segunda-feira, fevereiro 28, 2011

TEM MOSCA AZUL NA SOPA VIRTUAL

Tem blog novo na área: é amoscaazul.blogspot.com Charles Guerreiro e Fabrício Freitas estão lá na trincheira travando o bom combate. Sucesso!

É bom ver a rapaziada engajada politicamente, produzindo, discutindo e avançando de acordo com suas convicções. Democraticamente.

Nesse caminho estão João Gabriel no site divulgacampos.com e Thiago Ferrugem no seu blog thiagoferrugem.com.br


FRENTE DISCUTE PSF E DENUNCÍA PRAÇAS

Na reunião de hoje, pela manhã, na sede do PRP, os dirigentes da Frente Democrática conseguiram aprovação do plenário para convidar os aprovados do concurso do PSF, em Campos, que ainda não foram convocados.

A reunião está marcada para o dia 15 de março, uma semana após o carnaval, às 15h.

Na verdade, até agora, a prefeita só anunciou a convocação de 29 dos aprovados para preenchimento das vagas de 2 núcleos, mas mesmo assim não publicou, sequer, a portaria de posse. Na reunião, a Frente quer ouvir os aprovados e definir uma estratégia comum para garantir seus direitos conquistados legitimamente.

Na mesma reunião, ficou acertada a formalização de denúncia contra os atrasos das obras das praças da cidade e interior e a prática de preço por metro quadrado bem acima dos valores de mercado, conforme avaliação da engenheira Ana Paula Paiva.

O documento será levado ao MP, na quarta feira que vem, às 11h.

Fonte: camposnafrente.tk

CRITICAR SEM MACULAR

Desde que liberei os comentários para leitores anônimos, no blog, o número de correspondência aumentou muito. No entanto, não posso permitir afirmações graves contra autoridades e outras figuras públicas ou não, sem a devida identificação de quem escreve.

Minha convicção democrática não me autoriza a postar ofensas a honra alheia. A crítica construtiva, bem humorada ou ranzinza, desde que esteja nos limites da civilidade e responsabilidade, continuarão a ilustrar este diarinho eletrônico. Vamos criticar sem macular.

Abraços.
Fernando Leite

SILÊNCIO CÍNICO


O deputado federal Anthony Garotinho tem sido um crítico onipresente da crise da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. Denuncia, cobra, questiona, contra-argumenta, produz enigmas e reproduz em seu blog biografias das personagens envolvidas no enredo.

Ácido como de costume, se dá ao desplante de fazer comparações entre a situação atual e a que vigorava durante suas gestões – foi governador em uma e eminência parda em outra. Nas duas os chefes de Policia acabaram presos, Hallak e Álvaro Lins.

Compreensivelmente, hoje, após notícia de O Dia sobre a exoneração do chefe de Polícia do seu governo, Ricardo Hallak, condenado a 7 anos e 9 meses de prisão, o franco atirador perdeu a fala, ou o fôlego.

Nenhuma palavra, nenhum gesto, nada. Mudo. Enquanto isso, o passado insepulto berra no seu quintal.

domingo, fevereiro 27, 2011

CAOPE ENTRE MAQUITAS, SERRAS E MARRETAS

O CAOPE é o Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais, responsável direto pelo tratamento especializado a, aproximadamente, 6 mil pessoas de Campos e região, com problemas que vão da hemofilia à distúrbios neurológicos, além de vítimas da AIDS e de AVC.

É uma unidade singular, indispensável e representa um avanço considerável na universalização do atendimento específico à segmentos especiais da sociedade.

Sua localização estratégica é no Hospital Ferreira Machado, onde estão concentrados os equipamentos necessários à uma pronta intervenção, caso seja necessária, durante o atendimento. Sobretudo, o banco de sangue.

Recentemente, o governo anunciou que fará a transferência do CAOPE para o PU de Guarús, em caráter provisório e depois para o Hospital Geral de Guarús, definitivamente.

Desde então, familiares de pacientes reclamam da descontinuidade do tratamento e dos problemas enfrentados pela clientela. Nesse período, o Centro chegou a ficar fechado por 3 dias e teve o acesso à sua portaria vedado por tapumes e cadeado.

Por se tratar de uma unidade do sistema público de Saúde e pela sua especificidade não é razoável que seu funcionamento seja objeto de uma querela partidária menor. Eu, pelo menos, me recuso a tratar da questão sob a ótica caolha do velho confronto governo e oposição. Não se trata de medir forças com a administração, que quer, sem explicar, de forma convincente, a transferência do Centro. Trata-se de lutar para garantir a excelência de seu funcionamento, considerando que o CAOPE é uma conquista da sociedade e seu custeio é financiado pelo dinheiro público.

Por isso, ao invés de opinar, aqui, no blog, tenho optado por dar voz a leitores, funcionários e familiares de pacientes que preferem o anonimato por razões óbvias, mas que nem por isso, denunciam e advertem irresponsavelmente. Ao contrário.

Confira este relato:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE, "ORAR E VIGIAR"": 

O CAOPE está funcionando com tapumes na entrada, barulho de maquitas, serras e marretas.Barulho infernal.O descaso é geral. As autoridades q mandaram suspender o atendimento e prometeram enviar avisos aos pacientes não o fizeram. Agora os pacientes chegam ao Ferreira Machado vindos de longe, encontram aquele tapume na entrada e quando perguntam pelo CAOPE, muitas vezes são informados pelos funcionários da recepção que o CAOPE foi para o PU de Guarus e eles ficam perambulando pela cidade. Que descaso com os pacientes e pais! As autoridades de saúde do município dão ordem p o CAOPE voltar a funcionar somente para acalmar os ânimos.Vão se calçar judicialmente. È o tempo que precisam p revogar a lei de 1994 que criou o CAOPE estrategicamente no Hospital Ferreira Machado e criar outra lei, outro centro RE-INAUGURAR!!!.Não se iludam com essa volta do CAOPE. Todos temos que lutar e rápido porque médico não entende de odontologia e tem raiva de quem entende.Médicos deixaram claro que não querem CAOPE lá.Se tivessem um mínimo de conhecimento de causa, nem de longe pensavam em colocar p funcionar um tipo de atendimento deste no PU de Guarus que é de risco para os pacientes e até mesmo para a equipe que os atende.Jornalistas de Campos, alô, o que estão esperando para fazerem uma matéria, fotografarem e confirmarem td isto??? Onde está a imprensa???? O assunto é muito sério.

