terça-feira, novembro 30, 2010

CALVÁRIO

Luiz Paulo Moreira Pessanha é um cidadão campista que mora na avenida Principal, s/n, na localidade de Mundéos, no quinto distrito. Há dois anos teve diagnosticado hepatite, do tipo C e desde então luta, diuturnamente, pela vida.

Em agosto deste ano, o seu médico recomendou que ele passasse a fazer uso de um medicamento que se chama GRAWLOKINE (filfretina) de 300 mg, na quantidade de 12 ampolas por mês. O problema é que cada unidade custa pouco mais de 400 reais.

Luiz Paulo buscou o remédio na Farmácia da Prefeitura e não achou. Tentou uma solução pacifica para conseguir o medicamento. Não deu certo. Luiz Paulo ouviu dizer que na Constituição brasileira está escrito que Saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado.

Sem alternativa, entrou com um processo na 5ª Vara Cível – 0017028-85.2010.8.19.0014 e aguarda, há 3 meses, que o governo cumpra a decisão judicial e compre o remédio que pode lhe garantir a vida.


ATUALIZAÇÃO 01/12/2010 - 23:20h: Achei oportuno e esclarecedor o comentário do Fábio, por isso optei por postá-lo, nesta atualização:



Estimado FERNANDO,

Detalhes:

1) o processo não tramita na 5ª Vara Cível de Campos/RJ não; ele foi distribuído para a 3ª Vara Cível; é válida a correção pois são Magistrados diferentes, ok?

2)o Município de Campos dos Goytacazes/RJ interpôs Agravo de Instrumento (n.º 0050287-16.2010.8.19.0000) contra a decisão do Juízo da 3ª Vara Cível, Agravo este que foi distribuído para a 16ª Câmara Cível do TJ-RJ, sob o argumento que o valor da multa diária imposta, pelo Juiz, para o caso de descumprimento, no valor de R$5.000,00, é exagerado;

3)o Relator, Desembargador EDUARDO GUSMÃO ALVES DE BRITO NETO, em decisão monocrática datada de 01/10/2010, DEU PROVIMENTO parcial ao recurso interposto pelo Município de Campos-RJ, na
forma do artigo 557, §1º-A, do Código de Processo Civil, apenas para REDUZIR a multa diária para o valor de R$500,00.

Abcs!
 



Postado por Fábio Gentil no blog
 Fernando Leite em 1 de dezembro de 2010 22:50

VAI DAR QUÓRUM?

A decisão inesperada do vereador Kelinho de abandonar o plenário momentos antes da votação do parecer da Comissão de Orçamento e Finanças que, desconsiderou a análise do TCE e recomendou a aprovação das contas do ex-prefeito Mocaiber, no exercício de 2008, desencadeou uma nova maratona de negociação.

Logo após a suspensão da sessão por quebra de quórum – os vereadores da base aliada se retiraram para não correrem o risco de uma derrota, uma vez que Kelinho era o décimo segundo voto – o prefeito Nelson Nahim foi comunicado e convidado a interceder para conseguir o recuo do vereador rebelde.

Na configuração da votação das contas do último ano da gestão Mocaiber, que inclui a temporada de 43 dias do Roberto Henriques, firmaram compromisso de seguir o parecer da Comissão de Orçamento, pela aprovação, os vereadores Magal, Edson Batista, Albertinho, Gil Vianna, Vieira Reis, Papinha, Dona Penha, Abdu Neme, Altamir Bárbara, Jorge Rangel, Dante e Kelinho (?).

A matéria volta na sessão desta terça feira. Se houver quórum.

SECRETÁRIO CORTES SERÁ O MINISTRO DA SAÚDE

Depois de uma audiência, ontem à noite, na Granja do Torto, em Brasília, com o governador do Rio, Sergio Cabral, a presidente eleita do Brasil, Dilma Roussef, anunciou o atual secretário de Estado de Saúde, Sérgio Cortes, como o novo Ministro da Saúde, em substituiçao a José Gomes Temporão.


Na vaga de Cortes, o governador Cabral indicará Monique Fazzi. A idéia é manter o mesmo perfil técnico no comando da Saude estadual.

segunda-feira, novembro 29, 2010

REGISTRO DE MALUF SERÁ JULGADO NESTA TERÇA

Da Agência Brasil

brasil@eband.com.br

O recurso do registro do candidato Paulo Maluf (PP-SP) pode ser julgado na noite desta terça-feira pelos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso, liberou o processo para inclusão na pauta. 

Maluf foi o terceiro candidato mais votado para deputado federal em São Paulo, mas seus quase 500 mil votos não foram computados porque concorreu com o registro negado. 

O relator já havia negado o recurso de Maluf no dia 15 de outubro por entender que o candidato contestou a decisão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) fora do prazo. Maluf foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa pelo tribunal paulista devido ao artigo que diz que ficam inelegíveis, por oito anos, aqueles que foram condenados por órgão colegiado por ato doloso de improbidade administrativa.  

Ficha Limpa


Em sua decisão, o ministro Marco Aurélio abordou apenas a questão preliminar sobre os prazos do recurso e não analisou o motivo que levou o TRE-SP a negar o pedido do candidato. No julgamento de amanhã, ele pode colocar em pauta apenas a questão dos prazos ou trazer também a questão principal do registro para apreciação dos ministros. 

Quanto aos prazos, o argumento de Marco Aurélio deve ser derrubado pelo plenário, pois há entendimento consolidado da Corte na direção contrária do que é defendido pelo ministro. O relator também deve ser vencido em relação à não aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano – defendido em todos os casos que ele julgou até o momento –, pois a Corte definiu que a norma deveria ser aplicada já nas eleições de 2010. 

O registro de Maluf só não será julgado amanhã caso o ministro retire o recurso da pauta de julgamento.



Do Blog: E os outros Malufs, quando subirão no cadafalso?

UM JOVEM CORRESPODENTE DE GUERRA NO MORRO DO ALEMÃO

Aluizio Freire Do G1 RJ

Um jovem de 17 anos se tornou repentinamente uma das maiores celebridades e repórter em tempo real dos conflitos no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Morando em uma pequena casa no Morro do Adeus, em frente à área de conflito, Renê assistiu a cada passo da operação e passou a postar os acontecimentos no twitter “Voz da Comunidade”. De 180 seguidores, no sábado, às 9h30 desta segunda-feira (29) já alcançava quase 22 mil seguidores.

“Sempre tive vontade de fazer alguma coisa pela minha comunidade. As pessoas que vivem aqui são sofridas, não têm direito a nada, tudo é precário. Pedi ajuda no colégio para fazer um jornalzinho e para reproduzir com xerox. Me ajudaram. Depois, ganhei um laptop usado e comecei a postar tudo no twitter. Não pensei que ia ter tanta repercussão”, conta ele.

