domingo, março 31, 2013

FELIZ PÁSCOA

Do Evangelho de Marcos:


"Logo após o nascer do sol no dia seguinte ao sabbath, três mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé, foram ungir o corpo de Jesus imaginando como é que conseguiriam rolar a pesada pedra que fechava o túmulo. Porém, elas a encontraram já rolada e viram um jovem sentado no túmulo que lhes contou que Jesus havia ressuscitado e que elas deveriam contar para Pedro e os apóstolos que ele iria se encontrar com eles na Galileia, "como havia prometido". As mulheres correram e não contaram para ninguém" (Marcos 16). (Tela de Pietro Perugino)

sábado, março 30, 2013

OS DESCENDENTES DE JUDAS


Determinados comportamentos despertam na gente náusea, misturada à uma raiva cívica. Na recente tragédia em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo, com mortos, flagelados, desabrigados e desalojados, anterior à esta penúltima, com o desabastecimento geral, uma parcela do comércio local reajustou o preço da água potável em zil por cento. Os galões, que em média, custavam 5, 6 reais, passaram a custar 15, 20 reais.

Juro por Deus, não sei quem é pior, se a enxurrada que leva tudo de roldão, ou esses mercadores ladrões.

Judas indicando Jesus aos centuriões, com um beijo. Ele deixou descendentes

FOGO NO CANAVIAL

(Por e-mail)

Prezado Fernando Leite, no próximo dia 22 de abril, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal, através do Ministro Luiz Fux, receberá diversas delegações ligadas ao corte e queimada da cana de açúcar queimada. 

Da nossa região, irá os representantes da Coagro. Evidentemente, que eles não irão até lá para pedir o fim das queimadas. É que numa cidade do interior de São Paulo, os vereadores de lá, proibiram tal crime ambiental, criando uma lei proibindo tal prática. Por aqui, sob a alegação de que com o fim das queimadas  haverá muito desemprego, que a máquina cortadeira é muito cara etc o grupo certamente pedirá pela sua continuação. Eu cito este fato em seu blog, pois, vivemos numa cidade rica, e a Prefeitura através do Fundecam, poderia perfeitamente solucionar este problema, ou não? Existe algum impedimento legal? A rigor, o maior patrimônio que um ser humano pode ter, não é o seu trabalho e sim a sua saúde. 

Veja bem, eu falo só dos trabalhadores, dos cortadores de cana queimada.  Mas, e o resto da população? como ficam as crianças, que sofrem de asma, bronquite e problemas respiratórios? E as pessoas mais velhas, os idosos? Aqui em casa, eu, minha esposa e meus dois filhos sofremos muito, pois temos bronquite e durante este crime ambiental, crime contra a vida do ser humano, sofremos muito. Isso sem falar nos motociclistas, ciclistas, donas de casas, pintores de automóveis, lavanderias, desportistas urbanos e profissionais, enfim, Campos deveria enviar também, um médico especialista em doenças respiratórias. 

A rigor, essa fuligem mata aos poucos. Então deixo uma pergunta no ar, quem perde mais, os pobres cortadores de cana queimada(seus empregos) ou a saúde dos mesmos e o resto da população de Campos? Seria necessário  se fazer um levantamento do custo de cada um morador com gasto em farmácias, consultas médicas, exames e também a prefeitura e o Estado com seus gastos hospitalares.

Geraldo Lopes Raphael

Cá comigo: há mais de uma década estudos sérios científicos apontam as regiões Norte e Noroeste fluminenses num estágio avançado de desertificação. As causas são várias, com destaque para assoreamento dos rios e canais e as queimadas dos canaviais.

AS SEQUELAS DE UMA SAÚDE PÚBLICA FRAGIL

Reprodução do texto de Marcia Barcelos, publicado em seu blog, e no espaço do comentário aqui.



Olá Fernando , 

postei em meu blog a situação que vivenciei com meu pai ,na semana passada , apesar de termos plano de saúde , e de eu também ser enfermeira além de jornalista . Para resumir , na sexta dia 22 levei meu pai com febre de 40º C ao Hospital Dr. Beda , ao chegarmos a primeira pergunta foi : qual convênio , a carteirinha do plano e a identidade , depois do que se tratava , fomos então atendidos por uma médica ( que trabalha comigo em outro hospital) e ao relatar que ele estava tilitando de febre , com mal estar e dores no corpo , ela me perguntou o que dei a ele ao que respondi que nada pois pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE, não medicamos sem prescrição médica . A médica que sequer olhou para meu pai ,quanto mais verificar temperatura e pressão arterial , disse que deveria ser dengue , mandou dar dipirona , soro oral e que na segunda feira fosse feito um exame para verificar as taxas do fígado que a dengue pode alterar . Com o passar do dia a febre diminuiu muito pouco e comecei a ligar para médicos conhecidos e pedir outras orientações , todos eles ( 3 profissionais de especialidades distintas ) ficaram perplexos pelo fato de sequer ter sido solicitado um hemograma de urgência . Enfim , a febre cedeu após muita dipirona e no domingo a perna de papai começou a ficar quente, edemaciada e dolorida , suspeitei de erisipela e começou então outra guerra , Fernando. Na segunda ás 07 da manhã papai ligou para o dermatologista que o acompanha há pelo menos 20 anos e marcou uma consulta para o mesmo dia ás 18:00 horas apesar da gravidade do quadro , ocorreu que faltando 10 minutos para a consulta a atendente ligou e desmarcou a mesma , indignada fui ao consultório e pedi ao médico orientação sobre como amenizar a dor e a febre até o dia seguinte ( marcada nova consulta) , e sem ver meu pai ele me mandou internar já que ele tem plano de saúde e depois de amenizada a situação retornar a ele . Te pergunto então :
1- TODOS ESTÃO PREPARADOS PARA DIAGNOSTICAR E TRATAR DENGUE ? NÃO SE PEDE COMO É A NORMATIZAÇÃO NEM UM HEMOGRAMA QUE PODERIA TER MOSTRADO A INFECÇÃO BACTERIANA E NÃO VIRAL E AJUDADO A EVITAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA ERISPELA ?E OLHA QUE O ATENDIMENTO FOI NA EMERGÊNCIA.