QUESTÃO DE PRIORIDADE

Estamos acompanhando atentamente a administração municipal no que tange a sua política de investimentos, e temos a impressão por diversas  vezes que falta, a esta equipe, um norte, uma definição de prioridades. Senão vejamos: A prefeita já anunciou várias obras para todos nós, que de efetivo só vimos a grande mídia que ela ganhou. Cadê a duplicação da entrada da cidade que Ela anunciou antes do seu afastamento? - lembrando sempre que se trata de uma rodovia com os cuidados terceirizados -. Não satisfeita anunciou a duplicação da estrada do açúcar, que vai da avenida 28 de março até Goitacazes - estrada estadual -. Ninguém, em sã consciência é contra investimentos em infraestrutura que melhorarão consideravelmente a mobilidade urbana, não obstante é importante ressaltar que se houver DIÁLOGO, com as instâncias responsáveis por estas estradas, poderia se tentar parcerias efetivas, que possibilitassem que estas obras diminuíssem consideravelmente o desembolso da PMCG.

Estivemos  na Tapera, e ficamos surpresos com o que está acontecendo naquela localidade. Quase ao lado da creche, que lá funciona em prédio alugado- quando no verão, as salas chegam a temperatura de 38 graus-, existe uma obra inacabada, que já se encontra paralisada há mais de 10 meses, de uma nova creche que substituiria esta que funciona em lugar improvisado. Pasmem, além da obra estar parada, esta semana, com o retorno das aulas, a creche que está no prédio alugado, começou a sofrer uma reforma, portanto as crianças estão em casa. Tiveram quase dois meses para executar tal serviço, mas só agora tomaram as providências.    

Apesar das cifras bilionárias, tenho a nítida sensação, de que o governo municipal, colocou na praça, mais obras do que a capacidade de cumprimento financeiro de seus compromissos. Tanto é verdade, que o próprio presidente do Sindicato da Construção Civil, Sr. José Eulálio, recebeu a informação das empreiteiras, de que estavam dispensando os trabalhadores por falta de pagamento. Basta dar uma volta pelo município para constatar quantas praças estão com tapumes e consequentemente com as obras paralisadas. 

A impressão que tenho é que agora, dois meses depois do seu retorno triunfal,a Prefeita acordou do berço explêndido, e se deu conta desta situação. Para finalizar gostaria de deixar uma pergunta para nossa relfexão: O que é mais importante para a cidade colocar todas crianças nas escolas, bem cuidadas, equipadas, com professores remunerados a contento, ou obras de maquiagem que sequer chegam ao final.

Sérgio Mendes

DAQUI A POUCO UMA DENÚNCIA E UM ALERTA SOBRE O CAOPE

sábado, fevereiro 26, 2011

DOMINGO É ASSIM

Tem domingo que fico assim, nostálgico demais. À beira da pieguice. Como diz Adélia Prado é quando “o coração fica mole como um figo em caldas”. Por isso, Zizi Possi cantando Somewhere Over the Rainbown.



SERGUEI, O MICK JAGGER DO BOA VISTA?

Serguei, roqueiro brasileiro
Serguei é um admirável fóssil pré-histórico do rock’n roll transnacional. Pansexual assumido, coleciona a suma glória de ter namorado Janis Joplin, quando ela esteve no Brasil , no Carnaval de 1970. Aquele meteoro de vida breve e voz rascante.

Este suposto romance fugás de verão acabou por lhe tatuar definitivamente. E não era para menos. Foi seu maior feito. O que carimbou seu passaporte para a história. A sua discografia ficou em planos secundários. Sem problemas. Afinal não é nada tão pulsante assim.

Já há algum tempo, ele mora em Saquarema e virou monumento de visitação. Sua casa está no roteiro do turismo cultural. Por lá passam, diariamente, um monte de curiosos, fãs e remanescentes de bichos-grilos.

Serguei, além de pansexual, tem síndrome de outro Pan, o Peter, da Terra do Nunca. Resiste, terminantemente, em envelhecer. Acha que para ele, ao contrário da lógica mais perversa, o tempo para.

Hoje, o jornal O Globo anuncia que Sergio Bustamante, esse é seu nome de batismo, vai torcer para o Boa Vista, time de Saquarema, que enfrenta o Flamengo, neste domingo, no final da Taça Guanabara.

A julgar pelo estrago feito nos times pelos quais torceu, na Copa da África, ano passado, por outro dinossauro do rock, Mick Jagger, o Boa Vista tem grandes motivos para se preocupar.

Maldades e superstições à parte, o Boa Vista, revelação do Campeonato do Rio de Janeiro, independente do resultado de amanhã, fará a final ideal: contra o Flamengo, hexa campeão do Brasil, recordista de títulos no Rio e objeto de paixão da maior torcida do Mundo.

sexta-feira, fevereiro 25, 2011

NOME NOVO NA COORDENAÇÃO DE CARNAVAL

A informação é do doublê de comunicador e pagodeiro, Jordão das Mulatas, comandante de um programa noturno de samba, na rádio Absoluta.

O secretário de Cultura, professor Orávio de Campos, escolheu o irriquieto Marciano da Hora, o popular Dadá, líder decano da Juventude do PSB, para ajudá-lo na coordenação dos desfiles do Carnaval.

Não há como negar que Dadá é do ramo. É da família Da Hora, de longa tradição na cultura popular, na difusão do jongo e de outras manifestações afrodescendentes.