A repercussão ganhou espaço na mídia, e o rapaz passou a ser requisitado para dar entrevistas em jornais, rádios e emissoras de televisão até do exterior. Ágil no computador, ele reponde às mensagens de todos os seguidores, a maioria comentando a repercussão de sua iniciativa. Uma das admiradoras e que convocou a todos para seguirem a “Voz da Comunidade” foi a autora de novelas Glória Perez, em seu twitter.

Medo e orgulho

A avó do rapaz, Nancy, de 57 anos, 40 deles morando na comunidade, foi uma das mais preocupadas, no início. “A gente sempre fica com medo, né? Poderiam interpretar o que ele estava fazendo de outra forma. Todo mundo foi contra. Mas agora, estamos orgulhosos”, disse.

A mãe, Cristina, de 38 anos, que tem outros dois filhos, um menino de 14 e uma menina de 8, também ficou com medo. “Nós conhecemos a realidade de violência dos moradores. Os tiroteios aqui são constantes, embora desta vez tenha sido uma coisa terrível. Várias vezes as crianças tiveram que ficar deitadas embaixo da cama por causa dos tiros.” “Esperamos que as coisas mudem e que a gente tenha direito a ter paz”, pede ela.

A pedido do G1, o rapaz escreveu um relato. Leia a íntegra abaixo:

"Eu comecei o jornal com 11 anos de idade, a ideia foi na escola Municipal Alcide de Gasperi. Eu resolvi participar do jornal escolar durante um tempo e logo depois me interessei e perguntei à diretora se eu poderia criar um jornal para a minha comunidade e se ela podia dar apoio e tirar as cópias.

Ela me deu todo apoio e fizemos as cópias. Consegui recentemente um notebook usado da secretária de comunicação do governo estadual e uso ele pra editar o jornal e twittar bastante!!!

Diante do que aconteceu na comunidade, comecei a publicar alguns acontecimentos da operação policial.

Comecei a publicar no meu twitter pessoal, e logo em seguida meus seguidores pediram pra eu colocar informações direto do @vozdacomunidade. Começou a ter repercussão depois que dois seguidores famosos divulgaram: Glória Perez (@gloriafperez) e o personagem do twitter Hugo Gloss (@HugoGloss).

Meu objetivo sempre foi prestar serviço à comunidade e ajudar de alguma forma. Usei a ferramenta do twitter para isso e vou continuar twittando porque precisamos de mais investimentos na comunidade, como educação, saúde, saneamento básico e segurança.

Esperamos que a comunidade receba mais investimentos do governo nesta comunidade, que na época em que eu criei o jornal apenas existia a associação de moradores como orgão público na comunidade. O governo ainda não tinha implantado as obras do PAC aqui na comunidade, era pouco comentado sobre o Morro do Adeus e o Alemão."

domingo, novembro 28, 2010

CREDENCIAMENTO PARA COBERTURA DA DIPLOMAÇÃO NO TRE

Fonte site do TRE: 


Desde o último dia 19, a Assessoria de Comunicação Social do TRE-RJ recebe os pedidos de credenciamento para sessão pública de diplomação dos eleitos em 2010.  A lista com nome e identidade dos profissionais deve ser enviada para o endereço eletrônico ascom@tre-rj.gov.br até o dia 10 de dezembro, impreterivelmente. A solenidade vai ser realizada no dia 16 de dezembro, a partir das 14 horas, no Theatro Municipal, na Cinelândia, Centro do Rio. As credenciais vão ser retiradas também no dia 16 de dezembro, a partir das 12h30, no anexo do Theatro Municipal, na Avenida Almirante Barroso, 14/16, portaria.

Cinco frisas e dois camarotes vão ser ocupados exclusivamente por fotógrafos e cinegrafistas, enquanto repórteres acompanharão a cerimônia da galeria. A restrição de espaço obriga a um credenciamento seletivo. A preferência será dada a veículos de comunicação oficiais e empresas jornalísticas de grande circulação ou audiência. Uma parceria do TRE-RJ com a Alerj permitirá que as fotos do evento e de todos os diplomandos sejam baixadas a partir de um link, a ser disponibilizado no site www.tre-rj.gov.br.

Do Blog: O TRE, no entanto, não informa como fica a situação dos que disputaram as eleições subjudice. Espera-se que os fichas sujas sejam julgados em tempo, pelo TSE. 

APA PRECISA DE NOSSA AJUDA

O e-mail é do meu querido amigo Luciano Aquino. O pedido é o que segue:

A Associação de Proteção aos Animais de Campos dos Goytacazes precisa de sua ajuda.
A APA trata com carinho e muita dedicação centenas de cães e gatos  fugidos ou  que foram vítimas de maus tratos, violência, acidentes, doenças ou simplesmente abandonados. E continua recebendo animais. A associação conta com canis, gatis e centro médico, mas tem uma despesa mensal relevante. Só de ração, por mês, é gasta cerca de uma tonelada e meia.
A APA é organizada por um grupo de verdadeiros abnegados, e precisa do apoio da sociedade.
Entre os principais itens de necessidade da APA estão material de limpeza (desinfetante, vassouras, cloro, etc), luvas plásticas, ração, toalhas ou lençóis usados e jornais velhos.

A APA/Campos funciona na Br 101 (avenida Carlos Alberto Chebabe), km 7,5, galpão "D" - box 19, antiga Ceasa, bem próximo à entrada do aeroporto. 
Telefones: (22) 27257619 / 92675080 / 81272489. Falar com sra. Adelina, Carlos Frederico ou Júlio.
A associação também está possui um site: www.apaprotecaoanimal.org.br

POESIA NA TOMADA DO ALEMÃO

Não se pode dizer que o confronto do Rio acabou, com a tomada do complexo do Alemão, uma região de favelas, com uma população, numericamente, próxima do Município de Campos dos Goytacazes.

Essa batalha talvez esteja próxima do fim, mas a guerra é definitiva, ao que parece e nunca houve nada semelhante na história da segurança Pública do Estado.

O tráfico é uma rentável atividade econômica, com ramificações em vários países do mundo e tentáculos em instituições sólidas e acima de todas as suspeitas. Não é fácil abatê-lo.

Mas, agora, depois da tempestade de fogo, a que esteve exposta a cidade do Rio de Janeiro, é, absolutamente, natural que a população, principalmente, a que estava sob o império do crime, valha-se de metáforas e simbologias para marcar seu sentimento de alívio.

