misto de primarismo e irresponsabilidade com o tratamento e a disponibilidade de vias envolvendo corredores viários arteriais. De forma alguma, deveria ter sido disponibilizada variante de acesso direto do Campus da UENF à Av. Arthur Bernardes, cruzando perpendicularmente a rotatória e as duas pistas de rolamento, especialmente deveria ser abolido o sinal luminoso que trava a saída do Campus da UENF, imaginem a situação em casos de escoamento de emergência ? A manobra correta, seria, para quem sair da UENF, ir à direita - como aconteceu até a liberação total da Av. Arthur Bernardes - pela via de aceleração, no sentido do fluxo da pista adjacente até a variante de retorno mais próxima (Cond. Bouganvillé), atingindo a pista no sentido contrário, para daí, se conectar à Av. Arthur Bernardes. É sobretudo questão de segurança e mobilidade;

5- Controle de uso da ciclovia:

Estão, há algum tempo, competindo de forma desigual, pedestres e ciclistas, tendo em muitos casos os primeiros se sentindo "donos do pedaço". Não o são, estão correndo risco de serem atropelados e sofrerem sérios ferimentos, visto as ciclovias, como o nome diz, serem vias exclusivas para bicicletas. Prevalecendo o uso das ciclovias pelos pedestres, os ciclistas, poderão optar por circularem nas pistas de rolamento dos veículos.


6- Marco inaugural:

Diante da importância e significado dessa obra, aí sim, a Prefeitura deveria dar maior simbolismo à obra implantando um marco - que poderia ser em uma das rotatórias (com a Av. 28 de Março ou com R. Tenente Coronel Cardoso x R. Saldanha Marinho, caso existissem) condizente com o acontecimento, e não uma plaquinha "xoxa", que nem a data de inauguração possui e que corre o risco de ser "surrupiada" pelos ventos, ou o nordeste ou os dos fluxos dos veículos.

7- Os alinhamentos do logradouro:

Em algumas oportunidades, já alertamos que há problemas de invasão dos recuo obrigatório frontal dos lotes ao longo de toda a Avenida Arthur Bernardes, soma-se a isso, a desconformidade da largura deste logradouro, ou seja, a largura total da Avenida Arthur Bernardes, não está de acordo com o definido no modelo de via arterial da Lei de Parcelamento e Uso do Solo (7975/2008), nem no trecho novo, havendo variações ao longo do percurso. As calçadas, por exemplo, deveriam ter 6,00m de largura, vide, itens 1 e 2 do Anexo III.

Enfim, a aguardada Avenida Arthur Bernardes, foi entregue à população de Campos depois de 70 anos de idealizada, com conflitos ainda não resolvidos que poderão causar problemas sérios se não forem logo tratados, resolvidos. Este "senhor" de 70 anos de idade, merece mais respeito.

Abç.

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico
professor bolsista UENF

GREVE DOS RODOVIÁRIOS, O TRANSPORTE CLANDESTINO FAZ O SEU PREÇO

Convicta que a greve dos rodoviários de Campos visa desestabilizar(?) a candidatura do Garotinho a governador do Estado do Rio, a prefeita de Campos anunciou, pelos meios de comunicação, através do aparato oficial, que fiscalizará o cumprimento da decisão judicial que obriga os grevistas a manterem 40 por cento da frota em movimento.

Passageiros, no entanto, asseguram  que o transporte clandestino e algumas vans estão fazendo seu próprio preço.

Cá comigo: mande notícias de como você está enfrentando a greve dos rodoviários.


RODOVIÁRIOS DE CAMPOS EM GREVE

(Página do Ururau)

(Fotografia de Carlos Grevi)
Trabalhadores e estudantes de Campos amanheceram com menos ônibus na manhã desta segunda-feira (29/09), em virtude da nova greve dos motoristas e cobradores de ônibus do município. Apenas os funcionários das empresas Brasil e CamposTur, que tiveram propostas satisfatórias das empresas, não aderiram ao movimento.
Por determinação judicial, 40% da frota total do município deve ser mantida em circulação, através de entendimento dos funcionários e empresários.
Os trabalhadores reivindicam plano de saúde, cesta básica, uniforme gratuito, reajuste salarial, além de garantia de que os funcionários não deverão mais arcar com saldo de possíveis assaltos sofridos durante o turno.
Na manhã desta segunda, houve um início de confusão na empresa São João, de acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Roberto Virgílio, os trabalhadores ficaram revoltados por que empresa queria colocar mais ônibus que o determinado nas ruas, mas a situação foi rapidamente resolvida.