Atualização, 26/02/2011, 11:28h: O leitor me socorreu. Em tempo, Dadá é líder da Juventude do PDT e não PSB, como afirmei na postagem. 

LIRA GUARANY TEM NOVO PRESIDENTE


A sociedade musical Lira Guarany é uma de nossas bandas centenárias. Sua certidão de nascimento é de 22 de outubro de 1893. A origem das bandas de música, via de regra, está associada a movimentos de lutas dos trabalhadores. Daí os nomes de Conspiradora, Operários Campistas e outras.

A nossa Lira Guarany tem, agora, novo presidente. Trata-se do subtenente bombeiro, Ésio. 

KADAFI REPETE MARIA ANTONIETA

Muammar al Gaddafi, ditador líbio
O ditador Muamar Kadafi revela-se patético sob os escombros de seu governo moribundo. As agências internacionais noticiam que ele prometeu, em discurso, hoje, na Praça Verde, em Trípoli, distribuir dinheiro ao povo e aumento salarial aos funcionários públicos, como forma de conter o levante.

Só o encastelamento no Poder quase absoluto e o conseqüente distanciamento da vida real justificam essas aberrações de governantes decrépitos. Vai tentar a sedução pelo dinheiro, se não der certo, vai lançar mão de sua portentosa máquina de guerra contra o povo.

Para a população, Kadafi acena com 500 dinares, o que equivale a 400 dólares, cerca de 750 reais, numa espécie de bolsa família emergencial e reajuste de 150 por cento aos servidores do governo.

Esse gesto extremo do déspota acuado, confirma a tese de entrega dos anéis para preservação dos dedos. Vamos ver se com ele dá certo. Com sua inspiradora, Maria Antonieta, rainha de França, esposa de Luiz XVI, que no fragor da revolução sugeriu ao rei “distribuir brioches aos pobres famintos”, a tática não funcionou.

No meio do caminho, havia uma guilhotina.

CAMPANHA DO BURACO

Confluência da 7 de setembro com 13 de maio

Rua Carlos de Lacerda
Recebi e repasso. Os homens em pé do Boulevard mandaram estas fotos de buracos no Calçadão e arredores para figurarem na campanha do dia 18 de março que pretende pintar de rosa as nossas crateras municipais.

METAMORFOSE AMBULANTE

Modelo p ilustração
Geraldo Francisco da Conceição deu o ar de sua graça no desfile de ontem à noite da banda Carmem Miranda, na orla de Guarús.

A produção foi de Azulão.

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

A VOZ ROUCA DAS RUAS III

Reproduzo dois comentários de leitores do Blog sobre assuntos distintos, a ameaça de transferência do CAOPE do Ferreira Machado para o PU de Guarús e o decadente sistema de transporte de passageiros de Campos.

Já que o governo não ouve a Oposição, mantêm a Câmara em rédea curta, que, pelo menos, escute o que diz a população.

Sobre o CAOPE:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE, "ORAR E VIGIAR"": 

Sou médico do HFM e acompanho de perto o trabalho dos colegas profissionais do CAOPE. São profissionais que precisam ser mais valorizados e respeitados pelo trabalho que prestam às pessoas com necessidades especiais e que por ventura são pacientes de altíssimo risco.
O CAOPE precisa ser mais valorizado pelos governos e diretores do HFM, que deveriam se orgulhar por terem em suas instalações um atendimento diferenciado e único em toda região Norte, Noroeste e Lagos.
CAOPE não é CRUZ!
CAOPE só aumenta o nível de excelência do HFM!
Parabéns ao CAOPE!
Estou torcendo por vocês...

Sobre o transporte público/privado de passageiros:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "VEJA ILUSTRE PASSAGEIRO...": 

Sr. Fernando, vai aqui humilde sugestão de um campista indignado:
a frente democrática de oposição poderia ir ao Ministério Público contra as absurdas transferências de valores da prefeitura para as empresas de transporte, sem qualquer tipo de contabilidade, pelo menos oficial e de caráter público. Com a populista idéia de passagem a 1 real, que já começou errada porque seria para toda a população, sem necesidade de cadastro, que pode ter caráter eleitoreiro, milhões e milhões de reais são depositados nos cofres das empresas, sem que se conheçam registros de receita e depesa. É um serviço de péssima qualidade, e já há informações (onde há fumaça, há fogo), de que os empresários de Campos estão apanhando esse volume de dinheiro e aplicando em outras cidades onde atuam, melhorando suas frotas e comprando mais ônibus, porque lá a passagem é mais cara, e eles têm mais lucro.
O povo precisa fazer alguma coisa, e a frente democrática pode ser um canal.
Obrigado pela atenção.

MEMÓRIA OFICIAL DEBILITADA

O governículo sofre de amnésia providencial. 

Prometeu 5 mil e 100 casas, nos 2 primeiros anos da gestão e entregou 650. Depois, numa típica bravata republicana, na mídia paga, em abril de 2010, anunciou a mirabolante municipalização e duplicação do trecho da BR-101 entre Ururaí e a avenida Alberto Torres, no parque Leopoldina, ao módico preço de 150 milhões de reais.

Falou e calou. Ficou nisso. Sobrou, apenas, o silêncio constrangido. Melhor, cínico.

BANDIDOS X BANDIDOS

O sistema financeiro é, institucionalmente e por ofício, hipócrita ao extremo. Canalha mesmo. Depois que os ditadores despencam de seus tronos por conta dos levantes populares, os banqueiros dos paraísos fiscais anunciam que vão congelar as suas contas.

Foi assim com Mubarak e é agora com Kadafi.

Enquanto o ditador, por mais sanguinário que seja, mantêm o status, o ínclito sistema financeiro garante-lhes a pompa de clientes Vips, intocáveis.

São os cantados “podres poderes”.

CUIDADO, TODO CUIDADO É POUCO!

Entre o meio dia e agora, final da tarde, recebi dois relatos de gente próxima sobre casos de Dengue, em Campos.