2- O MÉDICO PODE MANDAR DESMARCAR A CONSULTA MINUTOS ANTES DA MESMA , MAS QUANDO NÓS POR QUALQUER RAZÃO NÃO PODEMOS COMPARECER A MESMA TEMOS QUE PAGAR POR ELA MESMO SEM TER SIDO REALIZADA ?

Te digo amigo , que como jornalista há 23 anos e como profissional de saúde também há mais de 2 décadas , estou revoltada com tanto despreparo , descaso e negligência por parte dos profissionais médicos ( graças a Deus , ainda existem muito bons e humanos .)

Finalmente após saber que a erisipela poderia ter sido tratada sem dificuldade se o diagnóstico fosse precoce , recebemos a atendimento de uma médica infectologista , mãe de uma amiga de minha filha que abriu um horário extra na agenda para atende meu pai e o acompanha diariamente por telefone várias vezes ao dia quando necessário , e Graças a Deus e a Dra. Claúdia , a perna de meu pai está sendo bem tratada e em fase de cicatrização .

Me perdoe o desabafo , mas existem profissionais e serviços de saúde que nos adoecem mais do que nos curam .

Beijo e boa páscoa . Márcia Barcelos.

sexta-feira, março 29, 2013

PROTESTO

Hoje, 29, provei do veneno que tanto condeno.

De manhã, Cristina e uma amiga levaram Miguel ao PU da Saldanha Marinho porque ele acordou com tosse rouca e desconforto para respirar. Ele já tinha um diagnóstico de bronqueolite. Descobriu-se depois que era laringite.

Chegando ao PU cumpriram as formalidades, tais como preenchimento de ficha e aguardar o chamado. Como demorava muito, Cristina quis saber o motivo da demora. Disseram-lhe que o médico havia saido para acompanhar um doente grave.

Não havia outro que o substituísse.

Cristina, então, protestou, considerando que ali é uma unidade de atendimento de emergência. Foi o suficiente para que prevalecesse o "espírito de corpo".

A partir daí, o atendimento que já era, visivelmente, ruim, ficou muito pior. A má vontade por parte do pessoal do Posto de Urgência era explícita. Quase provocadora. Um evidente descompromisso com a Política Pública de Saúde, que é um "dever de Estado e direito do cidadão".

Depois de vir em casa e voltar, Miguel finalmente foi atendido.

Poderia ter sido tudo mais simples, se houvesse responsabilidade social e amor à profissão.

Fica o meu protesto.


REMO DE CAMPOS REVELA TALENTOS


Remo de Campos continua revelendo talentos.. David Faria de Souza, 17 anos foi revelado na escolinha de remo do Clube de Regatas Campista é destaque na equipe do Botafogo, no Rio de Janeiro. 
 
Depois de integrar durante mais de um ano o grupo da escolinha do Clube, David foi para um intercâmbio no Botafogo durante uma semana e foi selecionado. Neste fim de semana, o remador está na cidade revendo os amigos do Clube Campista e contando as boas notícias. Na primeira etapa do campeonato estadual disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas,na semana passada ele ficou em segundo lugar, na prova 4 com aspirante, representando o Botafogo.
 
O jovem remador conta que começou a remar à convite dos amigos. " Durante um ano fiquei no Campista, onde conquistei bons resultados nas competiçôes que participei. Foram dois primeiros lugares e um segundo lugar nas provas Skiff e Doublé. Agora meu sonho é participar de grandes competições. Sonho com as Olimpíadas . Estudo e treino no Rio e estou lutando por um grande futuro no remo", disse David que acrescentou ainda o quanto o espote abriu as portas para ele. 
 
A escolinha do Clube Campista ue funciona na Avenida XV de Novembro, na sede do Clube foi criada no ano de 2000 e desde então vem atendo cerca 60 adolescentes que gostam da prática esportiva. 

 
                                                                                    ASCOM LIGA NÁUTICA

CONTRA A DENGUE


Boa Tarde

Estamos sofrendo um ataque do Aedes Aegypti (soro tipo 4) pela primeira vez em nossa cidade. Precisamos da sua ajuda para combatê-lo.
Se cada um fizer aquilo que está ao seu alcance todos venceremos juntos. A dengue causa um grande sofrimento e por isso devemos ser solidários uns com os outros para pouparmos cada vez mais os nossos semelhantes dessa terrível contaminação.
Obs.: O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Segue, em anexo, as orientações que você precisa tomar.

