segunda-feira, dezembro 30, 2013

QUANTO VALE UMA VIDA EM CAMPOS?

Não sou nenhum monge franciscano, nem tenho pretensões de buscar identidade com Madre Tereza de Calcutá, mas, confesso, que os dramas humanos me incomodam. 
Ainda agora, enquanto o governo municipal se prepara para a farra, na acepção da palavra, da passagem de ano, no Cabo de São Tomé, uma paciente se equilibra na lâmina da navalha para esperar que seu sofrimento tenha a solução médica já diagnosticada.
Ela espera desde setembro.
Hoje falei, pelo telefone, com a irmã de Adriana e ela disse que NINGUÉM do governo fez qualquer contato com a família.
Leia a carta dela. E que alguém do entorno da prefeita, com um mínimo de sensatez, faça com que o relato chegue às suas mãos:


Quantitativamente o custo da festa passa, com sobra, da casa dos milhões. A cirurgia que pode salvar Adriana vale 13 mil reais. Eu sei que são verbas rubricadas, mas os números do orçamento municipal, 2,5 bilhões de reais, não deixam dúvidas que há dinheiro para a operação, mas falta vontade política? Falta mais: sensibilidade!

SCHUMACHER LUTA PELA VIDA

Coletiva dos médicos que atenderam  Schumacher. Estado crítico
RIO - O ex-piloto Michael Schumacher continua em estado crítico e “lutando pela vida”, informaram nesta segunda-feira os médicos do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, na França.
Schumacher, de 44 anos, esquiava no resort de Méribel, nos Alpes franceses quando sofreu o acidente às 11h07m (8h07m de Brasília) deste domingo. O piloto bateu com a cabeça em uma pedra e foi levado menos de dez minutos depois para o hospital mais próximo, na cidade de Moûtiers, a 17 quilômetros do resort. Em seguida, o alemão foi transferido para Grenoble, a 107 quilômetros de Moûtiers, após a equipe médica ter concluído que sua lesão era mais grave que o imaginado inicialmente.

Schumacher chegou ao hospital de Grenoble em coma e com “traumatismo craniano grave”. Por causa do seu estado grave, o ex-piloto teve que ser operado imediatamente. Nesta segunda, o hospital informou que o alemão sofreu um “trauma muito sério” na cabeça e estava “muito agitado” quando chegou ao hospital.

“Ele teve que ser operado urgentemente para diminuir a pressão na sua cabeça. Infelizmente ele sofreu algumas lesões no cérebro”, diz o comunicado do hospital de Grenoble.


Matéria completa em O Globo.

MORRE DONA LAURA, PROFESSORA APOSENTADA DO LICEU

(Por e-mail)

O ano de 2013 se despede, mas ainda encontra tempo de levar pessoas queridas. É o caso da professora, dona Laura, do Liceu de Humanidades de Campos, que foi responsável pela formação cidadã de várias gerações de campistas, entre a quais, orgulhosamente, me incluo. 

Recebi a notícia triste de sua morte, pelo seu filho, meu amigo e parceiro de festivais de musica, Felipe Ramos:

Felippe Ramos
FERNANDO, INFELIZMENTE MINHA QUERIDA Dª LAURA NÃO AGUENTOU E PARTIU. O ENTERRO SERA AMANHA AS 17 HORAS NO CEMITÉRIO DO CAJU. ABRAÇO

domingo, dezembro 29, 2013

DENÚNCIA GRAVE À OUVIDORIA DO SUS

Estou começando a me assustar com o rumo que está tomando a Política Pública de Saúde, em Campos. As denúncias se sucedem, todas consubstanciadas, e as autoridades (ir)responsáveis não se movem. Preferem creditar as advertências do caos à relação rasa e reles de Governo e Oposição. Reduzem a gravidade do momento à mais uma pendenga eleitoral. Algo que começou mal, está péssimo, não pode terminar bem.

Uma hora a população violentada não vai esperar por soluções dos órgãos públicos, aos quais cabem as medidas de defesa dos que têm assegurado, na Constituição, direito à Saúde.

(Por e-mail)

+ + + DENÚNCIA À OUVIDORIA DO SUS

PREZADOS SENHORES;
NESTE MÊS DE DEZ/2013, DIVERSOS PACIENTES RENAIS TRANSPLANTADOS NÃO RECEBERAM MEDICAÇÃO CONTRA REJEIÇÃO DO ÓRGÃO RECEBIDO EM TRANSPLANTE (RIM), NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ, COMO É O MEU CASO, SENDO QUE A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO INFORMOU QUE A SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO NÃO MANDOU OS MEDICAMENTOS. ORA, SE NÃO FOI ENVIADO O MEDICAMENTO, CABE AO MUNICÍPIO COMPRÁ-LOS EM CARÁTER IMEDIATO, VISTO QUE A SUA FALTA PODE CAUSAR A REJEIÇÃO DO ÓRGÃO TRANSPLANTADO, CIRURGIA DE RETIRADA DO REFERIDO ÓRGÃO, RETORNO À HEMODIÁLISE, E ATÉ RISCO DE MORTE PARA O PACIENTE. PEÇO PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS.