A primeira informação é de contaminação de quatro pessoas da mesma família, na rua almirante Grennhalg, 35, no parque Tamandaré, com diagnóstico confirmado e a outra, um menino do Jardim Carioca levado pela mãe ao hospital Geral de Guarús, também confirmado.

Não se tratam de dados estatísticos oficiais. Mas dá para perceber, pelo menos intuitivamente, que a doença avança. Nessas duas situações descritas, não tenho elementos para identificar o tipo de Dengue. Torço para que não seja hemorrágico.

Como se vê, todo o cuidado ainda é pouco!

BANDA DA MUSICA “MINHA MULHER NÃO DEIXA NÃO” SOFRE ACIDENTE

Um acidente com o ônibus do grupo Reginho e Banda Surpresa, conhecido pelo sucesso "Minha mulher não deixa não", causou a morte de uma pessoa, na madrugada desta quinta-feira (24), em Jeremoabo (BA), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente ocorreu no km 60 da BR-110.

De acordo com a PRF, o motorista do ônibus que transportava o grupo perdeu o controle do veículo. O ônibus saiu da pista e capotou. A vítima, segundo a polícia, seria Lenine Castro dos Santos, integrante da banda. O ônibus seguia do Rio de Janeiro para o Recife, com cerca de 25 pessoas, ainda de acordo com a polícia.

Segundo o delegado Cícero Gomes, da Delegacia de Jeremoabo, 13 pessoas sofreram ferimentos leves, e uma teve ferimentos graves: a dançarina Márcia Maria Alves de Oliveira. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Nair Alves, e em seguida foi transferida para um hospital do Recife, onde deve fazer exames e passar por uma cirurgia em decorrência de uma fratura.

"O baixista da banda morreu. O empresário esteve aqui na delegacia para providenciar o registro do acidente e acompanhar o depoimento do motorista e de dois funcionários da banda, que prestaram os primeiros esclarecimentos", afirma Gomes.

Segundo o depoimento prestado pelo motorista do ônibus à polícia, ele dirigia o veículo da banda quando se deparou com outro ônibus ultrapassando uma carreta. "Ele puxou para o acostamento, perdeu o controle do veículo e capotou. Apenas ele [o motorista] e o produtor estavam usando o cinto de segurança e, por isso, sofreram menos lesões", diz o delegado.

Dois feridos, que foram levados para o Hospital Municipal de Paulo Afonso (BA), fizeram exames, foram medicados e liberados na manhã desta quinta-feira. Outros seis passageiros do ônibus foram levados para o Hospital Nair Alves, e três permanecem internados. O cantor Reginho, Reginaldo Alves da Silva, teve ferimentos e está em observação no Hospital Nair Alves.

Fonte: G1, São Paulo

LIÇÃO DE CASA PARA PREFEITURA DE CAMPOS: CAOPE MODELO EM JUIZ DE FORA, MG

Aline Furtado

Repórter
3/7/2010


Com objetivo de oferecer tratamento odontológico especializado que garanta a saúde bucal de pessoas com deficiência, como paralisia cerebral e doenças neurológicas, possibilitando a inclusão social, foi criado, em Juiz de Fora, há 13 anos, o Centro Odontológico de Atenção a Pacientes com Necessidades Especiais (Coape).

Os serviços são destinados ainda a doentes crônicos, sindrômicos, hematológicos e gestantes de alto risco, quando há necessidade de atendimento especial. Além disso, pessoas em tratamento contra o câncer localizado na região do pescoço e da cabeça e transplantados renais são foco do projeto.

De acordo com a coordenadora do Coape, a cirurgiã-dentista Francisca Isabel Bousada Franco, atualmente o centro tem aproximadamente seis mil pacientes, de diferentes idades, cadastrados. "Prestamos, em média, 30 atendimentos diários. Nossos pacientes são encaminhados pelas Uaps [Unidades de Atenção Primária à Saúde], que realizam o agendamento na Central de Marcação de Consultas (CMC). Hoje, somos referência para cerca de 150 municípios da Zona da Mata e Vertentes, além da macrorregião."

O Coape, que funciona no Hospital de Pronto Socorro (HPS), oferece procedimentos como clínica comum, que inclui aplicação de resina, curativos, obturações, tratamento de canal, periodontia, cirurgia especializada, além de atender a casos em que o paciente necessita de anestesia geral, sedação e monitorização. A coordenadora explica que uma consulta inicial, na qual são colhidas informações dos pacientes e realizados procedimentos como aferição da pressão arterial e teste de glicemia, auxilia a identificar o plano de tratamento ideal.

A profissional afirma que o atendimento a pacientes especiais requer mais cuidados devido ao fato de, neste caso, haver propensão ao vômito e a movimentos involuntários. "Por isso a consulta inicial é fundamental porque nos auxilia a traçar uma estratégia para cada tipo de paciente." O ponto de partida do diagnóstico é traçado a partir do conhecimento da patologia de base de cada atendido.

"Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar e com equipamentos que garantem a assistência, a fim de não desestabilizar as funções dos nossos pacientes." Entre as normas do serviço está a obrigatoriedade da presença de um acompanhante durante o atendimento. Além dos trabalhos realizados na cidade, o Coape encaminha ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio-Faciais, em Bauru (SP), pacientes portadores de anomalias, como fenda palatina e labial ou deformidade crânio-facial.

Verba

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, nos últimos dias, o repasse de R$ 12,5 milhões que serão destinados à ampliação do programa Brasil Sorridente. A previsão do MS é que até dez milhões de pessoas com necessidades especiais sejam beneficiadas pelo investimento, que será feito a hospitais e unidades de saúde que prestam este tipo de atendimento. Dados do MS indicam que cerca de 15% da população brasileira possuam algum tipo de necessidade especial.