Atenciosamente

Suledil Bernardino

SEXTA FEIRA SANTA

Hoje o Mundo Cristão reverencia o máximo sacrifício de Jesus. A grande metáfora da Dor Extrema. Não há, portanto, o que festejar. O que nos cabe é partilhar o martírio.

quinta-feira, março 28, 2013

A GLOBO ACUSA O GOLPE

Sou do tempo em que a TV Globo era o Partido Politico mais poderoso do país, a rede de maior capilaridade, capaz de intervir com violência subliminar nas culturas nativas e criar "padrões de qualidade".

Sou da época em que a menina índia, no Alto Xingu, queria a cor dos cabelos da Xuxa e antes de cantar seu cancioneiro original, repetia o "ilariê", mantra de um programa "cerebral killer."

Hoje assisto a uma réplica torta da cerimônia de entrega do Oscar, "vem ai". Não sou globofóbico. Apenas aprendi a assistir a globo com olhar crítico desde cedo.


O Império já se deu conta que não está mais sozinho.


Melhor assim.

PARQUE SARAIVA SE ARTICULA PARA MANIFESTAÇÃO AGORA

(Do facebook)

Haverá uma manifestação em defesa da dignidade dos moradores do Parque Saraiva em Goitacazes agora.

Não sei quem organiza, apenas fui convidada, bem como todos os outros vizinhos.

A imprensa foi chamada, parece que vem cobrir.

Eu vou fotografar e filmar o que for feito.

Só não sei no que vai dar.

Cadê CamposFernando LeiteGianna BarcelosJane NunesFred MachadoAlexandre TadeuPerfil IIRalph BrazCarlos Faria Café,Cláudio AndradeRafael Diniz, Auxiliadora Freitas.

Cá comigo: não há força política que supere a do povo organizado na rua.

SOLAR E ESTÂNCIA ALAGADOS

(Por e-mail)

Caro Fernando,

gostaria que a prefeitura de Campos se pronunciasse acerca da obra de esgoto licitada e publicada no diário oficial dia 24 de Setembro de 2021,referente ao Solar e a Estância da Penha ,orçada em 24 milhões pela hidrolumem.

Já liguei várias vezes para a secretaria de obras e não obtive nenhuma resposta sobre quando a mesma começará . Mostre para a cidade como estão vivendo os moradores do Solar e da Estância,pois quando há alagamentos na cidade as pessoas reclamam em lugares que possuem esgoto ou galeria  pluviais e; que dizer de nós moradores da Estância e o Solar que temos de conviver com caramujos,sapos muito mosquito ,mato , lama e esgoto a céu aberto e muita água pela rua .inclusive as casas construídas no morar feliz piorou a nossa situação pois o caimento das casas desce para o solar e para a Estância aí vem a defesa civil só para retirar a água com bombas, isso é paliativo pois quando chove a água retorna; eles não vem logo para retirar a água. 

Queremos uma solução definitiva nesta cidade cujo orçamento desse ano corrente é de 2 bilhões e no nosso caso não há nenhum benefício ao bairro .Nem mesmo procurando o ministério público e abrindo o inquérito 318/11 que se refere ao pedido de infra estrutura para o bairro desde 2011 e nada de concreto além de citações foi feito.Estou enviando as fotos do que descrevi acima.

Campos vive um tempo do vale tudo, sobretudo, as transgressões

DESFILE AFRO EM QUILOMBOLA DE BARRINHA


VAI COMEÇAR A FESTA DE SFI


Terá início no próximo sábado, dia 30, a Festa em homenagem ao Padroeiro São Francisco de Paula, em São Francisco de Itabapoana. Entre as atrações estão o cantor Péricles, no domingo (31), e o grupo Anjos de Resgate, na terça-feira (02/04). O grupo de Louvor Frutos do Espírito, no sábado, dia 30, e a dupla Nycolas e Adriano, segunda (01/04), completam a programação musical.
Neste ano os festejos coincidiram com o período pascal. Por esta razão será realizado um Tríduo entre os dias 30 de março a 1º de abril, ou seja, três dias consecutivos de celebração que antecedem o dia do padroeiro. No dia 2 de abril, dia de São Francisco de Paula, a Santa Missa será celebrada pelo bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz com a participação solene dos Arautos do Evangelho. 
Diversas secretarias da prefeitura também estão se mobilizando para a festa. Para os shows nacionais, a secretaria de Turismo irá montar o palco oficial com toda a estrutura necessária no início da Rodovia Afonso Celso, em frente à praça principal. Haverá também um palco menor que ficará ao lado do Centro Catequético da paróquia para outras apresentações.
A Empresa de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (EMTRASFI) vai cuidar dos desvios de trânsito que serão feitos. O efetivo da Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar irão atuar na segurança dos turistas e moradores. A secretaria de Promoção Social irá expor os artesanatos confeccionados pelos artesãos sanfranciscanos.
- Lembrando que a festa acontece em comunhão com o órgão executivo para que alcance o seu objetivo principal que é evangelizar. Pedimos a compreensão de todos, pois estamos nos empenhando para que tudo corra bem, já que festa é voltada para as famílias - ressaltou o pároco Padre Lucas Mendes de Oliveira.