É o que fez uma senhora, moradora do morro do Alemão, que entregou aos jornalistas uma carta manuscrita em que dizia “liberdade, liberdade abre as asas sobre nós. Graças a Deus”. É um desabafo clandestino. Comovente. É poesia pura nos escombros da favela resgatada.

sábado, novembro 27, 2010

ULTIMATUM

Encerrou, com o por do sol, o prazo para rendição voluntária dos traficantes amotinados no complexo do Alemão. Agora há pouco recomeçou o tiroteio entre bandidos e as Forças de Segurança, o que pode significar que os policiais estejam subindo as vielas da favela da Grota. A Imprensa não noticia o avanço das tropas por razões de segurança.

Jovens moradores das favelas que compõem o complexo do Alemão, nesse momento, se comunicam via twitter e chats com amigos da cidade e de outras favelas. Segundo esses relatos, o clima no morro foi de aparente calmaria durante a tarde.

O comando das operações militares tem pronto um plano de tomada do complexo do Alemão para ser executado na noite de hoje.

INTRIGA

Essa gente é ruim como um autoritário delfim. Imagina, que anda espalhando que o deputado federal Garotinho desabalou do Rio até a nossa vila formosa de São Salvador dos Campos para presidir uma reunião, hoje à tarde, em sua casa, quando ficou definida a votação das contas do ex-prefeito Alexandre Mocaiber.

Caso isso fosse verdade, desde já o resultado do julgamento da Câmara Municipal estaria viciado. Fosse qual fosse. Ficaria evidente que, ao invés de um julgamento técnico, prevaleceria o interesse político-partidário.

A notícia só pode ser intriga. Não acredito que a altiva base governista se submeteria a tamanha vassalagem.

sexta-feira, novembro 26, 2010

SOLIDARIEDADE

Queridas pessoas irmãs,
vou ser submetido a intervenção cirúrgica para 4 pontes de safena.
Para tal, necessito doadores de sangue.
A doação de sangue é um ato de reposição do banco de sangue.
Todo tipo sanguíneo é aceito.
Neste caso, basta informar, no ato de doação, a ser feita no 
HEMOCENTRO DO HOSPITAL FERREIRA MACHADO:
Data da Cirurgia: 29 DE NOVEMBRO (fazer doação até este dia).
Cirurgia a ser feita no HOSPITAL ESCOLA ÁLVARO ALVIM.
Paciente: Gustavo Polycarpo Péres
Preciso de 20 doações para a cirurgia.
Muitíssimo grato,
de coração.
Gustavo.

CARTA ABERTA DA PROFESSORA LUCIANA

Caro Fernando Leite,

Sou professora concursada da rede municipal de Campos, tenho duas matrículas e, na tentativa de demonstrar minha indignação e meu repúdio diante da desvalorização que a atual gestão municipal tem dispensado a nós, servidores públicos municipais, envio esse email que expõe um pouco da situação em que nos encontramos hoje.
Depois de aprovado na câmara o aumento no auxílio alimentação que foi de 150 para 200 Reais, a prefeitura aparece com uma novidade: Os servidores com duas matrículas não receberão, a partir desse mês, o benefício nas duas matrículas, apenas foi concedido em uma.
Tenho que ressaltar que as matrículas são totalmente distintas uma da outra, temos os mesmos direitos a partir do momento da posse nos cargos públicos, afinal, fizemos dois concursos e trabalhamos igualmente em cada uma delas, cabendo à prefeitura, portanto, respeitar nossos direitos!
Ao prestarmos um concurso público, estamos diante de um edital que nos oferece salários e benefícios, bem como dispõe sobre as obrigações e deveres de nossas funções, no entanto, agora o governo municipal, que deu um mísero aumento de 50 Reais no auxílio alimentação, retira o benefício de uma das matrículas dos servidores que, legalmente, possuem duas.
O fato é que fizemos dois concursos, passamos por estágio probatório nas duas matrículas, temos descontos em cada um dos salários, trabalhamos dobrado, declaramos imposto sobre as duas matrículas, no entanto, o benefício virá apenas em uma. Lamentável!
A lei que nos dá o direito de ter dois empregos públicos, nos dá o direito também de ter os mesmos benefícios nos dois empregos, uma vez que somos parte do quadro efetivo dos servidores municipais como todos os outros funcionários.
Recebemos dois salários porque trabalhamos duas vezes e pagamos impostos duas vezes, por que, então, o benefício será apenas concedido em uma das matrículas?
Essa medida também já é usada para as servidoras que possuem duas matrículas ao receber o salário maternidade que só é pago em uma delas.
Esperamos que os nobres vereadores, diante de tal fato, venham nos dar uma resposta sobre esse descalabro cometido pelo executivo municipal.
Contamos também com a defesa dos sindicatos diante da desvalorização dos servidores, que vêm sendo profundamente desrespeitados ao longo da trajetória do atual governo.
Se continuar assim, daqui a pouco a prefeitura vai tentar dizer que quem tem duas matrículas só pode se aposentar com uma!
Se possível, peço que publique!
Obrigada!


Luciana Gonçalves de Oliveira


MÃE DE BOLSISTA RECLAMA

De: Geovana
Assunto: bolsas de estudo do ensino fundamental

ola,FERNANDO LEITE,estou enviando este email em busca de um apoio na luta para a renovaçao das bolsas de estudos de nossos filhos  na rede privada de educaçao.neste final de ano como e de costume sempre renovamos as matriculas  de nossos filhos , mais fomos surpreendidos com a noticia que a prefeitura cortou todas as bolsas de estudo na rede privada.que a senhora secretaria municipal de educaçao teria informado em reuniao  com o sindicato das escolas particulares,que o municipio nao iria mais ter alunos bolsistas no ensino particular.E ainda orientou que as escolas orientasse seus alunos para se matricularem na rede municipal.Agora vamos as nossas perguntas ao SR.PREFEITO NELSON NAHIM;
1-cade o governo da educaçao,onde em campanha voces diziam que nao iriam maxer com os alunos que ja teriam bolsas.
2-nossas bolsas sao do governo que voces dizem que e do roubo,mais tinhamos nossas bolsas desde que provarmos nossas necessidades.
3-O DINHEIRO DO ROYALTIES NAO E PARA ;EDUCAÇAO,LAZER,CULTURA,ESPORTE ,SANEAMENTO,ENTAO GASTEM COM OS NOSSOS FILHOS.
4-nao faça essa covardia tambem com as escolas que depende de seus alunos para sobreviver,as escolas vao começar a demitir funcionarios.
5-e por ultimo a rede municiapl ainda nao esta preparada para absolver estes alunos.
6-estamos  querendo saber se o prefeito acha justo isto com os nossos filhos.