UBIRAJARA KELLY - 60 CICLOSPORINA DE 100MG/MÊS E 90 AZATIOPRINA DE 50 MG/MÊS


AGUARDO PROVIDÊNCIAS IMEDIATAS.

FONE CEL 22 99840-3788 E FIXO 22 3052-0606

ADRIANA QUER VIVER

O céu deste domingo, 29, é azul claro, uma derivação do azul marinho.
As flores crescem no chão ainda úmido das últimas chuvas.
Crianças correm pela casa e este alarido abre janelas e portas.
Pipas enfeitam o vento nordeste, que traz lembranças do Atlântico. 
O dia é encantado.
Estamos sob o Império do verão tropical.

Mas aqui, na vila formosa, há uma moça que depende da ação institucional da prefeitura de Campos, a Adriana, que tem limitações fisicas e mentais. Precisa ser submetida à uma cirurgia que custa 13 mil reais.

É que minha consciência "se acha". Devo estar chato com essa cobrança, mas, francamente, prefiro a chatice à omissão.

Feliz 2014!

BRACUTAIA MORRE E DEIXA VIVA SUA LENDA

O velho Bracutaia viveu a vida, com simplicidade e bom humor. Reprodução
da fotografia do blog do Paulo Noel
Luiz de Souza Gomes, mais conhecido como Bracutaia, faleceu nesta sexta-feira (27/12), no Hospital Ferreira Machado, em Campos. Bracutaia tinha 90 anos e ficou conhecido no cenário nacional graças ao seu bar na praia de Gargaú, no litoral de São Francisco de Itabapoana (SFI), onde comercializava "especialidades" como cachaças de cobras, escorpiões, marimbondos e raízes diversas. 
Bracutaia se tornou uma lenda viva no litoral sanfranciscano e sempre foi muito procurado por clientes locais e turistas que além de apreciarem suas iguarias, também gostavam de ouvir suas histórias, como a de seu parentesco com o rei do cangaço e também de que virava lobisomem. 
Cá comigo: aposto dinheiro que São Pedro escalou Osório Peixoto para receber Bracutaia.

Matéria completa no Ururau.

A MALA DO ANO

(Do blog do Artur Xexéo, em O Globo)

Não dá para dizer que foi uma vitória acachapante. Não foi mesmo. Mas foi uma eleição da qual não resta a menor dúvida. Desde a primeira prévia, o nome dele estava lá na frente. Os votos pingaram com constância. Não teve pra mais ninguém. A eleição foi aberta, e o seu nome nunca deixou de ser votado. Foi justo. É a voz do povo. E a Mala do Ano é... Roberto Carlos.  

Verdade seja dita: o Rei nunca foi esquecido nas duas décadas que já duram a escolha da personalidade mais mala de cada ano. Ele sempre foi bem votado. Mas nunca teve força ou malice suficiente para chegar em primeiro lugar. Este ano, o Procure Saber ajudou. A guerra contra as biografias não autorizadas teve a sua parte. A entrevista no “Fantástico” em que dizia que era a favor das biografias não autorizadas, mas também era contra, comprovou que não é por acaso que Roberto prefere manter a boca fechada. Mas mala é mala até calado. E em 2013 Roberto Carlos ganhou o título que lhe faltava: é a Mala do Ano. E não se fala mais nisso. 

Como vice-mala, a frasqueira do ano, aparece uma cantora baiana. Cantoras baianas sempre se destacam na nossa eleição. Mas a deste ano quase venceu. Foi por uma cabeça. E, mais uma vez, seu pecado foi a superexposição. Daniela Mercury saiu do armário. Mas precisava ir a todos os programas de televisão mostrar a namorada e dizer o quanto está feliz? Resultado: ficou em segundo lugar. 
Completando o pódio, a pochete do ano é Paula Lavigne. O Procure Saber veio com força este ano. E dividiu os votos. Se a eleição se estendesse por mais algum tempo, talvez Paula escapasse do pódio. Ela chegou lá, sem dúvida, por ter sido a porta-voz do movimento contra as biografias autorizadas. Mas, nos últimos dias, aumentou o número de votos para o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, mais conhecido como Kakay, que substituiu a Lavigne nessa amarga tarefa. Mas não deu tempo nem de ficar entre os dez mais. Deixa pro ano que vem, Kakay. 
 O quarto lugar e a quinta colocação são, respectivamente, do ministro Joaquim Barbosa e do ex-futuro gerente de hotel José Dirceu. O eleitor não perdoou o mensalão. Nem pensou em quem era juiz ou quem era criminoso. A mala do ano não tem ideologia. Joaquim Barbosa é mala! Zé Dirceu também! Separados no tribunal, os dois se igualam em índice de chatice. Vale lembrar que, no ano passado, quando Ricardo Lewandowski ganhou o título, Barbosa ficou em segundo lugar. Ele está merecendo. 
Pastor evangélico e nobre deputado, Marco Feliciano ficou com o sexto lugar. Foi uma mala meteórica. Irritou nossos eleitores quando ganhou a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e, imediatamente, expôs sua posição contra os direitos dos gays. Agora, vem cá, o cara é presidente da Comissão das Minorias e é contra os gays? É mala! O bom é que, tendo assumido a Comissão em março, o deputado encerrou o ano fora da Comissão. Só deu tempo de entrar entre os dez mais malas de 2013. Chupa essa, Feliciano! 