Segue a programação dos festejos:

Dia 30/03 (Sábado)
19h – Santa Missa
21h – Louvor com Frutos do Espírito

Dia 31/03 (Domingo)
10h – Corrida Ciclística
19h – Santa Missa
20h 30min – Leilão
22h – Show com Péricles

Dia 01/04 (Segunda-feira)
19h – Santa Missa
22h – Show regional com Nycolas e Adriano

Dia 02/04 (Terça-feira) Dia do padroeiro São Francisco de Paula
19h – Santa Missa presidida pelo Bispo diocesano Dom Roberto Ferreria Paz e participação dos Arautos do Evangelho.
20h – Procissão
21h – Show com Anjos de Resgate

(ascom)

PORQUE NINGUÉM É DE FERRO

(...) Lindo, tô que nem criança, tô de alma limpa, com você por perto tô mais forte ainda... hoje eu quero luz de sol e mar" (Peninha - cantada por Renata Arruda)

RECLAMAÇÃO CONTRA O FERREIRA MACHADO

(Por e-mail)


Acabei de chegar do hospital Ferreira Machado e nunca fui tão mal atendida pelos funcionários do setor de traumatologia. Primeiro, eu fui ao Samdu da Saldanha Marinho e fui atendida pelo médico Dr. Peterson que me encaminhou para o setor de traumatologia do HFM. Entreguei o encaminhamento a senhora que estava na recepção e ela perguntou o que eu tinha. expliquei que estava com muita dor no peito e falta de ar. ela argumentou: "Isso aqui não é emergência. Eu não sei se a Sra. vai conseguir ser atendida".

 Ela chamou um rapaz super ignorante que disse que a vontade dele era me mandar para sala de cirurgia operar o tórax, pois de madrugada não é hora de procurar atendimento médico. Argumentei que só estava alí, pois a dor era forte demais. Ele falou muito e criticou Dr. Peterson por ter me mandado para o HFM naquele horário.

Com muita dificuldade, consegui bater um raio-X, mas graças a Deus não tem nada quebrado. O médico, Felipe Eulálio Baldi Pessanha, muito educado, me receitou um antiflamatório e perguntou se queria algum remédio para dor e eu disse que não precisava, pois tomei duas injeções no Samdu.

 Somente este médico e o rapaz do raio-X me trataram com educação. As recepcionistas e o rapaz, (....... moderado), não sei o nome de nenhum deles, me trataram muito mal. Teve uma que ainda perguntou. Vc não tinha onde deixar sua filha não? Respondi: “Não, pois moramos sozinhas. Deu vontade de falar. Ela já é uma mocinha e já menstrua, mas disse apenas que eu estava ali, pois trabalho na Câmara e os três médicos vereadores: Abdu Neme, Edson Batista e Dr. Paulo Hirano falam muito bem do HFM”.

 
 Foi a primeira vez que procurei esse hospital e pretendo nunca mais precisar dele, pois a gente já está fragilizada, doente e ainda é mal tratada? O Hospital não funciona 24 horas? Os funcionários podem criticar os médicos  e falarem barbaridade como fizeram comigo? Estou revoltada, indignada e triste, pois tenho certeza de que o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio  e a prefeita Rosinha, não sabem como são tratadas as pessoas que procuram atendimento médico a noite no HFM.

 Muitos pacientes nos corredores e os acompanhantes em um banco sem acostamento. É muito triste. seria bom, Rosinha chegar qualquer dia desse de madrugada no HFM e vai ver como têm funcionários dormindo, pacientes nos corredores a espera de uma vaga em alguma enfermaria, os pobres coitados dos acompanhantes nos bancos. Ela  tinha que mandar  alguém dela no setor de traumatologia e gravasse tudo: imagens e conversas. Me senti humilhada e no final não fiquei quieta não e falei: "A dor não escolhe hora não. Eu não estou aqui porque quero, estou aqui porque preciso e vou comunicar as autoridades competentes o modo como vocês. tratam os pacientes aqui. Eu cheguei no HFM 2 h nesta quinta feira (28-03). É fácil saber as pessoas que estão de plantão.

 
Márcia Lemos (jornalista)

quarta-feira, março 27, 2013

TA MELHOR OU PIOR?

Preciso comprar um trator para conseguir chegar no emprego em sao sebastiao passando por mineiros isso q por campo limpo preciso de uma caterpila kd meus impostos (do facebook)

CAMPOS DEPOIS DAS CHUVAS

critica pontual e divertida da pagina "enquanto isso em Campos" (Fabiola Parente, no facebook)

AERONAVE FAZ POUSO FORÇADO NO MAR


Uma aeronave cargueira da empresa Lider que presta serviço para a Petrobras fez um pouso forçado em alto mar na manhã desta quarta-feira (27/03) próximo a P-07. As primeiras informações foram passadas pelo Sindipetro-NF. Os três tripulantes foram resgatados após acionamento do bote e foram levados para a plataforma.
A aeronave HUW BELL 412 estava flutuando, mas emborcou e chegou a ser anunciado que teria afundado, informação negada pela assessoria da Petrobras, que vai tentar resgatar a aeronave para investigação das causas do acidente.
Em nota publicada às 12h55, no site do Sindipetro/RJ, segundo informação da gerência de SMS da UO-BC, a aeronave cargueiro HUW foi pousada na água pela tripulação após identificarem um defeito e acabou emborcando.
O Sindicato chegou a divulgar informação de trabalhadores que a aeronave teria afundado, mas a Petrobras nega e diz que está preparando embarcações para recolher a aeronave.
Um representante do Sindicato vai participar da comissão de análise do acidente como está garantido no acordo coletivo.