Segundo a coordenadora do Coape, embora não haja previsão de envio do investimento para a cidade, a expectativa é grande. "Atualmente recebemos verba equivalente a aproximadamente R$ 360 por sedação realizada. Com esta novidade, poderemos aprimorar ainda mais nossos serviços." O Coape é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), em parceria com instituições de ensino superior.

Fonte: acessa.com (e-mail recebido do Ricardo Gomes)

SHANA CARLA PELO AVESSO

Estréia amanhã, sexta Feira - dia 25 de fevereiro -, na Viacabo, no canal 15, na Unitv, às 19 horas, O Avesso do Avesso, tendo como âncora Sergio Mendes, e como comentaristas  Cristina Lima e Robson Cândido.

Mais uma entrevista descontraída, porém reveladora, com a promotora de eventos, ativista política, e outros babados mais, Shana Carla. Faremos uma viagem a Cazumba, em São João da Barra, onde tudo começou,  falaremos sobre sua passagem no Rio de Janeiro, onde aflorou seu lado mulher, e sua volta para Campos, onde reinou por um bom e longo tempo na rua 21 de abril.

É imperdível, pela riqueza de detalhes, sobretudo pela história de vida. Afivelem os cintos, e confiram. O Avesso do Avesso já está no YouTube.


Sérgio Mendes

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

A DEMORA INJUSTIFICADA DO PSF

É provável que os indicadores que avaliam a qualidade da Saúde Pública, em Campos, sejam semelhantes aos da Noruega, país que lidera o ranking do IDH no mundo.

Só isto explica tanta demora da administração municipal em publicar a portaria de posse dos aprovados no concurso de admissão ao Programa Saúde da Família, que é um aparato de Saúde preventiva, com lastro em vários países do mundo e com resultados incontestáveis.

E olha, que esta letargia é em relação a apenas 29 aprovados para ativação dos núcleos de Pernambuca e Parque Aldeia. Imagine quanto aos demais...

VEJA ILUSTRE PASSAGEIRO...

"Tudo na vida é passageiro, menos o cobrador e o motorneiro".

Uma pesquisa informal acaba de medir o grau de satisfação e aprovação da população para com o transporte de passageiros, em Campos. Os números estão sendo sistematizados.

O resultado vai surpreender a Corte.

ASSUSTADOR

Como preâmbulo, devo dizer que tenho absoluta confiança no doutor Luiz José e em sua equipe, especialista em tratamento da Dengue e chefe do Centro de Diagnóstico da doença, em Campos. É sério, bem intencionado e reconhecidamente capaz.

Mas, confesso que as últimas informações sobre o contágio da Dengue, no Município, são assustadoras. Foram 75 casos em uma semana, com 42 do tipo hemorrágico. O próprio médico Luiz José revela que o vírus está em mutação e um caso apresentava sintomas semelhantes aos da leptospirose. Não há registros de óbitos, graças a Deus!

Também não custa nunca lembrar que o melhor remédio contra este mal que pode matar, é a prevenção. O vetor da doença é o mosquito e o berçário desse vilão é água empossada.

Se você ainda não tomou as precauções necessárias, como uma vistoria criteriosa em seu quintal, faça isso ainda hoje.

Fonte: Folha da Manhã

terça-feira, fevereiro 22, 2011

HAY QUE ENDURECERSE, PERO SIN PERDER … O BOM HUMOR

O movimento, ao que parece, é espontâneo e não tem tutela de nenhum partido político. Brotou da irreverência de uma gente que prefere enfrentar a mediocridade administrativa municipal, com o indefectível bom humor. Confira aí. Repliquei do blog estouprocurandooquefazer:


Repassando...
 
"Meus amigos, todos nós que moramos em Campos sabemos das inúmeras insatisfações que quase todos os moradores possuem com o governo e com a administração pública desta cidade. Os motivos de ira e revolta são inúmeros e parecem não ter fim. Apesar disto, não fazemos absolutamente nada! Nos calamos e o máximo que fazemos é manifestar a nossa ojeriza com amigos e familiares.
 
Sendo assim, gostaria de convidá-lo a se unir à manifestação do “buraco rosinha”. É isso mesmo que você ouviu! No dia 18 de março, à noite, iremos pintar o buraco da rua de nossa casa, ou algum buraco nas ruas da cidade (não é difícil encontrar...) da cor rosinha. Na cidade existem centenas (quando existe um período de chuva este número chega a milhares) de buracos e cratreras que acabam com os nossos carros.
Sendo assim, vamos chamar a atenção das autoridades, do povo, da mídia... vamos fazer alguma coisa!
 
Esta é apenas uma das várias manifestações que pretendemos fazer ao longo deste ano. 
Por favor, divulgue esta mensagem em sua lista de e-mail e peça aos seus contatos que façam o mesmo. 
Já imaginou, no sábado 19 de março, a cidade amanhecer cheia de buracos rosinhas? 
Ajude-nos nesta campanha! Divulgue esta idéia!”

CAOPE, "ORAR E VIGIAR"

Estava preparando uma postagem sobre a situação do CAOPE, quando fui alertado, numa leitura do blog estouprocurandooquefazer, que reproduziu matéria da Comunicação da Prefeitura, sobre o retorno do funcionamento do Centro, após três dias de interrupção para colocação dos tapumes.

Pelo visto, momentaneamente, a situação está resolvida. No entanto, há relatos de profissionais que contestam a mudança de endereço da unidade, sob alegação que sua localização, no Hospital Ferreira Machado, é estratégica e atende a possíveis emergências que podem surgir em atendimentos específicos. Principalmente, no caso de hemofílicos.

Sugiro, desde já, que os interessados diretos pelo pleno funcionamento do CAOPE – familiares dos pacientes, profissionais da Saúde, jornalistas, bloqueiros e cidadãos em geral formem uma comissão e requeiram uma audiência ao secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano para discutir o assunto. Ofereço-me para a tarefa que me couber.