Em sétimo lugar, ficou o político preso José Genuíno. Como se vê, só deu julgamento do mensalão este ano. Em oitavo, Caetano Veloso. Bem, só deu julgamento do mensalão e Procure Saber. Em nono, uma mala-baú, um contêiner, o grupo dos Black Blocs. E, para fechar a tampa, aquele que ficou em décimo lugar, quase escapou da honraria, mas nem por isso deixa de ser mala, o prefeito Eduardo Paes. Há malas que são bonitinhas, mas ordinárias. Há malas que são só ordinárias. Se o Rio já foi esse caos em 2013, imagina na Copa!

Fonte: O Globo.

sábado, dezembro 28, 2013

BURACAÇOS

Da Série: VOU COMPRAR AMORTECEDORES NA NASA!

Vejam os buracos na rua Dr. Alcebiades Pessanha, próximo a UNIMED.
Vereadora M. Da Penha De Oliveira MartinsVereador Gil Vianna,Fernando LeiteCláudio Andrade AndradeRobson MirandaMiguelito MachadoAlexandre Tadeu III e demais amigos jornalistas, políticos e cidadãos campistas...
Campos em matéria de buracos só tá perdendo para a Lua!!!!
Marcelo Bessa Cabral, o buraco da Viveiros de Vasconcelos ainda é o maior, mas estes também merecem ser reconhecidos pela sua capacidade de fornecer clientes para a Cofap, Firestone, Goodyear, etc...

sexta-feira, dezembro 27, 2013

A SAÚDE E SEUS BASTIDORES

Não quero alarmar ninguém, mas não posso conter minha perplexidade com as informações que tenho recebido, por telefone e in box, sobre os bastidores da Saúde, em Campos. Não posso divulga-las ainda. Cada coisa no seu tempo. Primeiro vamos insistir, até que consigamos, a cirurgia da Adriana. Não vou recuar um milímetro.
Mas posso adiantar que é caso pra Polícia.
Nesse "mercado" movido ao tráfico de influência politicapartidária, a vida não vale um vintém.

Valha-nos a Misericórdia de Deus. Amém!

VIGÉSIMA VOLTA CICLÍSTICA DE SFI

(ASCOM)

VAGAS PARA CONCURSO DE SÃO JOÃO DA BARRA

Caros colegas, 
envio abaixo, as vagas do concurso. Era para ter ido junto com o release, mas só agora vi que não foi. Att. Alicinéia


NÍVEL SUPERIOR
Estatístico (01);
Engenheiro de trânsito (01);
Auditor fiscal de vigilância sanitária/Farmácia (01);
 Auditor fiscal de vigilância sanitária/ Medicina ou Enfermagem (01);
Auditor fiscal de vigilância sanitária/ Medicina Veterinária (01);
Auditor fiscal de vigilância sanitária/ Nutrição (01);
Auditor fiscal de vigilância sanitária/ Odontologia (01);
Auditor fiscal do Meio Ambiente/ Biologia (01);
Auditor fiscal do Meio Ambiente/ Engenharia Civil (01);
Auditor fiscal do Meio Ambiente/ Engenharia Agrônoma ou Agronomia (01);
Auditor fiscal do Meio Ambiente/ Química ou Engenharia Química ou Engenharia de Produção (01);
Auditor fiscal do Meio Ambiente/ Engenharia Ambiental ou Engenharia Florestal (01);
Tecnólogo Ambiental (02);
Auditor Fiscal de Obras (06);
Engenheiro Civil (01);
Auditor Fiscal de Tributos/ Direito ou Economia ou Administração ou Ciências Contábeis (12);
Contador (05);

NÍVEL MÉDIO (sem especialidades)
Agente de Tributos ( 06);
Agente de Fiscalização de Transporte Público (06)
Agente de Fiscalização de Trânsito (18)
Agente de Fiscalização em Saúde (06);
Agente de Fiscalização de Postura (06);
Guarda Ambiental (06).

"ESTOU MORRENDO, POR FAVOR, SALVE-ME"

Leia este texto dramático e veja como podemos ajudar. Confira:

Cá comigo; ..."Estou morrendo, por favor, salve-me". Não proponho polêmica baldia. Espero que este documento sensibilize nossas autoridades.

SOS

Sobre a paciente que fez um dramático pedido de socorro para conseguir autorização para uma cirurgia, aguardo um contato telefônico da família.