CARO AMIGO FERNANDO,queria lhe pedir que publique este email para que a sociedade saiba o que esta acontecendo neste governo.
Estamos nos organizando para uma grande manifestaçao  para sensibilizarmos este governo.

E com a palavra nossos vereadores!vao fingir que nao estao sabendo de nada ,ou .....?

 OBS; sou mae de um aluno da escola sao joao batista- limaozinho verde no bairro joao maria.sou assalariada ,e o pai funcionario concursado da rede municipal de saude (auxiliar operacional de saude)

Estamos convocando os responsaveis dos alunos bolsistas( de todas as escolas) para uma grande reuniao,pedimos o seu apoio.

CONTATO PARA REUNIAO;TEL;9852-2052;8815-8309 (geovana e carla)

NOS AJUDE POR FAVOR.

quinta-feira, novembro 25, 2010

O RIO SOB AÇÃO DO CRIME S/A

O confronto aberto contra o crime organizado, no Rio de Janeiro, revela de pronto uma constatação insofismável: nunca, na história do Estado, um governo enfrentou a situação da forma como enfrenta agora. Antes, o que havia, era uma política de segurança pública leniente e cúmplice.

A segunda leitura obrigatória é que os criminosos não são mais bandidos comuns. Estão afiliados em comandos distintos, que por sua vez, se juntam numa Federação do Crime. As táticas usadas indicam que há estrategistas debruçados sobre pranchetas e mapas, cumprindo planos elaborados à luz de teorias de guerra urbana. É o Crime S/A em ação contra a implantação das Unidades de Policia Pacificadora, as UPPs.

Expulsos de seus bunkers pela Polícia, os bandidos querem o resgate de seus territórios pelo uso da força. Não admitem o confisco de seus quintais, onde tinham segurança e conforto. Essa não é uma batalha qualquer, ou mais uma, é uma disputa definitiva. O tamanho do crime é esse. O monstro cresceu na sombra do Estado omisso. E pior que omisso, conivente.

A sociedade carioca, nesse momento, conta seus mortos. Gente inocente que paga com sua vida por décadas de permissividade absoluta, pelo fingimento das autoridades que deveriam cumprir o seu dever e enganaram e mentiram, desavergonhadamente. Canalhas! Alguns ainda, cinicamente, comentando o caos. 

quarta-feira, novembro 24, 2010

PARTIDOS DE CAMPOS PEDEM AUDIÊNCIA NO TRE

O gabinete do deputado federal Arnaldo Vianna, PDT, formalizou, hoje, por ofício, o pedido de audiência ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Nametala Jorge, em nome dos 12 representantes de partidos políticos de Campos que assinaram requerimento exigindo eleições municipais suplementares já e diretas.

A expectativa é que o encontro seja ainda esta semana, ou no mais tardar, semana que vem. Os dirigentes partidários cobrarão do TRE o cumprimento da lei que determina eleições suplementares em 45 dias, após impedimento legal do prefeito. Em Campos, o período de exceção institucional já é de 5 meses, aproximadamente.

ILSAN QUER HIRANO NA CÂMARA

A vereadora Ilsan Viana, PDT, protocolou hoje à tarde, na Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, um requerimento de convocação do secretário de Saúde da Prefeitura de Campos, Paulo Hirano.

O objetivo é ouvi-lo sobre a portaria 005/2010, do dia 19 último, que instaura comissão de sindicância para averiguação de “várias irregularidades” denunciadas, “veladamente” por “diversos segmentos”.

No requerimento, que terá que passar pelo Plenário, a vereadora questiona o texto vago da portaria, que deveria primar pela mais absoluta transparência.

Recentemente, Ilsan apresentou proposta de audiência pública da Saúde Municipal, substituída, por força da bancada governista, em conferência municipal da Saúde.
Eis a portaria:

PORTARIA 005/2010 (*)

O SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE E A GESTORA DO FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE, no uso de suas atribuições legais e com objetivo de dar transparência aos atos e ações de saúde que são públicos e,CONSIDERANDO que veladamente são feitas denúncias no sentido de imputar irregularidades com referência a atos praticados pelos órgãos acima mencionados, sem, no entanto, responsabilizar demonstrando a autoria para que se possam adotar as providências tanto administrativamente como judicialmente;

CONSIDERANDO ainda que essas denúncias partem de vários segmentos, mas como já dito, não apontam quem são os possíveis responsáveis por esses atos que se comprovados terão por parte da atual administração pública municipal a tomada de posição intransigente em defesa do erário, adotando todas as medidas e procedimentos visando impedir que se caracterize qualquer dano;

CONSIDERANDO que o gestor público tem obrigação/dever de não tergiversar quando se trata de lançar qualquer mácula as ações da administração, mesmo que não se tenha nenhum fato comprovado;

CONSIDERANDO que a apuração de qualquer denúncia de irregularidade deve ser apurada e levada as últimas conseqüências, porque isso depura e demonstra a transparência com a coisa que é pública;

R E S O L V E:

a) Instituir com o objetivo acima apontado, uma COMISSÃO DE SINDICÂNCIA

no âmbito dos respectivos órgãos, com o objetivo de proceder apuração minuciosa e completo levantamento quanto aos atos e procedimentos levados a efeito por todos quantos realizem qualquer

relacionamento com as áreas apontadas, determinando funções e atividades desenvolvidas, finalidade e resultado quanto ao interesse público;

b) O prazo inicial para os trabalhos da Comissão será de 30 (trinta) dias prorrogável por mais 30 (trinta) desde que seja requerido de forma motivada aos ora instituintes da Sindicância;

c) Concluído os trabalhos deverá tudo que for apurado, inclusive, se for o caso, com auditoria, remetidos ao Procurador Geral do Município, para que adote todos os procedimentos administrativos e judiciais

que entenda cabíveis e tendentes a ressarcir possíveis prejuízos que vierem a ser constatados;

d) A Comissão fica investida de poderes para requisitar os documentos os processos e procedimentos que se fizerem necessários a verificação e apuração dos fatos;

d) A comissão a que alude essa Portaria é constituída dos seguintes membros:

* Luciano Kezen Padrão;

* Fábio Paravidino da Silva;

* Marcos André Hauaji Leal.