Fonte: Ururau

domingo, setembro 28, 2014

A MAIOR SECA DO PARAÍBA DO SUL

Imagem tão bela quanto chocante do rio Paraíba do Sul assoreado,  colhida pelo fotógrafo Welinton Rangel:


VÍDEO FLAGRA CARRO DA GUARDA ESTACIONADO EM PONTO DE ÔNIBUS

No facebook, a Inez Cândido, postou em meu mural e nos de Carlos Cunha e Claudio Andrade, um vídeo de Juarez Azevedo Lima, que revela um carro da Guarda Civil Municipal de Campos estacionado, irregularmente, no ponto de ônibus do Mercado Municipal. A ilegalidade despertou a reação dos presentes, que filmaram a cena.

Houve um princípio de tumulto e troca de acusações. O vídeo têm cerca de 1 mil compartilhamentos e deveria provocar da direção da Guarda uma tomada de posição.

GREVE DOS RODOVIÁRIOS, PARAÍSO DO TRANSPORTE CLANDESTINO

A prefeitura de Campos veicula um institucional nos meios de comunicação,  alertando que na greve dos rodoviários, cuja deflagração está marcada para a zero hora desta segunda feira, 29, 40 por cento da frota deverão operar normalmente e 100 por cento no dia das eleições, domingo que vem, dia 5 de outubro.

Resta saber se a prefeitura vai garantir o mesmo valor da tarifa subsidiada, a 1 real, nas vans, que em greves passadas, cobraram o valor que quiseram.

Sua excelência, a prefeita de Campos, lamentavelmente, envolvida nas tarefas  de cabo eleitoral, minimizou o moviento dos rodoviários. Para ela, tudo visa "desestabilizar a candidatura do Garotinho", que mesmo sem greve alguma, cai pelas abelas.

ÔNIBUS PARAM À MEIA NOITE

Como dizia o lendário líder ferroviário, Batistinha, "hoje, quando os ponteiros do relógio se encontrarem à meia noite, os trens vão parar". Só que, aqui, em Campos, serão os ônibus, conforme anúncio do  Sindicato dos trabalhadores em empresas de transportes de passageiros. A Justiça do Trabalho definiu um percentual de, pelo mens, 40 por cento da frota em movimento. Contudo, a segunda se anuncia de caos.

Imagem para Ilustração

O GLOBO: GAROTINHO VAI INTENSIFICAR ATAQUES A PEZÃO

Na edição de hoje, 28, do jornal O Globo, o candidato ao Governo do Rio, Anthony Garotinho, revela seus planos para a reta final da campanha do primeiro turno. Tecnicamente empatado com o  senador Crivela, em segundo lugar, vai intensificar os ataques ao líder das pesquisas, o governador Pezão, na TV.

Paralelo a isso, vai aumentar o ritmo das caminhadas, na baixada fluminense, onde vai contar com a sua esposa, prefeita de Campos, que, ao que  se saiba, não se licenciou para a jornada eleitoral.

Leia a matéria:

RIO — Para garantir a vaga no segundo turno, o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR), que está tecnicamente empatado em segundo lugar com Marcelo Crivella (PRB), dentro da margem de erro das pesquisas de intenções de voto para o Palácio Guanabara, vai insistir em comparações de seu governo com as administrações de Luiz Fernando Pezão (PMDB) e do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), a serem apresentadas nos programas de TV. Já os ataques do candidato do PR a Pezão, seu principal adversário, terão como mote a extinção pelo estado de programas sociais criados por Garotinho.
— Vamos fazer comparações e mostrar que o governo do PMDB acabou com programas importantes mantidos por Garotinho, como o Jovens Pela Paz, o Cheque Cidadão e o Nova Baixada. Também vamos mostrar propostas que queremos colocar em prática — afirma Fernando Peregrino (PR), um dos coordenadores da campanha do ex-governador.
De acordo com Peregrino, assim como Pezão, Garotinho vai concentrar esforços em caminhadas e carreatas por cidades da Baixada Fluminense, em São Gonçalo, município da Região Metropolitana, e na Zona Oeste do Rio como forma de consolidar sua votação, estancar o crescimento de Pezão e acabar com a ameça de Marcelo Crivella (PRB), que colocou em xeque a vaga de Garotinho no segundo turno.