Como tenho certeza que a luta não se esgotou, reproduzo dois comentários que expressam o sentimento geral:

Victor Frias deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE: DEPENDE DE NÓS": 

O que podemos depreender, após a primorosa resposta do MP, quanto a reclamação referente ao Centro de Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais (Caope), é que realmente não há um "DESMANDO ADMINISTRATIVO", HÁ UM DESCASO ADMINISTRATIVO, UMA TOTAL INSENSIBILIDADE SOCIAL, UMA ENORME INABILIDADE TÉCNICA SOMADA A UM ARREMEDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 

Concernente ao ACHISMO é um cacoete contraído por uma grande parcela de campistas, quando achávamos que teríamos transparência na aplicação do bilionário erário, quando achávamos que políticas de saúde, transporte, educação, infraestrutura, etc., proporcionariam dignidade e não nos seriam ofertados como óbolo, quando achávamos que os Poderes seriam independentes e harmônicos entre si (art. 2º, CRFB/88). Enfim, achávamos que não teríamos MAIS DO MESMO.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "CAOPE: DEPENDE DE NÓS": 

RETORCEDERAM Fernando.
Sentiram a pressão e afirmam no site da prefeitura que o caope continua atendendo no HFM com entrada´¨ pelo setor de informação¨.
Apenas não convenceram no que se refere à paralização por 3 dias.
Mas continua a questão:O caope , pelo seu oerfil de atendimento deve funcionar em hospital e não num PU, MESMO QUE, segundo eles, PROVISORIAMENTE.

GRUPO ESCOLAR BARÃO DE MACAÚBAS

Vista frontal do centenário Grupo Escolar Barão de Macaubas

Sou fidelense de nascimento. Cresci nas cercanias do morro do Careca, à época de minha infância, um bairro periférico da “cidade poema”. Bem próximo de minha casa, ficava o grupo escolar Barão de Macaúbas, a construção mais imponente daquela região.

O nome do colégio faz justiça à um pedagogo e médico, nascido na chapada Diamantina, Bahia, nos primeiros anos do século XIX, que entre muitas virtudes, duas se destacam: primeira, ter adaptado Os Lusíadas para leitura infantil e depois de ter sido responsável pela formação de grandes brasileiros, entre os quais Castro Alves e Rui Barbosa.

Lá, no Barão de Macaúbas, meus irmãos e eu cursamos o primário. Tivemos o primeiro contato com o conhecimento formal. O Barão é, portanto, inesquecível para nós. Agora o velho Grupo, como nós o chamávamos, faz 100 anos. Se meu irmão, Antonio Roberto, estivesse aqui, se encarregaria das homenagens, mas na sua ausência, minha irmã, Lúcia, faz este singelo, belo e emocionante registro. Confira:

HOMENAGEM AO GRUPO ESCOLAR BARÃO DE MACAÚBAS NO SEU CENTENÁRIO

EU JÁ PISEI O SEU CHÃO, MEU DOCE GRUPO ESCOLAR!
E É COM MUITA EMOÇÃO QUE DE VOCÊ VOU FALAR!
EU AINDA USAVA TRANÇAS QUANDO AQUI APORTEI
E SÃO TANTAS AS LEMBRANÇAS QUE JAMAIS ESQUECEREI!

NO SEU PÁTIO ENSOLARADO _ISSO EM TODAS AS MANHÃS_
NINGUÉM FICAVA DE LADO DAS MIL BRINCADEIRAS SÃS.
MAS BASTAVA UM SINAL DA ANTIGA "CAMPAINHA"
E O SILÊNCIO ERA TOTAL! NÃO SE OUVIA UMA MOSQUINHA!

E, COM A MÃO SOBRE O PEITO, EM POSIÇÃO MARCIAL
CANTÁVAMOS
, RESPEITOSOS, NOSSO HINO NACIONAL.

A ESCOLA ERA DE TODOS E NÃO TINHA DISTINÇÃO
PRETO, BRANCO, POBRE, RICO, SEMPRE A MESMA EDUCAÇÃO.

O ENSINO DE QUALIDADE E SEM NENHUM PRIVILÉGIO!
MEU DEUS! MAS QUANTA SAUDADE DO MEU PRIMEIRO COLÉGIO!
COM RIGOR, MAS COM TERNURA, AS MESTRAS MUITO QUERIDAS
PLANTARAM EM NÓS A CULTURA PRA SEMPRE, EM NOSSAS VIDAS

RODINHA DE TABUADA! CONFESSO: NINGUÉM MERECE!
MAS DEPOIS DE DECORADA A GENTE JAMAIS ESQUECE.
MATEMÁTICA, LINGUAGEM E ESTUDOS SOCIAIS
TAMBÉM ALGUMA ABORDAGEM EM TRABALHOS MANUAIS.

EDUCAÇÃO FÍSICA E MÚSICA, GRAMÁTICA E REDAÇÃO
A GRADE CURRICULAR NÃO ERA BRINQUEDO NÃO!
E HAVIA A SABATINA PRA TESTAR NOSSO SABER
EU ME SENTIA HEROÍNA EM CUMPRIR COM O MEU DEVER!

MEU BARÃO DE MACAÚBAS ! NESSE SEU ANIVERSARIO
POSSAMOS COMEMORAR NÃO SÓ O SEU CENTENÁRIO
MAS, A DEUS VAMOS ROGAR QUE ABENÇOE O SANTUÁRIO
_ O QUAL VOCÊ REPRESENTA _ POR SER UM EDUCANDÁRIO
QUE TANTOS SONHOS ACALENTA !

TENHA A CERTEZA QUE ÉS, PARA MUITAS GERAÇÕES,
QUE AQUI BOTARAM OS PÉS, UMA PRESENÇA MARCANTE
DE UM PASSADO EXUBERANTE, COMO UM GRANDE DIAMANTE
CRAVADO NOS CORAÇÔES.!