Campos dos Goytacazes-RJ, 19 de novembro de 2010.
Paulo Roberto Hirano
Secretário Municipal de Saúde


(*) A portaria, além do Diário Oficial, foi publicada nos blogs de Claudio Andrade e Estouprocurandooquefazer

terça-feira, novembro 23, 2010

CAMPANHA DE MAMOGRAFIA DIGITAL GRATUITA

Queridos Amigos e Amigas,
O seu clique solidário não custará nada.
Digam aos seus amigos ainda hoje!
O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama em conjunto com a Equipe do Site do Câncer de Mama gerenciam uma campanha que necessita de cliques para alcançar quotas que lhes permitam oferecer mamografias gratuitas a mulheres brasileiras necessitadas.
Demora menos de 5 segundos, mas fará uma grande diferença acessar o site e clicar no botão cor de rosa (canto superior, LE do portal principal) que diz:
"Campanha da Mamografia Digital Gratuita".
Acesse diariamente o Website:
Não demora e não custa nada, ajudem a detectar precocemente o câncer de mama. Ele tem cura!
Observação:
Caso você ainda não saiba, 1% dos casos de câncer de mama acomete os homens.

Obrigado!

Instituto NEO MAMA
de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama
Rua Mato Grosso, 450
Santos-SP  CEP: 11.055-010
Fone/Fax:  (13) 3223-5588
Email: 
neomama@neomama.org.br

TAXA DE LUZ NA JUSTIÇA

A Associação dos Moradores do Bairro Barão do Rio Branco tem pronta para ser ajuizada uma ação civil pública contra a cobrança indevida da COSIP – contribuição para custeio da iluminação pública, em Campos, que trocando em miúdos, quer dizer Taxa de Luz.

O documento está sendo levado pelo Município a fora para a coleta de assinaturas de apoio. A idéia é conseguir o máximo de adesão à iniciativa popular e nos primeiros dias de dezembro protocolá-la no judiciário.

O coordenador do movimento, Marcos Andrade Moreira, espera montar a banca para receber apoio da população, no Boulevard, ainda esta semana.

NOTHING

Enquanto isso, no plácido plenário da Câmara Municipal de Campos, nem houve quórum, nem voou caco.

TORCENDO PELOS BANDIDOS

O Rio de Janeiro é uma cidade conflagrada, partida, exposta à sanha do Poder paralelo do crime organizado. O Estado reage sob os limites da lei, enquanto a bandidagem age, exatamente, alheia às fronteiras da legalidade. É uma guerra desigual e no meio dela, uma população amedrontada. Apavorada.

A situação deveria juntar os Poderes Públicos e a Sociedade Civil, todos contra a barbárie e dessa forma, deixar os criminosos em seu gueto. Mas uma célula da Oposição sistêmica, personalíssima, patológica e escatológica não consegue esconder sua satisfação.

Essa Oposição delinqüente imagina que pode tirar proveito eleitoral do caos e aposta suas fichas no confronto. Não diz, porque é hipócrita e cínica, mas no fundo, no fundo, torce pelos bandidos.

segunda-feira, novembro 22, 2010

UMA CIGANA CAMPISTA VIRA CELEBRIDADE

Sibyla Rudana Varnagy Rodrigues é “descendente de ciganos louvaras húngaros. Atualmente, figura como um dos nomes mais respeitados nos meios culturais ciganos”.

“Formada em Letras, Marketing Político e Jornalismo, Sibyla Rudana tem 10 livros publicados no Brasil e no exterior sobre a cultura romani. Participa de projetos culturais da Universidade René Descartes (Sorbonne), de Paris, no Centro de Pesquisas Romani; pós-graduou-se em Língua Espanhola na Universidade de Salamanca”.

Além desse curriculum, é requisitada, constantemente, para programas de Rádio e TV, pelo Brasil a fora.

O mais curioso nessa história de sucesso pessoal, é que Sibyla nasceu, em Campos e viveu aqui boa parte de sua vida. É contemporânea da minha geração, aluna do Liceu de Humanidades, grande poeta e atriz.

OS MANDANTES

A cena flagrada por uma câmera de segurança, na qual um garoto da puritana classe média ataca, impiedosamente, um rapaz que cruza a calçada com ele, desferindo-lhe um golpe no rosto, com um bastão de lâmpada fluorescente e depois, um outro golpe nas costas, é reveladora. O ataque se deu porque a vítima seria homossexual.

O agressor estava acompanhado, lógico, porque, via de regra, esses calhordas são covardes e nunca agem sozinhos.

Esse delinqüente que usou a lâmpada como arma tem acima dele sua herança cultural. O criminoso não nasce pronto. Sartre ensina que o “o homem é produto do meio”. A mão que atacou é do executor, mas a justificativa para este ato insano está no exacerbamento da intolerância religiosa, sobretudo.

domingo, novembro 21, 2010

ESTÁ ESCRITO

Nem precisa consultar as Centúrias, basta olhar os sinais ao redor. A semana se anuncia incandescente: o leão ferido vai rugir no parlatório e segue em marcha acelerada a revolução dos cravos contra a dinastia da rosa.

ANGU DE CAROÇO

No jornal O Globo, deste domingo, será publicada uma matéria, com chamada de capa, sobre uma fraude miliardária no Rio de Janeiro, que envolve sonegação fiscal no comércio de combustíveis.

O enredo da tramóia é rico e envolve um “deputado ou senador”, de iniciais VM, que ainda não foi, devidamente, identificado, e, supostamente, é o “chefão” do esquema. Há ainda outras figuraças da alta república atoladas no lamaçal, um Ministro de Estado, seu filho, um tal Renó e uma secretária de José Dirceu, além de funcionários da Agência Nacional de Petróleo.

A história remonta ao ano de 2002, quando a quadrilha conseguiu, generosamente, a edição de um decreto da então governadora Benedita da Silva, PT, de substituição fiscal, que autorizava o não pagamento de ICMS na origem da compra do combustível.

Esse decreto generoso foi reeditado em 2005, na gestão Rosinha Garotinho e suspenso nos primeiros meses da gestão do governador Sérgio Cabral, PMDB. As investigações, que já somam 40 volumes, identificaram ainda que a linha telefônica usada pelo parlamentar, o capo do negócio, era da Rádio Melodia do Rio.

Hummmm!!!!

ELEIÇÕES EM CAMPOS: 11 PARTIDOS RECORREM AO TRE

Na manhã desta segunda feira, 22, o documento que exige eleições extemporâneas, já e diretas para prefeito de Campos será assinado por representantes de 11 partidos políticos.

Passo seguinte, será agendada uma audiência com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Nametala Jorge, quando o requerimento será protocolado na corte.