CÂMARA DE SJB APROVA DESCONTO DO IPTU E CONCURSO PÚBLICO

A Câmara Municipal de São João da Barra promoveu na manhã desta sexta-feira, 27, uma sessão extraordinária que foi solicitada pelo Executivo para apreciar cinco projetos de lei. Os mais discutidos pelos edis foram o projeto de lei que cria concurso público para área administrativa e outro que concede desconto no pagamento do IPTU.

Concurso- Serão criadas 86 vagas para compor a estrutura pública, a fim de promover melhor organização e fiscalização no âmbito municipal. O edital do concurso será divulgado no primeiro semestre de 2014. “Este projeto cria a lei que autoriza o concurso público, onde pessoas terão oportunidades de fazer parte da estrutura municipal. Cargos importantes serão criados e acredito que o Executivo esteja se preparando para divulgar o edital”, explicou o presidente da Câmara, Aluizio Siqueira.

IPTU- Visando aumentar a receita para os cofres municipais, no dia 1º de janeiro de 2014, entrará em vigor a lei que concede desconto em juros e multas de 80% no pagamento à vista do IPTU nos débitos tributários inscritos na dívida ativa municipal. A matéria foi aprovada na sessão de hoje. “Esta lei proporcionará recursos no caixa municipal e desafogará o judiciário. Eu e a vereadora Soninha Pereira já havíamos requerido esta matéria este ano”, lembrou Aluizio.

Os demais projetos de lei da pauta dizem respeito da criação do Regime Especial para a contratação de pessoal para cargos temporários no âmbito municipal, firmados em contrato; à Gratificação da Comissão Permanente de Sindicância e o último, da criação de uma lei para a gratificação aos membros da Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari). Os dois últimos tendem a valorizar os esforços exercidos pelos servidores municipais.

(ascom)

PACIENTE, EM CAMPOS, PEDE SOCORRO PRA NÃO MORRER

Só agora há pouco, acessei a Internet e em minha caixa postal, encontrei um pedido de socorro de uma pessoa, com limitações físicas e mentais, no qual ela diz, literalmente, "socorro, estou morrendo".

Ela depende de uma cirurgia que custa 13 mil reais e quando foi se internar para o procedimento médico, foi avisada que o material para sua operação não havia sido comprado pela prefeitura.

Na verdade, seu pedido de socorro está endereçado ao vereador Alexandre Tadeu III e tem um telefone, cujo número está escrito à mão e eu não tive como apaga-lo.

Amanhã, impreterivelmente, vou tratar desse caso aqui e no blog. Aguarde!

INUNDAÇÕES E MORTES EM MG E ESPÍRITO SANTO

BOMBEIROS RETOMAM BUSCA POR DESAPARECIDA APÓS ENCHENTE, EM MG!
Chuvas atingiram a cidade de Visconde do Rio Branco.
500 pessoas ficaram desalojadas, segundo a Prefeitura.

Bombeiros de Ubá retomaram na manhã desta sexta-feira as buscas pela mulher de 62 anos que desapareceu após chuvas que atingiram a cidade de
Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, durante a madrugada desta quinta-feira (25). A casa dela foi inundada e desabou depois que o Rio Xopotó transbordou no centro do município.


Fonte: pagina de Cacau Borges, no facebook

quinta-feira, dezembro 26, 2013

CÂMARA DE SJB FAZ SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA SEXTA FEIRA

A Câmara Municipal de São João da Barra promoverá nesta sexta-feira, 27, às 09h30, uma sessão extraordinária solicitada pelo Executivo, tendo como pauta a apreciação dos projetos de lei nº 064, 065, 066, 067 e 068/2013 do Executivo. O primeiro trata da Lei do Concurso Público; já o segundo, Lei do Regime Especial. Os demais avaliam a Lei do Desconto de 80% do IPTU, Lei sobre a Gratificação da Comissão Permanente de Sindicância e a Lei de Gratificação de Junta Administrativa de Recursos de Infrações, respectivamente. 

O projeto sobre o concurso público visa à criação de 86 vagas para diversos cargos na estrutura administrativa da Prefeitura, a fim de promover melhor organização para os cargos que executam a fiscalização no âmbito municipal. O edital do concurso será lançado no primeiro semestre de 2014. Já o segundo dispõe sobre a Lei do Regime Especial para a contratação de pessoal para cargos temporários no âmbito municipal, firmados em contrato.
IPTU - Com o objetivo de elevar a receita para os cofres públicos do município, os vereadores vão apreciar o projeto de lei que propõe o desconto nos juros e multas para pagamento à vista dos débitos tributários inscritos na dívida ativa municipal. 


Os demais projetos da pauta dizem respeito à Gratificação da Comissão Permanente de Sindicância (067/2013) e o último, da criação de uma lei para a gratificação aos membros da Junta Administrativa de Recursos e Infrações - Jari (068/2013). Ambos visam valorizar os esforços exercidos pelos servidores municipais.