Matéria completa e nota pública da empresa Líder no Ururau.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ACIDENTE NA BACIA DE CAMPOS

Do sitio Ururau:


O Sindipetro-NF recebeu a informação agora pela manhã da queda de uma aeronave cargueira da Lider próxima a P-07. Os três tripulantes já foram resgatados, após acionamento do bote resgate, e estão a salvo na plataforma.
A aeronave HUW BELL 412 estava com os flutuando, mas emborcou e afundou. Segundo informações da Petrobras, a Cia vai tentar resgatar a aeronave para investigação das causas do acidente.
Veja (aqui).

HELICÓPTERO CAI NA BACIA DE CAMPOS

O RJ da Globo Rio acaba de informar um acidente com um helicóptero da companhia Líder, na bacia de Campos, sem vítimas fatais. No momento da queda havia na aeronave apenas a tripulação com três profissionais. O Sindicato da categoria e a Petrobrás ainda não deram maiores informações.

Daqui a pouco mais notícias.

PRIMEIRA CORRIDA DE SÃO FIDÉLIS


Acontece no dia 28 de abril a 1ª Corrida de São Fidélis 5K, dentro da programação esportiva da Festa do Padroeiro.
A largada acontecerá em frente à Igreja Matriz da cidade.
Haverá apenas 100 vagas, que serão gratuitas e com direito a kit corredor, chip, hidratação durante a corrida e toda a infra-estrutura necessária.
O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e as inscrições serão abertas em breve e serão feitas através de um site que será divulgado no site oficial da Prefeitura: www.saofidelis.rj.gov.br.
(ascom)

CONCURSADOS NÃO RECEBEM DA PREFEITURA

(Por e-mail)


Boa noite professor. Gostaria de utilizar este espaço para expor a situação vivida por mim e outros servidores efetivos do municipio.

Tomei posse no dia 18/02/13 e iniciei minhas atividades no dia seguinte. Como ja era de se esperar, fui informado de que nao haveria tempo habil para ser incluido na folha de pagto daquele mes.

Sendo assim, continuei trabalhando, com a certeza de que receberia no final de março, nao so o mes trabalhado, como tbm os dias do mes anterior.

No entanto, para nossa surpresa e indgnação, fomos informados que so receberemos nosso salario no final do mes de abril, ou seja, setenta dias apos inicio das atividades. Isso e um absurdo. sao chefes de familia, alguns que vieram de outras cidades, com compromissos e a prefeitura trata da questao dizendo apenas que é assim mesmo.

Precisamos fazer com que tal atitude seja revista, por isso solicitamos encarecidamente que dê publicidade a este caso. Desde já, obrigado.

terça-feira, março 26, 2013

BOAS NOVAS DA FAMÍLIA DE DORES DE MACABU

(Por e-mail)

Boa notícia de Dores de Macabu. Thaiz Souza, guerreira, cidadã e seus irmãos que estavam sitiados, em casa, longe do tratamento a que estão submetidos, reconquistam o direito de ir e vir. Grande vitória do humanismo. Confira:
Thaiz Souza
Olá! Boa tarde Fernando!
Hoje às 09h da manhã apareceu aqui o encarregado da obra e com ele os camaradas que realizam a obra.
O mesmo, disse que não iriam poder mexer com a obra, pois havia chovida nesta noite.
Falei p/ o encarregado que é um absurdo o que está acontecendo e que eu já havia denunciado, pois eles estavam tirando nosso direito de ir e vir, e isso ñ pode acontecer. Foi exatamente a partir desta conversa que ele deu ordem ao pessoal p/ que a obra voltasse a andar. Neste momento eles se encontram trabalhando sem parar.
Agradeço a você pela força.
Todos nós temos nossos direitos, cabe a nós, lutarmos por ele.
Uma boa tarde à todos!

TREINAMENTO ESTADUAL DE DEFESA CIVIL


Autoridades representantes das defesas civis municipais e estadual e prefeitos da região Norte Fluminense estarão hoje em São Fidélis em uma importante reunião que irá discutir a prevenção de tragédias na região.

A cidade de São Fidélis foi escolhida para sediar o evento este ano e todos os prefeitos da região já confirmaram presença, além de representantes da Defesa Civil como o secretário estadual de Defesa Civil, Cel. Simões, o coordenador do Depto Geral de Defesa Civil, Douglas Paulish, o diretor da Escola de Defesa Civil do Estado, Cel Paulo Renato, entre outras autoridades.

O II Workshop Estadual – Marco de Ação de Hyogo – Planejamento Estratégico para o 1º Semestre/2013 acontece a partir das 14h no Cine Teatro Jayme Coelho e toda a comunidade está convidada a participar dos debates

O Marco de Hyogo foi um acordo feito entre vários países para a diminuição e prevenção das tragédias e todos os anos são discutidas as ações realizadas pelas Prefeituras.