Os partidos de oposição, em Campos, consideram inaceitável a perpetuação injustificada da instabilidade institucional. A idéia é cobrar responsabilidade da Justiça Eleitoral.

sexta-feira, novembro 19, 2010

FATO E VERSÃO: TIRE A SUA CONCLUSÃO

As denúncias de promotoras do Ministério Público Estadual contra o vereador Marcos Bacellar, acusando-o de envolvimento indireto em atos de improbidade administrativa na prefeitura de Cambuci, foram repercutidas e comentadas pelo Garotinho em seu blog: blogdogarotinho.com.br

Por sua vez, Bacellar acaba de postar uma alentada nota de esclarecimento em que apresenta sua defesa e faz desafios. No seu estilo destemido, o vereador assume o centro da cena e promete cobrar responsabilidades dos que o “condenaram” antes mesmo de julgá-lo. Confira: marcosvieirabacellar.blogspot.com


Atualização rápida, 18;47h: Uma ligação telefônica me dá conta que a resposta, no melhor estilo Bacellar, será dada da tribuna da Câmara Municipal, na sessão da próxima terça feira, 23. Se não faltar quorum, vai voar caco!

quinta-feira, novembro 18, 2010

A GATA BORRALHEIRA QUER SER CINDERELA


A aliança do PSB com a base governista, na Câmara Municipal de Campos, parece ter sido inspirada na estória da gata borralheira. Aliado desde a primeira hora do governo da mudança, o partido é achincalhado, permanentemente, pelos vereadores da situação.

Se um Posto médico está fechado, se faltou remédio, se a escola não teve merenda, se abriu um buraco na rua, se choveu muito ou se não choveu a culpa, invariavelmente, é do governo passado do PSB. Os defeitos de antes e de agora têm nome e sobrenome, Alexandre Mocaiber, ex-prefeito e presidente do diretório municipal do partido.

O PSB serve para votar de acordo com as orientações do governo, atende às normas da liderança e ainda tem que ouvir, em silêncio obsequioso, as muitas críticas que lhe são desferidas na lata. É a gata borralheira da estória: serve para o trabalho da cozinha, mas nunca é convidada para o baile na sala.

Cansado e magoado, coube ao vereador Altamir Bábara traduzir, da tribuna da Câmara, a indignação socialista. “Não vamos mais admitir tanta ofensa”, resumiu o parlamentar, com quem fizeram coro os outros dois vereadores da bancada, Jorge Rangel e Abdu Neme.

O final da estória da carochinha é conhecido. No entanto, o desfecho da saga do PSB local ainda é uma incógnita. Vamos aguardar.

É MUITO GRAVE!

A recente descoberta de um cadáver dentro de um container de lixo, no bairro Jardim Carioca, em Guarús, é revelador e gravíssimo. Não se trata do primeiro caso. Os moradores do bairro estão amedrontados e por isso não colaboram com as investigações.

A cena macabra revela um modus operandi de um Tribunal informal, com rito próprio de execução. É muito grave!

CONVITE

O blogueiro José Renato conversou comigo, na última semana, sobre eleições suplementares, rádio e outros assuntos. O resultado da prosa está no seu blog (joserenatorangelduarte.blogspot.com). Se tiver um tempinho, dê uma passadinha lá...

quarta-feira, novembro 17, 2010

DISSIDÊNCIA ANUNCIADA NA CÃMARA

A bancada do PSB, na Câmara Municipal, está insurrecta. Depois de quase dois anos, ouvindo ataques de vereadores governistas contra a gestão do Partido, na Prefeitura de Campos, resolveu impor condições para continuar na base aliada. Os porta-vozes da rebeldia foram os vereadores Altamir Bárbara e Abdu Neme, com a concordância do terceiro  vereador, Jorge Rangel.


Depois, retomo o assunto, com mais dados.

PARTIDOS DE CAMPOS RECORRERÃO AO TRE POR ELEIÇÕES JÁ

Na próxima semana, o movimento suprapartidário de Campos, interpõem um requerimento junto ao Tribunal Regional Eleitoral exigindo a realização de eleições municipais extemporâneas.

O Poder político local considera inaceitável um prazo dilatado de quase 5 meses de exceção institucional, desde o afastamento da prefeita. Sobretudo, considerando o fato de Campos contar com quase 500 mil habitantes e estar entre os cinco maiores orçamentos municipais do país.

Esta é uma cópia do requerimento que será protocolado, no TRE, durante audiência a ser marcada com o presidente Nametala Jorge:


Exmo. Sr. Nametala Machado Jorge - D.D.Presidente do Tribunal Regional do Rio de Janeiro regularmente constituído, expor e requerer

O diretório municipal de Campos dos Goytacazes/RJ do PARTIDO(...), vem, por seu Presidente (...) regularmente constituído, expor e requerer:

1- Em sessão realizada em 27 de maio de 2010, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro proveu o RE 7343, desconstituindo os mandatos da Prefeita e do Vice-Prefeito eleitos de Campos dos Goytacazes.

2- Como é cediço, "são efeitos da procedência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), além da própria desconstituição do mandato e da anulação dos votos viciados, a determinação de renovação do pleito quando tal nulidade ultrapassar 50% dos votos válidos ( art. 224 do Código Eleitoral)." (TSE, MS nº 3.649/GO, Rel. Min. Cezar Peluso, DJ de 10/032008)

3- E de fato, entendeu o acórdão que, "considerando a supressão dos mandatos ora determinada e a consequente insubsistência dos votos ilegitimamante confiados aos agentes políticos sobremencionados, que ultrapassam 50% dos votos válidos, mister se faz a convocação de novas eleições, TUDO EM ACATO ÀS REGRAS PRESCRITAS NOS ATGS. 222 E 224, DO CÓDIGO ELEITORAL" (grifou-se).

4- Apenas destacou a Corte na ocasião "que tal providência deverá, excepcionalmente, aguardar o julgamento dos Embargos de Declaração eventualmente interpostos perante esta Casa de Justiça."

5- Pois bem, referidos embargos declaratórios foram interpostos, julgados e rejeitados, em acórdão publicado em 30 de junho de 2010, resultando no afastamento da prefeita e o Vice-Prefeito do execício dos mandatos.

6- Em que pese o ajuizamento de ação cautelar perante o Tribunal Superior Eleitoral (AC 154.990/RJ, aquele tribunal já negou por 2 (duas) vezes pedido de suspensão dos efeitos do acórdão, em decisões proferidas pelos Ministros Marcelo Ribeiro e Ricardo Lewandowski, em 02 de julho de 2010 e 05 de julho de 2010, respectivamente.

7- De resto, em 20 de julho de 2010 essa douta Presidência negou regimento a recurso especial interposto.

8- Neste contexto, e tendo em vista que na forma do art. 224 do Código Eleitoral " o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20(vinte) a 40(quarenta) dias" (grifou-se), requerem a imediata designação de sessão administrativa a fim de que seja editada resolução para disciplinar as necessárias eleições extemporâneas de Campos dos Goytacazes.