(ASCOM)

TROCA DE COMANDO NO 8° BPM

(Por e-mail)

O Comandante do 6º Comando de Policiamento de Área,  Cel  PM  Maurício
Salles Rodrigues, convida-vos para a Solenidade de Passagem de Comando
do 8º Batalhão de Polícia Militar –Campos dos Goytacazes, do Ten Cel
PM Jonei Sardenberg Pestana para o Ten  Cel  PM Antonio Carlos Sabino.

 Data: 27 de Dezembro de 2013;
Horas: 11 horas;
Local:  Salão Nobre do 8º BPM
Rua Ten Cel Cardoso nº 200 – Centro – Campos  dos Goytacazes -RJ
 
                   Trajes: com Quepe

    Civis: Esporte Fino 

CHEGOU, AFINAL, O LEITE NEOCATE?

Segundo fonte confiável do governo municipal, que reproduziu informação oficial do secretário de Saúde e Viceprefeito, Chicão, o estoque de leite Neocate já foi renovado, desde a última terça feira, 24.

Falta ainda muita coisa, inclusive, o caso do transplantado renal, Ubirajara Kelly. Ainda hoje, volto ao assunto.

BOAS FESTAS!


quarta-feira, dezembro 25, 2013

NOTICIAS DE KAPI

(Da pagina de Cristina Lima, no facebook)

Notícias de Kapi: estive, hoje, durante a visita, no Setor Laranja do Hospital Ferreira Machado, onde nosso amigo Kapi se encontra internado, desde a noite do último domingo, em consequência de uma crise que o acometeu enquanto se encontrava assistindo a um ballet, no Teatro Municipal Trianon. Ele está perfeitamente lúcido, com boa aparência, sendo mantido no Setor devido a uma hipertensão, que está sendo combatida com medicamentos intravenosos. Alimenta-se normalmente, está sendo hidratado e urina sem auxílio de sonda.Os médicos investigam, através de exames, o que teria causado o problema. Não se fala em alta.

terça-feira, dezembro 24, 2013

RISCO DE CHEIA NO NORTE E NOROESTE FLUMINENSES

(Do jornal O Globo online)
Presidente Dilma sobrevoou área atingida e ficou impressionada com o que viu

RIO - As cidades de Bom Jesus de Itabapoana, Muriaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Macaé, nas regiões Norte e Noroeste do estado, estão em alerta máximo, devido ao risco de transbordamento dos rios. Para esta terça-feira, véspera de Natal, a previsão do tempo é de mais chuva para essas duas regiões, além da Região Serrana.

Em Laje do Muriaé, 27 famílias que viviam na comunidade ribeirinha foram retiradas de suas casas porque o Rio Muriaé transbordou na tarde desta segunda-feira e ainda está acima do limite. Três casas desabaram nos bairros Chácara do Cruzeiro e Boa Vista.

Em Bom Jesus do Itabapoana, 11 famílias estão em abrigos da prefeitura e outras 20 estão desalojadas. Sete casas foram interditadas pela defesa Civil, quatro delas desabaram devido as chuvas e três serão demolidas já que não há mais condições de moradias. O Rio Itabapoana transbordou na madrugada desta terça-feira e também ainda está acima do normal.

O Rio Pomba, em Santo Antônio de Pádua, entrou em estágio de alerta - o terceiro na escala de riscos de transbordamento - por volta das 13h desta segunda-feira. Já o Rio Fisher, em Teresópolis, na Região Serrana, entrou em estágio de alerta máximo por volta das 14h de segunda-feira. Os demais rios que cortam o Norte-Noroeste Fluminense, a Baixada Fluminense e a Região Serrana estão em estágio de atenção, o segundo na escala.

Na segunda, a chuva voltou a cais com força em algumas cidades do estado, após alguns dias de trégua, de acordo com o Climatempo. O instituto de meteorologia informou, ainda, que as áreas de instabilidade sobre o Rio de Janeiro não vão se dissipar por enquanto. A previsão é de mais chuva no decorrer da semana. Grandes volumes de água são esperados, e, como os rios já estão altos e os solos estão encharcados, o risco de enchente e deslizamento é alto.


Matéria completa em O Globo.

QUAL É O SEU NATAL?

São muitos os Natais.
Tem o fashion, que cintila nas vitrines do grande comércio, as lojas de departamento, os shoppings, as franquias,
tem o das industrias, das holdings, dos conglomerados que fabricam navios, aviões, iates - aqueles tão sofisticados que já trazem as mulheres de biquinis e os modelos de sunga.
Tem o natal do comércio varejista, dos brinquedos de plástico, dos patrões de bronze, que vigiam o movimento de compras como quem tange o gado no pasto sem cerca - nenhuma rês pode ser perdida.
Tem o das incomensuráveis redes de comunicação, das TVs abertas e fechadas, das Rádios e jornais e Internet, que vendem cotas de patrocínio, que induzem às compras de sabonete, carros com modelos exclusivos e um pacote fechado de alienação da Industria Cultural, usando técnicas subliminares, piegas, que levam o consumidor às lágrimas e ao cheque especial.
Tem o natal dos capitalistas e suas fortunas, os apátridas, que preferem a ceia do restaurante mais vistoso do centro de Nova Yorque.