O deputado manterá sua família no reforço de campanha. A filha e deputada estadual, Clarissa Garotinho (PR), que tenta uma vaga no Congresso, cumprirá agendas que Garotinho não puder comparecer, enquanto sua mulher, a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho, vai intensificar sua presença na Baixada Fluminense, assim como o seu filho Wladimir.

Neste fim de semana, a prefeita já participa de carreatas e caminhadas na capital. Ao longo da campanha do primeiro turno, Rosinha percorreu municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, onde possui reduto eleitoral.


Fonte: O Globo

ANTES QUE AS ABELHAS SEJAM EXTINTAS

Caros amigos,



Abelhas estão sendo dizimadas no mundo todo, pondo em risco nossa produção de alimentos. Cientistas culpam pesticidas tóxicos, banidos na União Europeia depois de uma mega-campanha da Avaaz. Em dois dias, os EUA podem aderir à proibição e inspirar outros governos a fazer o mesmo. Este é o melhor momento parasalvarmos as abelhas da extinção. Assine a petição e encaminhe esse e-mail:

assine a peticao
Silenciosamente, bilhões de abelhas estão sendo dizimadas, pondo em risco nossa produção de alimentos. Abelhas não apenas fazem mel – elas são uma força de trabalho imensa, polinizando 75% das plantas que cultivamos. Mas em dois dias os EUA podem dar um passo em direção à proibição dos pesticidas tóxicos responsáveis pela mortandade.

Nós sabemos que podemos conseguir a proibição  – depois de uma mega-campanha da Avaaz no ano passado, a União Europeia baniu essa mesma categoria de venenos, considerada por diversos cientistas como a responsável pela morte em massa das abelhas. Nesse exato momento fábricas de componentes químicos estão fazendo forte lobby junto às autoridades norte-americanas para impedir uma mudança. Mas informantes da Avaaz dizem que uma pressão pública massiva poderia ser o fiel da balança a nosso favor. Vamos fazer pressão! Um banimento feito pelos EUA pode deflagrar um "efeito dominó" no resto do mundo.
Não temos tempo a perder 
 a força-tarefa que cuida do assunto na Casa Branca apresentará propostas para a regulação na terça-feira. Não estamos falando apenas da sobrevivência das abelhas, estamos falando da nossa própria sobrevivência. Assine a petição imediatamente – vamos fazer um zunido global pedindo que os EUA proíbam esses químicos assassinos, antes que as abelhas sejam extintas:

https://secure.avaaz.org/po/save_the_bees_us_pet_loc/?bgspEdb&v=47042

Abelhas são vitais para a vida na Terra: todos os anos, elas polinizam plantações, um trabalho que, se fosse pago, seria equivalente a cerca de 40 bilhões de dólares. Sem uma iniciativa imediata que assegure que as abelhas continuem a polinização, muitas das nossas frutas, vegetais e castanhas favoritas podem desaparecer das prateleiras dos supermercados e um terço da nossa oferta de alimentos pode sumir.

Nos anos recentes, temos visto um declínio grande no número de abelhas – algumas espécies já foram completamente extintas, e na Califórnia (o maior produtor de alimento dos EUA) apicultores perdem um terço de suas abelhas por ano. Cientistas têm procurado por uma resposta. Enquanto alguns estudos, em sua maior parte financiados pelas companhias químicas, afirmam que a mortandade é provocada por uma combinação de doenças, perda de habitat e químicos tóxicos, pesquisas independentes e reconhecidas concluíram que os pesticidas neonicotinoides são os responsáveis.

Foram essas evidências alarmantes, junto com uma campanha eficaz feita pela Avaaz e seus parceiros, que conseguiram o banimento pela União Europeia. A Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA) deveria por lei regular esses tóxicos, mas – sob a influênca de grande companhias de produtos químicos – há anos tem fugido de suas responsabilidades. Agora a força-tarefa criada pela presidência dos EUA para tratar do assunto pode fazer com que a EPA cancele o registro dos pesticidas, proibindo sua venda nos Estados Unidos. Esta é a nossa chance!