Maria Lucia Fernandes Rocha

FRENTE DEMOCRATICA DENUNCÍA PREFEITURA AO MP

Os presidentes de partidos políticos que integram a Frente Democrática estão, nesse momento, na sede do Ministério Público Estadual, onde deverão protocolar a notícia sobre a disparidade dos números do programa Morar Feliz da Prefeitura de Campos.

O documento pede providências e investigação detalhada, uma vez que o Governo já desembolsou recursos superiores a 235 milhões de reais, cerca de 65 por cento do valor total, o que corresponde a 3 mil 362 casas, mas só entregou até agora 650 residências.

Pelo cronograma da Prefeitura, 5 mil e 100 casas seriam entregues nos 2 primeiros anos do governo. E outro tanto igual nos 2 últimos anos.

Um monte de gente acreditou. 


CORREÇÃO, 15:29h, 22/02/2011: Por equívoco, informei que a denúncia era sobre os números controvertidos do programa Morar Feliz. Esta será a denúncia da semana que vem. A de hoje foi sobre a obra de maquiagem do Canal Campos Macaé, de números também tão turvos quanto a água que corre por lá.

UMA JUIZA NA 100ª ZONA ELEITORAL DE CAMPOS

Em sessão plenária administrativa, ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro escolheu a juíza Gracia Cristina Moreira do Rosário para assumir a titularidade da 100ª Zona Eleitoral de Campos.

Confira o aviso oficial:

AVISO

O Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Desembargador
SERGIO LUCIO DE OLIVEIRA E CRUZ, disponibiliza a listagem dos magistrados escolhidos na sessão plenária do dia 21/02 para a titularidade de zonas eleitorais de Campos dos Goytacazes, Capital, São Gonçalo e São João de Meriti, seguindo as Resoluções que regem a matéria.

 Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2011.

 Desembargador SERGIO LUCIO DE OLIVEIRA E CRUZ

Presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

 EDITAL Nº 19/10 – CAMPOS DOS GOYTACAZES

100ª Zona Eleitoral – Campos dos Goytacazes - GRACIA CRISTINA MOREIRA DO ROSÁRIO

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

A BOMBA DA EDUCAÇÃO

CAOS: Falta de funcionários, materiais escolares, segurança e turmas super lotadas, deixam a Educação em Campos prestes a explodir.

Leia a postagem completa no blog do Dignidade:
dignidadecampos.blogspot.com

CAOPE: DEPENDE DE NÓS

Estou preparando postagem, com sugestões para avançar na luta em defesa dos pacientes desassistidos.

CLÉRIGO MUÇULMANO PEDE ASSASSINATO DE KADHAFI

O clérigo Yusuf al-Qaradawi quer a cabeça de Kadhafi

O influente pregador muçulmano Yusuf al-Qaradawi lançou uma 'fatwa', lei islâmica, nesta segunda-feira, destinada a fazer com que cada soldado do exército líbio tenha na mira de suas armas o homem forte do país, Muammar Kadhafi.

"Qualquer pessoa no exército líbio que puder atirar em Kadhafi deve fazê-lo", disse Qaradawi - um clérigo nascido no Egito, mas que vive no Qatar - à emissora Al Jazeera.

Ele também pediu a embaixadores líbios no mundo todo que se dissociassem do regime de Kadhafi, o que já vem acontecendo.

Qaradawi, de 85 anos, apresenta um programa popular na Al Jazeera e tem ligações com a Irmandade Muçulmana do Egito.

O clérigo sunita teve participação nos protestos que derrubaram o presidente do Egito, Hosni Mubarak, apelando para que o egípcio abandonasse o poder durante os 18 dias de protesto.

Fonte: G1, com agências internacionais

CAOPE "EM OBRAS": ATÉ QUANDO?

A foto da Paula mostra o CAOPE cercado de tapumes, fechado com cadeado

O desmonte do CAOPE – Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais – e sua anunciada transferência do Hospital Ferreira Machado para o PU de Guarús vêm inquietando a sociedade. Há uma estimativa que 6 mil pacientes são dependentes deste tratamento especializado.

Recebo e reproduzo este comentário que dá bem a dimensão funcional  desta unidade. Repare que o tamanho social do CAOPE é inversamente proporcional ao comportamento do governo municipal sobre a questão.

Lei e se manifeste:

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "EX-PREFEITO OPINA SOBRE MUDANÇA DO CAOPE": 

OBS: Recebi esta mensagem e estou repassando como pediram...!!!!!!!!!!!!!!!!!! 


O CAOPE (Centro de Assistência Odontológica a Pacientes Especiais) funciona há 17 anos no Hospital Ferreira Machado em Campos dos Goytacazes/RJ. 

Sabemos do comprometimento da equipe e da preocupação e cuidado que esses profissionais têm com seus pacientes. 

Se as pessoas (Rosinha, por exemplo), tivessem se colocado no lugar dos familiares desses pacientes, não teriam tomado uma atitude dessas.

Estão querendo fazer uma obra no PU de Guarús para abrigar provisoriamente o CAOPE, obra esta que ainda não começou e para daqui há alguns meses ou anos, a obra do HGG começar. O HGG segundo eles, será o local definitivo do Caope.

O CAOPE precisa da estrutura de um grande hospital para funcionar já que atende 
pacientes com HIV, seqüelas de AVC, Hepatite C, Tuberculose, Paralisia Cerebral, seqüelas de meningite,Cardíacos, Deficiente físicos, Deficientes Visuais, Diabéticos, Hipertensos, Hemofílicos,etc...etc...etc e esse hospital tem que ser o HFM!!!

No caso deste último, a situação ainda é mais complexa já que o paciente hemofílico precisa de medicações antes do procedimento dentário e essas medicações são oferecidas pelo hemocentro, que logo, se situa dentro do Hospital Ferreira Machado e não no PU de guarús ou HGG. 

A situação é muito mais complexa do todos imaginam. Desejo profundamente que outras pessoas abracem essa causa nobre a favor dos pacientes especiais de Campos e cidades vizinhas.