Tem o natal da grande miséria, reserva de mercado eleitoral.

E há ainda tantos outros natais, todos avessos, ao Natal metafórico de Cristo. Do acolhimento da manjedoura, que reuniu a realeza dos Magos e a pureza, a santa humildade atávica dos animais. O Natal do simbolismo, do jovem casal que, em fuga do Poder romano, refugiou-se numa gruta para dar dimensão humana ao filho de Deus.

O Natal do Deus menino cumpre o roteiro da fuga de José e Maria da perseguição oficial, da ameaça cruel dos Herodes de todos os tempos.

O Santo Natal é o da subversão das convenções e regras do Capital. Da negação da exploração servil, da mais valia, do lucro de qualquer jeito. Do Natal anteparado no maciço inamovível da fé.

Cada um escolhe o seu.

segunda-feira, dezembro 23, 2013

PACIENTES RENAIS SOFREM EM CAMPOS COM FALTA DE MEDICAMENTO

Estou, como em dezembro de 2012, mais uma vez revoltado com a Prefeitura de Campos. O ano passado faltou remédio de paciente renal transplantado e esse ano novamente dezembro negro! Com orçamento de 2 Bilhões e 500 Milhões aprovado para 2014, os transplantados renais, como eu, ficaram sem medicação importantíssima esse mês (dez/2014) contra a rejeição do rim transplantado. São medicamentos imunosupressivos que impedem a rejeição do órgão transplantado que somente 5% dos pacientes renais crônicos no Brasil conseguem receber em transplante, Mas para gastar em shows a PMCG tem dinheiro. Coloca-nos assim em risco de perda do órgão e consequente retorno à hemodiálise e à risco de vida!
Imunosupressivos: Ciclosporina 100mg - 60 comprimidos Azatioprina 50 mg - 90 comprimidos.
Ubirajara Kelly

Cá comigo: esse desabafo pungente precisa de uma resposta da prefeita de Campos.

FELIZ NATAL

Caro amigo, boa tarde.

Que neste fim de ano a sua vida seja repleta de Bençãos Natalinas, com o desejo de que se multipliquem por todo ano de 2014.

Abç.,

Renato César Arêas Siqueira
arquiteto e urbanista
perito técnico

professor bolsista UENF


DFESA CIVIL DE CAMPOS DECRETA ESTADO DE ATENÇÃO

A Defesa Civil de Campos decretou "estado de atenção", que é o segundo na escala de advertência em casos de cheia do Paraíba. Contudo, a cota do rio ainda está bem abaixo da margem de segurança.

Lembro aos internautas, em geral, que a Defesa Civil tem uma página no facebook. Para encontra-la mais rápido, use o google. O telefone é o 199.

KAPI SE RECUPERA, SEM PREVISÃO DE ALTA

Estava, agora há pouco, ao telefone com Cristina Lima, que acompanhou a professora Beth Araujo, na visita a Kapi, no Ferreira Machado. As notícias são alentadoras.

Ele está internado no setor laranja do hospital, que é uma zona intermediária do tratamento intensivo. Está lúcido e conversa normalmente.

O médico nefrologista, Luiz Otávio, que o assiste, neste momento, revelou que Kapi tem uma deficiência renal, que deve ser tratada, o que poderá leva-lo para um leito na UTI. Seria uma medida de precaução. De qualquer forma ele já urina sem o uso da sonda.

Não há previsão de alta, por ora. Cristina e Beth levaram a ele informações sobre nossa torcida por sua completa recuperação.

Viva Kapi!



NOTICIAS DE KAPI

Noticias de Kapi, da página, no facebook, de Luciana Portinho:
Aos amigos de Antonio Roberto Cavalcanti.
Kapi continuará hoje internado na Unidade Intermediária de Tratamento Intensivo do Ferreira Machado. Segundo a médica Laura Terra, passou bem a noite apesar da crise hipertensiva. Foi medicado e apresenta quadro renal alterado, será avaliado por um nefrologista. A princípio, descartado um AVC. É isso.

PREVISÃO DE TRANSBORDO DO RIO MURIAÉ EM ITAPERUNA

Nota – Defesa Civil de Itaperuna | Rio Muriaé

O Departamento de Comunicação de Itaperuna (DECOM), em parceria com o Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), comunica que a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública de Itaperuna, vem por meio desta, informar que o nível do Rio Muriaé, encontra-se neste momento, às 11 horas (23/12), com 3,75m e continuará subindo. O nível do rio deverá chegar à cota de transbordo – 4,20m – ainda hoje. A população deve ficar em estado de alerta.
Moradores de áreas ribeirinhas devem estar atentos quanto aos seus móveis, buscando protegê-los de maneira adequada.
Já as pessoas que residem próximo a encostas devem observar a vegetação no entorno, bem como se há rachaduras em seus respectivos imóveis. Casos essas situações se confirmem, é necessário que os moradores deixem imediatamente as residências e comuniquem o fato à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros.