O relatório da força-tarefa deve ser apresentado em dois dias. Mais de 2,5 milhões de nós já apoiamos essa campanha. Vamos construir imediatamente uma petição com 3 milhões de assinaturas para salvar as abelhas, algo sem precedentes, e entregá-la aplicando estratégias de advocacy e trabalhando junto à imprensa para impedir acordos de bastidores que beneficiam apenas as grandes empresas. Assine a petição agora:

https://secure.avaaz.org/po/save_the_bees_us_pet_loc/?bgspEdb&v=47042

Não podemos mais deixar nossa delicada cadeia alimentar nas mãos de empresas de químicos e de "reguladores" que na verdade comem nas mãos dessas mesmas empresas. O banimento desses pesticidas nos deixará mais próximos de um mundo seguro para nós e para as demais espécies que nos são caras e de quem dependemos.

Com esperança,

Terra, Alex, Alice, Ari, Nick, Laila, Marigona, Ricken e o restante da equipe da Avaaz

sábado, setembro 27, 2014

PERDI UM GRANDE AMIGO

Hoje, 27, perdi um grande amigo, um amigo raro, fiel, daqueles difíceis da gente encontrar por aí, um amigo da vida inteira, dos primeiros anos doo PDT, em Campos, Roosevelt, que deixa viuva dona Jacira, sua companheira inseparável, seu coração e seus olhos, uma vez que ele havia perdido a visão para o mal do glaucoma. Deixa um filho amado, Francisco, razão de seus cuidados e de suas preocupações com o futuro.
Roosevelt está sendo velado na Capela da Santa Casa e será sepultado, às 3 desta tarde, no cemitério do Caju.
Não irei. Não gosto de despedidas definitivas.
Prefiro pedir a Deus qe o receba. Ele é um homem de bem e um ótimo papo.
Seu caráter reto, sua amizade incondicional, seu amor fraterno guardo-os comigo. Sentirei muito a sua falta, as ligações telefônicas quase diárias pra me dizer que estava rezando por mim.
Hoje, eu rezo por ti, meu querido amigo.

CCZ SEM MATERIAL PARA AGENTES TRABALHAREM

(Por e-mail)

Os Agentes do CCZ receberam o três meses de salário atrasados que tinham direito, ate ai tudo bem, é o certo.
Porém há um prejuízo financeiro para o Município por uma simples razão: Deve de ter em torno de uns setecentos agentes contratados que passaram pelo tal Processo Seletivo, destes, se têm cem trabalhando é muito, muito mesmo, pois o restante está absolutamente sem fazer coisa alguma, "nadinha da silva". O motivo? Falta de uniforme e equipamentos para trabalhar, ou seja, tiraram quem trabalhava e tinha como continuar e colocaram quem não tem condições de ir a campo porque não há o básico. Estão todos parados nos P.as ( pontos de apoio) Não digo que a prefeitura seja a culpada disso e nem acredito que seja, mas alguém é. Perguntem ao Ministério Público quem é o culpado, pois ele tem que responder, porque ate onde se sabe, o Processo foi uma exigência dele e dinheiro público foi "pro ralo". A verdade é que mais ou menos seiscentas pessoas receberão sem trabalhar, sem fazer absolutamente coisa alguma, não por culpa própria ou do CCZ.  Repito: NÃO TEM UNIFORME, BOLSA E OS EQUIPAMENTOS QUE VÊM DENTRO DELA QUE SÃO NECESSÁRIOS PARA FAZER O TRABALHO,  não têm porque não foram comprados, o porquê? Alguém tem que responder, porque a tendencia é ir ate o fim do ano ou alem nessa vidinha.... Esperando parado o tempo passar par no final do mês ir no cx eletrônico  para receber. Parece ate com o tempo de um velho conhecido prefeito de Campos, onde essa "prática" era comum a "funcionários" de várias repartições. Ministério Público! Cadê você? Se esconde não!

sexta-feira, setembro 26, 2014

DATAFOLHA: PEZÃO DISPARA

(Página do G1)

Pezão tem 31%, Garotinho, 23%, e Crivella, 17%, diz Datafolha

Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Instituto entrevistou 1.405 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro.