O CAOPE hoje, atende a várias cidades, dentre elas: Rio das Ostras, Italva, São Fidélis, Itaperuna, Macaé, Conceição de Macabu, São Francisco, São João da Barra, Natividade, Carapebus, Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã, etc.

Que haja uma luz no fim do túnel!!!!!!!!!!!

Segundo informações de pacientes, o CAOPE atende a várias instituições de Campos como: APAE, APOE, APAE, Projetos Municipais, Abrigo João Viana, Hospital Henrique Roxo, CRA, CTA, DST/AIDS, e também instituições de outras cidades.

OBS: A foto que ilustra o texto é uma colaboração da Paula Oliveira e o comentário é de um leitor anônimo.

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu agora pouco no Hospital Ferreira Machado, Luciana  esposa do nosso companheiro, Walter Silva Júnior. 

A Waltinho e demais familiares nossa solidariedade.

Ainda não há informações sobre local e horário do velório e do sepultamento. Recebi a notícia   através  dos amigos Raphael Sardinha e Joca Muylaert. 

Siga em Paz Luciana.

Atualizaç
ão- 10:31h. O corpo de  Luciana Pessanha do Amaral, 35 anos,  será  levado primeiramente para o Instituto Médico Legal .

Atualização -12:54-
 O corpo de Luciana já está na capela do Cemitério do Caju. O sepultamento deverá ocorrer amanhã, no cemitério de Santo Amaro.

Do blog: estouprocurandooquefazer, postado por Jane Nunes.

domingo, fevereiro 20, 2011

UMA BOFETATA DETONOU AS REVOLUÇÕES NA ÁFRICA

Bouazizi, mártir que se auto-imolou depois de ser esbofeteado

Bouzizi recebe visita do presidente Zine Ben Ali, em coma

Tunísia, Egito, Argélia, Bahrein, Marrocos e Líbia ditaduras oligárquicas, fundamentalistas do Norte da África estão incendiadas pelo fogo da liberdade. Déspotas longevos caem e cairão um após outro. Não há como conter a fúria santa do povo oprimido.

O epicentro desse movimento de massa foi a auto-imolação de um quitandeiro de rua, Mohamed Bouazizi, de 26 anos, esbofeteado por um agente oficial da ditadura tunisiana, por vender frutas e legumes em região não permitida.

Humilhado e ofendido, Bouazizi, que passou a praticar o comércio ambulante porque estava desempregado, num gesto extremo, banhou-se de gasolina e ateou fogo ao próprio corpo. Chegou a ser socorrido, mas morreu 4 dias depois.

O martírio voluntário do jovem tunisiano serviu como gatilho da explosão cidadã, primeiro na Tunísia e depois por todo norte africano. 

Quem, na verdade, matou Bouazizi foi a intolerância, a corrupção, a violência, o preconceito brutal do regime fechado, sob controle de braços de ferro, da mão armada.

Os iguais de Bouazizi resolveram não imitá-lo. Preferem incinerar os seus algozes.

PREFEITURA PROMETE AS CASAS PARA FIM DE 2011

Registro correspondência do ex-prefeito Sérgio Mendes sobre o novo prazo para entrega das 5 mil e 100 casas prometidas pela prefeita de Campos, no palanque eleitoral, para os 2 primeiros anos de governo.

Pelo visto era para acreditar, “pero no mucho!”.

Olha aí o e-mail de Sérgio:

Fernando, hoje pela manhã lendo uma matéria sobre a construção das casas populares do governo da prefeita sub-júdice Rosinha GAROTINHO, fiquei surpreso com a afirmação do coordenador de infraestrutura da Secretaria de  Obras da PMCG, Sr. José Antonio Petrucci, que até o final do ano de 2011 as obras estariam concluídas e entregues. Até outro dia atrás, eles haviam informado que, em maio, entregariam todas prontas. Pelo visto, mais uma vez, adiaram as entregas. Fica a indagação: É falta de planejamento, pagamento ou incompetência, todas estas informações desencontradas?

Sérgio Mendes

A VOZ ROUCA DAS RUAS II


“Todo Poder emana do Povo e em seu nome deve ser exercido”. Mais do que um artigo da Constituição brasileira, essa expressão é uma exortação à tão combalida coragem cívica, que todos devem ter.
Guardando as proporções, não custa lembrar que uma carcomida ditadura vingativa e excludente de mais de 30 anos, no Egito, não resistiu a 18 dias da valentia do povo nas ruas. Ruiu. Desabou.
Por aqui não precisamos chegar a tanto. Mas não deixam de ser alvissareiras as manifestações da sociedade, mesmo que anônimas, em defesa do reequipamento do CAOPE, desmontado do Ferreira Machado e sem prazo para ser reaberto, à despeito das imensas dificuldades de tantos pacientes especiais.
Não custa lembrar que os assistidos não podem se auto defender. Alguém deve falar por eles.
Confira os comentários que eu trouxe para a página principal do blog, além de outros tantos:
Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A VOZ ROUCA DAS RUAS": 
A paciente de 22 (e não 13) com paralisia cerebral, peregrinou buscando atendimento,graças à Deus um dentista da equipe do CAOPE foi localizado e saiu às pressas de seu consultório e prestou o devido atendimento sem nem poder entrar pela entrada do CAOPE que está com tapumes e operários trabalhando. Mas cumpriu com o seu dever e honrou sua profissão.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "A VOZ ROUCA DAS RUAS": 
Parabéns ao Fernando Leite pela sua luta a favor dos 6.000 pacientes especiais que estão sem atendimento, inclusive de emergência.
Os "poderosos" do HFM e da prefeitura pleiteam o espaço do CAOPE com a explicação hipócrita de instalar ali a emergência pediátrica.
Mas e as crianças especiais?
 
Por que não utilizar um espaço doS estacionamentoS para tal função?
Essa luta continua.
Parabéns também ao ex-prefeito Sérgio Mendes, que abraçou esta causa desde a fundação do CAOPE.