(ascom)

RECLAMAÇÃO CONTRA O FRALDÁRIO DA PREFEITURA

(Depoimento e fotografia do facebook)

DESCASO DA SAÚDE NO FRALDÁRIO DA PREFEITURA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES...
QUEM PRECISA USAR FRALDAS DESCARTÁVEIS " NÃO VOTA MAIS "...
"A PREFEITURA NÃO PRECISA MAIS DE COMPRAR FRALDAS, JÁ ACABOU A ELEIÇÃO" 
QUANDO O SETOR ERA ADMINISTRADO PELA ENFERMEIRA JOANA NICOLAU, ISSO NÃO ACONTECIA, O RESPEITO AOS USUÁRIOS NUNCA FALTOU...

Sabemos que a demanda de fraldas compradas pela prefeitura não atende a demanda dos nossos pacientes acamados que são bem mais de 5.000 (cinco mil) usuários e que dependem das referidas fraldas compradas pela prefeitura de Campos, para terem um mínimo de dignidade. 


Eu e uma Advogada que estava em minha companhia presenciamos:
- Uma filha que cuida de seu pai e de sua mãe acamados, com Alzheimer, que deixou seus genitores na Sexta-feira e veio de Vila Nova para pegar as fraldas, pois, logo acaba, foi humilhada, pois chegou 1 minuto depois do horário, e teve que voltar sem as referidas fraldas. 


- 1/2 hora (meia hora ), antes das 16:00 , já está encerrado a distribuição de senha, para aquisição das fraldas, mesmo para as pessoas que moram em distritos mais distantes como Vila Nova, Farol de são Tomé, Morro do Coco, que não tem prioridade nenhuma, e dependem de horário de ônibus para chegar ou retornar etc...
- Pela mesma forma eu que queria ajudar um senhora de 99 anos, acamada, com Alzheimer, e sua filha também idosa que cuida da mãe e mora no Farol de São Tomé, (Xexé), que quase sempre não consegue as fraldas, por depender de ônibus. Vim no meu carro correndo para ajudá-las e também cheguei fora do horário 1 minuto, "de distribuição" de senha, tentei argumentar com a Enfermeira Alice, que não é a do País das Maravilhas responsável, interina no lugar da Enfermeira Beth Duarte, e do Sr Filadelfo, mostrando às necessidades dos 3 idosos, a distância que moravam e a dependência de ônibus etc...A Enfermeira, entrou após muita insistência minha , foi levar meu apelo em favor dos necessitados, voltou dizendo: "Que cumpria ordem de sua chefia bem como do Secretário de Saúde,essa é a norma," fechou o portão e saiu deseducadamente, antes das 16:00 . Diferentemente do PORTEIRO, que educadamente se desculpou com por não poder fazer nada, pois era um simples porteiro... 


Estou certa de que ele, estaria bem mais qualificado para administrar aquele lugar, pois É PRECISO TER SENSIBILIDADE DE SER HUMANO,PRESTAR SERVIÇOS PARA OS IDOSOS OU USUÁRIO DE FRALDAS, POIS "QUEM USA FRALDAS NÃO VOTA MAIS..." MAS AS PESSOAS QUE OS RODEIAM ESSES PACIENTES É QUE ELEGERAM QUEM EXERCE O PODER MÁXIMO DA PREFEITURA DE CAMPOS. 

TEREZINHA RODRIGUES DE CARVALHO
Coordenadora DA ABRAZ (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PORTADORES DE ALZHEIMER - SUB REGIONAL CAMPOS- RJ

segunda-feira, março 25, 2013

CONTINUA O MARTÍRIO DA FAMÍLIA DE DORES


Chove torrencialmente, em Campos e região. Estou em casa, com minha família, com segurança e relativo conforto. Podem achar que é pieguice minha ou demagogia, sei lá, mas fico com um incômodo sentimento de culpa por minha impotência política, incapaz de resolver o drama da família de Thaiz Souza, que têm 3 portadores de doenças crônicas e estão sitiadas, em casa, em Dores de Macabu, longe do tratamento absolutamente necessário e sob a insensibilidade desta prefeitura biliardária.

Daqui a pouco vai começar a novela Salve Jorge e muita gente vai chorar da saga de Morena, a mocinha do folhetim. Temos muito mais razões para chorar do drama dessa família, nossa conterrânea.

Fico aqui como expectador da dor alheia.

VAGAS DE ESTÁGIO

(Por e-mail)


Prezados, Boa Tarde!

Segue em anexo informativo sobre as vagas de estágio disponíveis para alunos dos cursos de PSICOLOGIA, PEDAGOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIOLOGIA), para estágio na POLÍCIA CIVIL.
Gentileza divulgar nossas oportunidades de estágio aos alunos desta instituição. São vagas para início imediato!
A Super Estágios é uma Agencia de Estágio que trabalha com o intuito de oferecer oportunidades de estágios visando o aprimoramento e desenvolvimento profissional dos alunos.
Desde já agradecemos a colaboração.
Grata.