KAPI INTERNADO NO FERREIRA MACHADO

Kapi deu entrada no Ferreira Machado, recebeu o primeiro tratamento do médico Ricardo e neste momento, está sendo avaliado pela doutora Laura, chefe do Plantão, que pediu uma bateria de exames, entre as quais eletrocardiograma e tomografia. Estas informações colhi com uma plantonista do Pronto Socorro.

Após os exames ele, que se mantém lúcido, foi encaminhado para uma unidade intermediária intensiva.

domingo, dezembro 22, 2013

ITALVA INAUGURA ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE

O Prefeito de Italva Leonardo Guimarães o Vice-Prefeito Glycério Rocha, Secretária de Assistência Social Cristina Rios, Rodolfo representando o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinícius Vasconcelos Ferreira, Deputado Federal Walney Rocha inauguraram na manhã desta Sexta-feira, dia 20 de dezembro a Academia da Terceira Idade, localizada na Praça Faustino Ribeiro no Bairro Morro Grande em Italva - RJ. A implantação da academia é uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado, por meio do programa Terceira Idade Saudável, da Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. O Evento contou ainda com a presença dos Vereadores Ademir Cararine, Joel Enfermeiro, Dinho, Antonio Elias, Herivelton Cordeiro e Zico Melo, Secretário de Cultura Cláudio Moiseis, Secretário de Governo Marquinho Protetico, Chefe de Gabinete Carlinho Carola, Controle Interno Joelson Bertin, Procurador Raul Travassos, Dr. Roninho, Pastor Ronem Amaral, Pastor Geberson e Pastor Pereira, funcionários da Secretaria de Assistência Social, funcionários de outras pastas e a presença em massa da terceira Idade de Italva.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Rios, ressaltou a importância do projeto para os idosos. “Estamos inaugurando um espaço que vai atender a essa gente que fez história e ajudou a construir esse Município. É uma oportunidade que eles estão tendo de viver melhor e se integrar à sociedade”, afirmou a secretária.

O Prefeito Leonardo Guimarães agradeceu o apoio do Governo do Estado e falou sobre as novas propostas para os idosos, fico feliz em participar dessa inauguração e ver a energia desses idosos. A Secretaria de Assistência Social realiza um belo trabalho com idosos. O Governo do Estado tem sido um grande parceiro e muito em breve vamos implantar outros projetos na cidade”, afirmou o prefeito.


(ascom)

PREFEITURA BURLA A LEI PARA PROTEGER SHOPPING BOULEVARD

Alguém poderia me responder???

No último sábado, fui ao shopping boulevard (em Campos dos Goytacazes). Na hora de vir embora me deparo com um funcionário da EMUT proibindo taxistas de pegarem passageiro em frente a entrada do estabelecimento comercial. Fui procurar saber o motivo e o funcionário respondeu: - estou aqui para garantir o direito de concessão da empresa que opera dentro do shopping!
Não só por mim, todos a volta do homem o questionaram o que fazer, uma vez que não tinha taxi no ponto? Ficar mofando a espera de um taxi da empresa credenciada?
Eu, espirito de porco confesso, o perturbei (o que lhe causou visível desconforto) perguntando: - Mas me diga uma coisa, o que você, um servidor municipal, faz dentro do estacionamento de uma empresa privada (shopping) garantindo os "direitos" de uma outra empresa privada (empresa de taxi)? Você tinha que estar lá fora garantindo que os idosos possam ter a gratuidade no transporte público! ...

Então eu pergunto: é isso mesmo? O dinheiro público (que é de todos nós, ou pelo menos deveria ser) está servindo para atender aos interesses de empresas privadas? A custa de quê?
O funcionário disse concordar comigo, mas tinha que seguir as ordens de seu superior...

lamentável!


(Do facebook)

REGRA PARA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO

Com atrevimento, uso a forma do poema de Thiago de Melo, Estatutos do Homem, para instituir 1 artigo e um parágrafo único: 

* Fica permitido passar um pouquinho da conta, na sidra, nestas festas de confraternização, que libera alegria contida, levar uma porção considerável de perdão verdadeiro, levar a humildade à tiracolo para pedir desculpas - não confundir humildade com humilhação.

Parágrafo único: fica, terminantemente, PROIBIDO, levar a hipocrisia e gastá-la em abraços vazios e gelados.

sábado, dezembro 21, 2013

PREFEITURA ANUNCIA NOVO ESTOQUE DE NEOCATE

Em contato pessoal, com uma fonte influente no governo municipal, fiquei sabendo que está confirmada a chegada de novo estoque do leite Neocate, 24, na próxima terça feira. As mães e pais das 170 crianças cadastradas, a partir de então, já poderão buscar suas cotas. Rezar e vigiar.