Pede deferimento,


Rio  de janeiro, .....

terça-feira, novembro 16, 2010

O POVO CONTRA A TAXA DE LUZ II - A MISSÃO

Já postei neste blog uma notícia sobre o movimento popular que vai colher assinaturas para reverter a cobrança, em Campos, da famigerada taxa de luz, uma bitributação ilegal, que, aqui, responde pelo eufemismo malandro de COSIP – contribuição para custeio da iluminação pública.

A tunga foi aprovada pela Câmara Municipal, em votação unânime, no apagar das luzes de 2008.

Pois bem, hoje, soube pela coordenação do movimento que o objetivo do mutirão popular é ainda mais ambicioso, no melhor sentido da palavra. O alvo é derrubar a cobrança indevida e ainda exigir ressarcimento, uma vez que o dinheiro é recolhido aos cofres públicos.

Tão logo a praça do Santíssimo Salvador seja desocupada com a desmontagem da tenda da Bienal, os manifestantes pretendem armar sua barraca na área.

PARTIDOS DE CAMPOS VÃO PRESSIONAR TRE

O movimento suprapartidário de Campos, ante à demora injustificada do TSE em julgar o mérito da ação que afastou a prefeita, vai solicitar uma audiência ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado Rio de Janeiro para cobrar agilidade na marcação das eleições municipais extemporâneas.

Volto ao assunto, oportunamente, com maiores detalhes.

segunda-feira, novembro 15, 2010

A TELA CAMPISTA QUE FERREIRA GULLAR LEVOU

Acabo de receber e-mail do artista plástico, Fernando Luiz neves Soares, com este slide da tela que ele deu de presente ao poeta Ferreira Gullar, quando de sua vinda à Bienal. Olha que beleza!

O quadro é Flores de Ypê e revela o que tenho dito aqui: Fernando Luiz é o mais promissor talento de sua geração. Além da arte de pintar, ele experimenta uma técnica de elaboração de cores, absolutamente, autoral.

PATROCÍNIO E A REPÚBLICA

É bem verdade que o proclamador da República do Brasil foi o marechal Deodoro da Fonseca, convocado em sua casa pelos insurgentes para a derrocada do Império, em 1889.

A República foi instaurada sem um único tiro.

Mas, quem documentou o novo regime foi o campista José do Patrocínio, que na ocasião era vereador no Rio de Janeiro. Mesmo não sendo republicano fervoroso, Patrocínio, da tribuna do legislativo, deu cunho legal ao movimento.

domingo, novembro 14, 2010

GAROTINHO INDICIADO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO

Cybercaô

O ex-governador e deputado federal eleito com um caminhão de votos, Anthony Garotinho foi indiciado pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática por calúnia e difamação. Em junho, o moço passou adiante uma notícia falsa dando conta que a advogada Jorgina de Freitas, da quadrilha de megafraudadores do INSSm havia sido contratada como assessora do presidente da CEDAE, Wagner Victer. A barriga – expressão que batiza a publicação de uma notícia errada – foi divulgada primeiro na coluna do jornalista Claudio Humberto, o ex-porta-voz do ex-presidente Fernando Collor de Melo, que também faz companhia a Garotinho no inquérito policial.

Garotinho espalhou a história em seu blog, a coisa ganhou vida própria e se transformou numa lenda urbana, sendo espalhada país a fora pela internet. Em julho, Victer foi à delegacia registrar a ocorrência. Ao todo, nove pessoas estão indiciadas, entre as quais Márcio Pagnano, um ex-secretário de Administração de Sertãozinho, SP.

“Isso se propagou na internet, onde a coisa nunca acaba”; disse a delegada Helen Sardenberg.

No caso de Garotinho e Claudio Humberto, um agravante: os mocinhos mantiveram a publicação da falsa notícia. O ex-governador foi além e até tripudiou o desmentido da CEDAE, chamando a resposta de “Operação Abafa”. “Ele voltou a atacar a CEDAE pegando algo falso como se fosse verdade”, concluiu a delegada.

A propósito, Jorgina acusada de desviar coisa de 400 milhões do INSS, cumpriu pena de 13 anos e está livre.

Fonte: coluna de Berenice Seara, jornal Extra

YPÊ DE CAMPOS PARA O POETA GULLAR

O poeta Ferreira Gullar, considerado a última grande voz da poesia nacional, autor de uma obra portentosa, na qual se destaca o mais visceral dos poemas brasileiros, chamado Poema Sujo, recebeu, durante sua vinda a Campos, para participação da 6ª Bienal do Livro, uma tela do artista plástico, Fernando Luiz Neves Soares.

Gullar, a partir de agora, terá em sua pinacoteca um quadro singular de autoria desse talento campista. Flor de Ypê é o nome do quadro, que foi entregue, logo após a palestra do poeta. Na foto, Ferreira Gullar, Fernando Luiz, Avelino ferreira, professora Arlete Sendra e a mestra de cerimônia.

sábado, novembro 13, 2010

QUEM QUER DINHEIRO? SILVIO SANTOS

Não perca, amanhã, nas bancas, a revista Veja, com uma entrevista exclusiva com Silvio Santos. O escândalo do banco PanAmericano poderá levar Silvio a ter que vender o SBT, embora ele resista a idéia e adiar sua aposentadoria, que estava prevista para o ano que vem.

Entre outras revelações curiosas, Silvio garante que a fiscalização do Banco Central estava há três semanas em seu banco, sem que ele soubesse. Que só foi informado do crack em seu império pelo diretor da holding, em 11 de setembro último.

Para pagar o empréstimo que conseguiu no Fundo Garantidor de Créditos, no valor de 2,5 bilhões de reais, Silvio empenhou o SBT, o Baú da Felicidade e mais 42 empresas.

SALVE RAINHA!

Salve, Rainha, Mãe misericordiosa, 
vida, doçura e esperança nossa, salve! 
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. 
A vós suspiramos, gemendo e chorando 
neste vale de lágrimas. 
Eia pois, advogada nossa, 
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, 
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, 
bendito fruto de vosso ventre, 
ó clemente,
ó piedosa, 
ó doce sempre Virgem Maria.
Rogais por nós Santa Mãe de Deus. 
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Amém

Como bem diz a poeta Adélia Prado, o evangelho é vazado em poesia. Eu, especialmente, acho linda esta oração. Use-a da melhor forma, nesse domingo de primavera.

sexta-feira, novembro 12, 2010

O POVO CONTRA A TAXA DE LUZ

Na semana que vem, um movimento popular, integrado por representações comunitárias, vai ocupar o Boulevard, no centro da cidade, para colher assinaturas contra a cobrança da taxa de luz, em Campos.

Um dos integrantes da comissão organizadora do ato de protesto garante que, antes mesmo de começar o contato com a população, o documento já conta com mais de 1 mil assinaturas.