Karine Medeiros

AGENDAMENTO NO DETRAN

(Por e-mail)

Fernando,

Na semana passada li nos sites  Campos 24 horas, no Ururau e na Folha da Manhã, que o agendamento do Detra/RJ, iria aumentar pois a demanda estava grande demais, e realmente estava, eu mesma estava tentando marcar para o me filho renovar a carteira de Identidade dele desde janeiro e não conseguia, depois que li a materia, que dizia que a partir do dia 18 ia aumentar o numero de atendimentos inclusive aos sábados e domingo, e como aconteceu. 

No dia 18 eu entrei no site do Detran e tinham várias opçoes e horários, então agendei para o meu filho no dia 22/03/13 que foi atendido prontamente no horário marcado, e disse que nunca viu um órgão publico atender na hora certa e que não tinha ninguem esperando.

Fiquei surpresa ao saber que minha amiga no dia 19/03 tentou várias vezes marcar para renovar a sua carteira de Identidade que está vencida e não tem mais vagas... como pode isso?? Hoje ela já tentou várias vezes e não tem horario, e também tentamos pelo 0800 e a atendente disse que não tem vaga para Campos dos Goytacazes. 

THAIZ DE DORES MANDA NOTICIA

Eu não acredito que a sociedade diante de situação tão cruel, não vai exigir uma resposta da prefeitura. Thaiz manda notícias:

"Thaiz Souza
Olá Fernando Leite! Esteve aqui agora o motorista de uma máquina que estava parada na rua. Ele disse que a obra vai continuar parada, pois não estam recebendo. Disse que não tem previsão de quando irmão voltar para terminar a obra.
Não sabemos mais o que fazer. Não podemos ficar sem a fisioterapia porque nosso problema se agrava.
E além disso precisamos ter nossa vida social. Cadê nosso direito de ir e vir??
O que estam fazendo com a gente é um absurdo.
Estamos há 2 semanas trancados dentro de nossa própria casa. Não aguentooo mais!!!"

O DRAMA DA FAMILIA DE DORES II

Já disse que não entendo a questão político-partidária como uma peleja entre mocinhos e bandidos. Nesse sentido recorro, como cidadão, à prefeita de Campos para que, se ainda não tomou conhecimento, tome agora: uma família, em Dores de Macabu, composta de duas moças cadeirantes e um rapaz dependente de um tubo de gastrostomia está impedida de fazer seu tratamento por causa de uma obra parada em sua rua, Maria Bernardino, em Dores, que os impede de locomoção.

Prefeita imagino que a senhora determinará ainda hoje uma solução para o caso, que começa a gahar transtornos dramáticos. Veja a mensagem que recebi, hoje, pelo facebooK: 





Thaiz Souza
Olá, bom dia! Já são quase 10h e até agora ninguém chegou aqui na rua para trabalhar. Meu irmão já falou com o encarregado da obra, faz uma semana e não resolveu nada. Conto com a sua ajuda. Abraço.

O DRAMA DE UMA FAMILIA EM DORES DE MACABU

Passei o dia com aquele mau estar característico da virose. Antes de dormir, fui dar uma ultima olhada na internet e me deparei com este recado (in box): 

Thaiz Souza
Olá Fernando Leite. Eu sou a Thaiz, daqui de Dores de Macabu. É a minha família que está com o problema da rua em obra que ñ termina.
Eu e minha irmã estamos faltando a fisioterapia e meu irmão usa sonda para se alimentar e já passou do prazo de troca e ñ temos como sair de casa.

Thaiz vou encaminhar a situação sua e de seus irmãos à Deus e todo mundo. Vamos resolver este drama hoje, impreterivelmente.

domingo, março 24, 2013

OBSERVATÓRIO DE CONTROLE SOCIAL DE CAMPOS

(Do blog estouprocurandooquefazer.com)


Quinta-feira passada(21), às 19 horas, na UENF, tomou posse a nova diretoria do Observatório de Controle Social de Campos.

Em conversa pelo Facebook com o novo presidente, José Paes, lhe fiz as indagações que seguem abaixo:

1 - Como ficou composta a nova diretoria?

JP - A composição ficou a seguinte: José Paes, diretor geral, Fernando Costa Vaz, diretor administrativo-financeiro, José Geraldo, diretor de relações institucionais, Cleber Tinoco, diretor de controle de licitações e Marcelo Saldanha, diretor de tecnologia e metodologia.

2 - Qual a importância do Observatório para Campos?

JP- O Observatório tem por objetivo despertar na sociedade o conceito de que o controle dos gastos públicos é papel de todos e não apenas de determinados órgãos, como MP e Tribunal de Contas. Temos que cobrar eficiência dos administradores. O zelo no trato da coisa pública não é um favor, mas um dever dos governantes e o Observatório tem por objetivo cobrar uma nova postura da Administração Pública, mais profissional.

3 - Quais as metas da nova diretoria?

JP- São duas metas principais: fazer um trabalho educativo, estimulando o controle social e, ao mesmo tempo, um trabalho preventivo, em que se busca evitar que o dano ao patrimônio público ocorra.

4 - Existem algumas ações iniciais definidas?

JP- No momento, já estamos analisando o edital do transporte público do Município e oportunamente apresentaremos nossas considerações. Além disso, cobraremos da administração municipal o cumprimento das regras relativas as cartas convites, a fim de que se de maios transparência a esses processos licitatórios. Também cobraremos uma nova postura com relação aos servidores públicos. Contratações irregulares serão investigadas e contestadas.