DENUNCIA CONTRA MONITORAMENTO DE CÂMERAS

(Por e-mail)
 Recebi esse texto, com denúncia contra o controle de câmeras de rua, por parte da prefeitura. Vou preservar a identidade do denunciante e espero que o comando do setor tome as providências necessárias:
  • Fernando, boa tarde! 

  • Sou GCM aqui em nossa cidade, e venho fazer uma denúncia, porém, não gostaria de ser identificado. O monitoramento das câmeras em nossa cidade é um serviço de Segurança Pública e deve ser sigiloso, afinal muitas imagens de crimes e criminosos são feitas. Assim, esse serviço deveria ser feito por agentes de Segurança Pública (aqueles previstos no art. 144 da Constituição), dentre eles os guardas municipais. Acontece que aqui em Campos, os guardas foram retirados do monitoramento (e pasme!) uma firma TERCEIRIZADA foi contratada para fazer esse serviço que deveria ser sigiloso. E pior: o monitoramento só é feito durante o dia, nos dias de expediente (sábados, domingos e feriados, não) e de forma precária, já que não é feito um monitoramento real, pois muitos ficam lendo jornal ou batendo papo. E de madrugada? Estamos entregues à sorte! 4 guardas de plantão ficam se revezando ao telefone (153), enquanto as câmeras ficam fixas (paradas) sem monitorar possíveis flagrantes. Alguns colegas da Guarda já levantaram suspeitas de alguns tercerizados estarem utilizando (moderado) e fazer vigilância patrimonial particular (deixam câmeras voltadas para residências ou comércios, durante a madrugada). 
  • Por favor, a denúncia é grave, por isso não desejo ser identificado. Abraço.

UMA IMAGEM PARA O NATAL

Com essa imagem que grita, desejo-lhe um Natal santo, acolhedor, solidário, fraterno, transcendente e sustentado na Fé.
Deixe os Magazines, o establishiment, comemorar o outro natal, o do consumo, do papai noel da Coca Cola, das grandes cadeias de shoppings. Esse menino que improvisou, com a caneta, a camisa do Ronaldo na pele é o meu Menino Jesus.

(instagram do Marcosmion)


CHICO CONDENA FOFOCA E MEDIOCRIDADE NA IGREJA

VATICANO — O Papa Francisco alertou, neste sábado, a administração do Vaticano para os riscos da "mediocridade, fofocas e discussões burocráticas", caso eles se esqueçam de sua vocação à Igreja.

O papa fez as declarações neste sábado em sua mensagem de Natal à Cúria romana, o governo da Igreja, que foi centro de brigas internas e de acusações de corrupção durante o papado do antecessor. Ele pediu que a Cúria seja profissional e humilde. O discurso era muito aguardado desde que Francisco foi eleito em uma mandato que pretende reformar a administração considerada ultrapassada e, muitas vezes, falha.

"Quando falta profissionalismo, inicia-se um movimento em direção à mediocridade", afirmou o Pontífice.


Matéria completa em O Globo.

A QUESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA, EM CAMPOS

O texto é do Wilson Azevedo e veio, pelo facebook. Vale a pena a leitura:

A gestão de segurança pública municipal, independente do governo anterior ou atual sempre se estabeleceu em contrapartidas de verbas federais, e para suas aquisições os municípios deveriam de constituir guardas municipais e ou conselhos voltados à segurança pública.

No governo anterior, a autoridade municipal, por lógica e mais próximas das políticas nacionais de segurança pública deveria de ser o Comandante da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, e não o titular do CIDAC. 

De fato havia um monitoramento, mas não era essa maravilha. Instalaram algumas câmeras, criaram um GGIM com pouca efetividade. 
O monitoramento não era multiorganizacional, ou seja, com a participação de todos os órgãos de defesa social (segurança pública) com sede no município, e sim cabide de emprego para milicos da reserva.

Para se ter uma idéia a Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes (GCMCG) era quase inexistente para aquela “política”. 
A GCMCG tinha uma central de operações independente com apenas rádio de comunicação e telefones. 
As atividades de monitoramento melhoram, mesmo com o sistema deixando a desejar em algumas ocasiões, todavia com o orçamento bilionário da “formosa intrépida amazonas” essas atividades estão longe do razoável.

Com relação aos Guardas Civis Municipais e Auxiliares de Vigilância agentes imprescindíveis a inserção do município campista ao PRONASCI, é fato que realizam rondas ostensivas e comunitárias e prestam serviços para garantia institucional e na prevenção de delitos sem equipamento individual de segurança, inclusive que envolvam atividades de poder de polícia administrativo, entretanto a municipalidade contrata vigilantes armados para fazerem às vezes desses nobres e aguerridos servidores públicos.
Nobres e aguerridos porque nas suas respectivas atribuições têm o dever proteger os bens, serviços e instalações municipais e outras atividades próprias da instituição e da função desprotegidos, na raça e na coragem.

Um abraço.
Wilson Azevedo