Em Campos, a Câmara Municipal aprovou, em fins de 2008, a cobrança da taxa, que, aqui, é tratada como  COSIP – contribuição para custeio da iluminação pública - um eufemismo malandro.

quinta-feira, novembro 11, 2010

O DIA D, ENTÃO, É DIA 16

Os jornalistas e blogueiros Aluysio Barbosa e Suzy Monteiro aprofundaram a pesquisa sobre a informação da data de julgamento do recurso interposto pelos advogados da prefeita afastada de Campos, no TSE.

Acabam de divulgar em seus respectivos blogs, hospedados no site da Folha da Manhã, que a data é dia 16 próximo, terça feira que vem. Confira.

PUDIM CONTRA A CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS DO PSF

O deputado federal Geraldo Pudim, PR, em postagem no seu blog (blogdopudim.com.br) expõem razões de ordem legal para manifestar-se contra a convocação dos concursados do PSF, em Campos.

Reproduzo, abaixo, trechos do seu artigo, sob o título, Dura Lex, Sed Lex, em que considera uma temeridade, “um risco” a medida adotada pelo prefeito Nelson Nahim. Leia:

O Prefeito Interino pretende dar início a chamada dos aprovados no concurso para o preenchimento dos cargos do PSF com base em um entendimento do TCE de que para fins de pagamento da folha de pessoal podem ser computados os recursos oriundos da Participação Especial do petróleo.

No meu entender vale o procedimento da Prefeita Rosinha que se apoiou inteiramente na Lei de Responsabilidade Fiscal, agindo em perfeita consonância com a Lei Complementar 101/2000, uma vez que ao assumir a Prefeitura de Campos, encontrou os limites constitucionais não atendidos por seu antecessor.

Entendimento é entendimento, não tem força de Lei , pode mudar a qualquer momento e não tem poder de proteger o gestor público que nele confiou. Agora, Lei é Lei. Mesmo que mude oferece todas as garantias a quem seguir seus preceitos.

(...)

Assim sendo, considero um risco proceder a chamada de candidatos baseado em entendimento que pode cair a qualquer hora expondo os gestores, tanto a Prefeita Rosinha quanto o Prefeito interino Nelson Nahim, a ação de improbidade administrativa com duras punições e sanções, inclusive a inelegibilidade

A RESTRIÇÃO DE GAROTINHO

Numa festa familiar, recentemente, o deputado federal eleito, Anthony Garotinho conversou, alegre e demoradamente, com um vereador da base aliada, na Câmara Municipal. Havia outras pessoas na mesa.

Boquirroto, Garotinho falou mais do que ouviu e entre uma e outra inconfidência, deixou claro que não aceita, sob nenhum argumento, uma aliança eleitoral do PR com o PSB, no caso de eleições suplementares em Campos, em que esteja incluído o vereador Abdu Neme, como integrante da chapa majoritária.

Disse isso em resposta às especulações que dão conta de uma possível dobrada com Nahim na cabeça e Abdu de vice.

A ARTE EXUBERANTE DE FERNANDO LUIZ

O artista plástico, Fernando Luiz está fechado em seu ateliê. Recebeu a encomenda de pintar um quadro exclusivamente para o poeta Ferreira Gullar, que cumpre agenda na 6ª Bienal do Livro, no próximo sábado.

Gullar, que também é crítico de arte, vai levar para casa um ypê estilizado. Não custa lembrar que os nossos ypês, como bem diz o poeta Osório Peixoto, são sempre exagerados e escandalosos, com “aquela cabeleira amarela solta ao vento nordeste”.

Acima, uma mostra da arte de Fernando Luiz.

EMERGÊNCIA EM CASA

Acabo de receber uma ligação telefônica de um amigo do Parque Prazeres. Segundo ele, o seu cunhado, Genedir da Silva Peixoto, enfartou em sua residência, ontem, no final da tarde e a família ligou, imediatamente, para o serviço Emergência em Casa.

Ele relata que a ambulância demorou cerca de meia hora para cumprir o trajeto entre o HGG e o Parque Prazeres. Desesperados, os familiares da vítima o levaram de carro para a UPA de Guarús, onde chegou morto.

Nesse momento, a família cuida do sepultamento, que será em Travessão.


CORREÇÃO às 10:47h: Equivocadamente postei que o bairro da família do seu Genedir era Parque Prazeres, quando, na verdade, é Parque Lebret.

quarta-feira, novembro 10, 2010

LANÇAMENTO IMPERDÍVEL DE LIVRO NA BIENAL

O artista plástico campista, Fernando Luiz Neves Soares, é o talento mais promissor de sua geração. Consegue aliar desenho e pintura de forma rara e personalíssima. Sua obra revela, logo de cara, as influências mais recentes: o estilo do traço do catalão Pablo Picasso e a coloração primorosa de Manabu Mabe.

Pois bem, Fernando produziu 15 gravuras da Via Sacra, que emolduram o texto do padre Dalton Barros de Almeida, num livro único. O resultado será lançado, numa edição de 20 mil exemplares, no próximo dia 14, às 19h, no stand da Editora Vozes, na 6ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes.

O convite para o lançamento do livro é do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Prefeitura Municipal de Campos, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e WTC.

terça-feira, novembro 09, 2010

DRAMA DE UM CIDADÃO DE CAMPOS

Seu Credemiro é um cidadão campista de 63 anos, que mora na periferia e em todas as eleições, invariavelmente, comparece para escolher seus representantes. Ele acredita nas promessas de campanha. É um crédulo. Como todo brasileiro, sua profissão é esperança.

Há algum tempo, seu Credemiro sofre de um mal que, geralmente, acomete os homens depois dos 50 anos. Preocupado, foi a unidade básica de Saúde de seu bairro e lá recebeu o encaminhamento do médico para fazer uma biópsia, cujo resultado servirá para definir o tratamento que urge.

Seu Credemiro está há 3 meses com o “papel na mão” aguardando o exame. Mesmo crédulo, ele começou a desconfiar que “as coisas estão fora de ordem”. Ontem procurou a Defensoria Pública para tentar agilizar a biópsia.

ALIADOS E ADVERSÁRIOS DO PSF

A reedição do Programa Saúde da Família, em Campos, agora com lotação de pessoal concursado, nunca foi ponto pacífico no governo. E isso até as jovens palmeiras imperiais da praça do Santíssimo Salvador sabem. Houve e há adversários internos e externos, que até a última hora, resistiram à medida.

No entanto, há que se registrar, por dever de justiça, a determinação incondicional do prefeito Nelson Nahim e do seu secretário particular, Helson Oliveira. Ambos realizaram um parto à fórceps.

A homologação do concurso do PSF foi publicada, hoje, em diário oficial.