Do G1 Rio
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Rio de Janeiro:
Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 31%
Anthony Garotinho (PR) – 23%
Marcelo Crivella (PRB) - 17%
Lindberg Farias (PT) – 12%
Tarcísio Motta (PSOL) – 2%
Dayse Oliveira (PSTU) – 1%
Ney Nunes (PCB)  - 0%
Em brancos/nulo/nenhum –  9%
Não sabe -  5%
No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 8 e 9 de setembro, Garotinho e Pezão estavam empatados
com
25% das intenções de voto. Marcelo Crivella tinha 17%; Lindberg Farias, 12%; Tarcísio, 2%; Dayse Oliveira, 1% e Ney Nunes, 0%. Em branco/nulo/nenhum somaram 10% e não sabe, 5%. O Datafolha ouviu 1.405 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro em 33 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada registrada
no
TRE sob o nº RJ-00046/2014 e
no
TSE sob o nº BR-00787/2014. Pesquisa espontânea
Na parte da pesquisa em que os entrevistadores do Datafolha perguntaram ao eleitor em quem votará sem apresentar a ele a relação de candidatos, com resposta espontânea, o resultado foi:
- Pezão: 24%
- Garotinho: 15%
- Crivella: 9%
- Lindberg: 5%
- Tarcísio: 1%
- Outras respostas: 2%
- Em branco/nulo/nenhum: 9%
- Não sabe: 35%
No levantamento anterior, os números eram 18% (Pezão), 14% (Garotinho), 10% (Crivella), 5% (Lindberg), 1% (Tarcísio Motta), 2% (outras respostas), 11% (em branco/nulo/nenhum) e 39% (não sabe).
Segundo turno
O Datafolha fez três simulações de segundo turno. Os resultados são:
- Pezão: 54%
- Garotinho: 30%
- Branco/nulo/nenhum: 14%
- Não sabe: 2%

- Crivella: 49%
- Garotinho: 30%
- Branco/nulo: 19%
- Não sabe: 2%
Rejeição
O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos, ou seja, em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. O resultado foi: Garotinho (49%), Lindberg (20%), Pezão (16%), Crivella (14%), Ney Nunes (11%), Tarcisio (11%), Dayse (10%); Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum (7%), Rejeito todos/não votaria em nenhum (4%), e não sabe (5%).

SECRETARIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO REUNIDO EM ESCOLA DE TRAVESSÃO

Neste momento, está, em Campos, mais precisamente, no Colégio Estadual Nelson Pereira Rangel, em Travessão, o secretario de Estado de Educação, Wilson Risolia, numa reunião com diretores de escolas da rede estadual.

A Nelson Rebel é uma das escolas que superou a nota prevista na avaliação do IDEB  é dirigida pela professora Zenite Simão.

Mais informações daqui a pouco.

FOGO NO CANAVIAL BLOQUEIA ESTRADA CAMPOS-SÃO FIDÉLIS

O famigerado fogo no canavial inferniza a vida dos motoristas que  têm que cumprir o trajeto Campos-São Fidélis, nesta tarde.  Além do fogo estar próximo da estrada a fumaça obriga o trânsito a ser interrompido por absoluta falta de visão em alguns trechos.

Veja as fotos que recebi de Maria Lúcia Ferrnandes Rocha:


quinta-feira, setembro 25, 2014

ESSE DESGOVERNO TEM DONA: O NOME DELA É ROSINHA

Uma cidade largada pela incúria administrativa, pela visão gestora, unicamente, eleitoreira, ruas sujas e esburacadas, ciclovias avariadas, pontes com guarda corpo rompido, oferecendo risco gratuito à pedestres; sistema fragilizado de saúde pública; educação alienada, com metodologia divorciada da realidade regional; contas financeiras, com atraso médio de 5 meses e tudo isso sob o quinto maior orçamento municipal do país.

Esse desgoverno, esse desmantelo, esse desmazelo tem dona: sua excelência a prefeita de Campos dos Goytacazes.

Veja algumas imagens:

Ponte Barcelos Martins -guarda corpo quebrado
Calçadas arruinadas 
Esgoto in natura jogado no valão Campos/Macaé
Buracos, buracos, buracos na cidade toda
Proteção de ciclitas quebrada  na ciclovia
da avenida Alberto Lamego
Pista avariada na ciclovia Alberto Lamego
Praça depredada no Jardim Flamboyant
Calote em convenios sociais, como da Orquestrando a Vida
Pacientes atendidos em corredores
Pontos de passageiros arrancados e não repostos
Fico por aqui, não por falta de material de arquivo, mas por fadiga física e mental. Dor na coluna vertebral e afronta à minha consciência cívica.