5 - Deixe considerações/convites/chamamentos que achar necessários?

JP- Convido a todos para que apoiem o Observatório. O trabalho voluntário é essencial para o trabalho da instituição. Um pouco do seu tempo terá grande importância para o desenvolvimento dos nossos projetos.

Quem quiser fazer qualquer sugestão, ou participar das atividades do Observatório, converse com o novo presidente através do e-mail: josepaesneto@gmail.com

sábado, março 23, 2013

ROSINHA RECEBE ALTA DA UTI. ALVÍSSARAS


Recebeu alta nesta manhã o vendedor ambulante Durval Alves de Azevedo, de 63 anos, conhecido como "Rosinha", que foi atropelado na avenida 28 de Março no dia 17 de fevereiro. Ele segue internado no Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, mas seu quadro é estável.
Durval é uma figura folclórica e muito popular no município. Conhecido na cidade como "Rosinha", o ambulante virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais por pessoas dos mais diferentes segmentos da comunidade campista. A preocupação com seu estado de saúde foi de demonstrada com pedidos de oração por sua pronta recuperação. Nas ruas da cidade, a expectativa é para que ele se recupere logo e possa voltar a vender seus bilhetes, soltando seus tradicionais beijinhos e alegrando as pessoas que passam por ela.

Fonte: Folha da Manhã online

MANIFESTAÇÃO DOS MORADORES DO PARQUE SARAIVA

(Do facebook)

Manifestação com queima de pneus no Parque Saraiva, em Goitacazes.
Moradores organizando grande queima por causa da água acumulada na porta das casas.
Fotos agora...deixem eu achar o cabo.
Claudio Cláudio Andrade, Jane, Fernando LeiteGianna Barcelos

A IMPRENSA CAMPISTA

(Por e-mail)
Maquina de linotipo usada na Imprensa antes dop advento do off set

Prezado Fernando Leite, gostaria primeiramente de ficar no anonimato, em função do momento em que este município vive . Falo isso, pois a cada dia, fica mais perigoso alguém tecer algum comentário que contrarie o Prefeito Garotinho e  seus asseclas(veja o episódio do Empresário Murilo Dieguez ) É perigoso por demais, sobretudo por estarmos diante de um grupo político(.......) onde seu grande chefe, é um condenado na Justiça Criminal (............). É uma triste constatação.

             Eu fico triste com a situação atual da imprensa campista. Quando falo imprensa, falo de Jornal "O Diário" (que todo cidadão campista sabe que seu dono é o Garotinho) , da rádio com o mesmo nome e o mesmo proprietário, mas sobretudo, todos os órgãos de imprensa, excetuando, é claro alguns blogs. Esta tristeza se faz presente, sobretudo aos sábados, pois a maioria dos jornalistas(e radialistas) sabem que o líder está na cidade e daí, é um puxando mais o saco do outro. É estarrecedor a figura de jornalistas, com formação acadêmica se sujeitarem  a tal papel. Há anos passados, eu fiz de tudo para que meu filho mais velho, estudasse e se formasse em Jornalismo, o que na época ,ele descartou de pronto, alegando que seria mais um pau mandado de político, e olha que naquele tempo, a ditadura, a linha dura(como a atual) não existia, ou seja, o Prefeito era o Dr. Arnaldo. O meu filho tinha total razão. Hoje é formado em outra área e não depende de políticos pra viver. E fico eu pensando... como deve ser a preparação que um estudante da FAFIC  terá? Será que o estudo é realmente abrangente, ao ponto de dar ao estudante a noção do verdadeiro papel dele na sociedade? Voce  na condição de Professor Universitário pode dizer muito bem. Aliás, como um Professor da mesma Escola, tido como um decano, um "sumo-pontífice", um Professor dos professores pode ser secretário de cultura num governo tão populista, tão marcados por máculas de corrupção, como o atual (Prefiro não citar o nome do referido secretário) Perdoe-me mais uma vez meu caro Fernando, é que a cada sábado que passa, sinto como esta cidade ficou triste. As rádios Am de Campos (com exceção da Canção Nova que não se mete em política) todas alugam seus espaços para políticos e puxa sacos-Mor. É tétrico. Antes, (deixando de lado bandeiras partidárias) aos sábados, eu me preparava para o ir ao Jardim do Liceu, a tarde, assistir o fino da MPB instrumental. Aos domingos, ao Jardim São Benedito assistir aos Shows de cantores de MPB. Isso sem falar no esporte, onde (tal como todas as cidades do interior do Brasil, notadamente São Paulo e Sul do País) tínhamos as meninas do Volei(hoje campeão  do mundo) na super-liga no Ginásio da AABB ou o Basquetebol, no campeonato brasileiro. Ah, como esta cidade era alegre. É certo que os garotinhos e seus seguidores, sem nenhuma competência e capacidade para tanto, acusava tais encontros artísticos e esportivos de superfaturamento. E hoje, o que vemos nessa cidade, superfaturamento? Claro que não. Hoje há o HIPER-FATURAMENTO em obras e serviços na cara da justiça. Mas esses Pseudo-Jornalistas formados na FAFIC... Que tristeza.