terça-feira, agosto 31, 2010

IRAQUE: IANQUES GO HOME!

O presidente americano, Barack Obama, anuncia daqui à pouco a retirada das tropas dos Estados Unidos do território iraquiano, cumprindo uma promessa de campanha eleitoral.

A invasão do Iraque ocorreu, na gestão de George W. Bush, fundamentada numa inspeção falaciosa que identificou a construção de artefatos químicos pelo governo de Saddam Hussein.

Desde então, milhares de civis iraquianos foram mortos e o ditador Hussein acabou enforcado. As tropas americanas continuam no Afeganistão. 

Fidel assume culpa por perseguição a homossexuais em Cuba há 50 anos

DA REUTERS, EM HAVANA

O ex-ditador cubano Fidel Castro assumiu a culpa pela onda homofóbica empreendida por seu governo há quase cinco décadas, quando marginalizou os homossexuais e os enviou a campos de trabalho agrícolas forçados, acusando-os de serem "contrarrevolucionários", disse ele ao jornal mexicano "La Jornada".
Fidel afirmou, na segunda parte de uma entrevista publicada nesta terça-feira, que é o principal responsável pela perseguição aos homossexuais na ilha há 50 anos. Ele lamentou não ter corrigido essa falha por estar envolvido na defesa do país.
"Sim, foram momentos de grande injustiça, uma grande injustiça! Fomos nós que fizemos, fomos nós... Estou tentando diminuir minha responsabilidade em tudo isso, porque, pessoalmente, eu não tenho esse tipo de preconceito", acrescentou.
"Escapar da CIA [agência de inteligência americana], que comprava tantos traidores, às vezes entre pessoas próximas, não era coisa fácil. Mas, no fim, de todas as formas, se tem que assumir a responsabilidade, assumo a minha. Não vou jogar a culpa nos outros", afirmou.
Fidel, que acaba de completar 84 anos, reapareceu em público no começo de julho, após quatro anos de reclusão recuperando-se de uma doença.
Na segunda-feira, ele tinha dito, na primeira parte da entrevista ao "La Jornada", que chegou a perder a vontade de viver, mas que hoje se sente ressuscitado e com muito por fazer.
O líder cubano nunca revelou qual foi a doença intestinal que o obrigou a transferir o poder a seu irmão Raúl em 31 de julho de 2006 e que classificou, no passado, como um segredo de Estado.

PERSEGUIÇÃO

"Pense você em como eram os nossos dias nos primeiros meses da revolução: a guerra com os ianques, a questão das armas e, quase simultaneamente a eles, os planos de atentado contra minha pessoa", afirmou. Mas ele reiterou: "Se alguém é responsável, sou eu", disse, sobre o preconceito aos homossexuais.
Desde a década de 1990, a homossexualidade vem sendo mais tolerado na ilha, inclusive por militantes do Partido Comunista, ainda que os homossexuais não tenham parado completamente de receber o assédio da polícia.
A psicóloga cubana Mariela Castro Espín, filha do presidente Raúl Castro, converteu-se em uma defensora das minorias sexuais, promovendo, nos últimos anos, cirurgias de mudança de sexo e o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo.
"Estou preparando uma carta para a direção do PCC (Partido Comunista de Cuba), onde estou solicitando que essas pessoas (homossexuais) não sejam discriminadas pela sua orientação sexual ou orientação de gênero", afirmou Mariela em declarações à imprensa nos últimos meses

TSE DEVE JULGAR HOJE SE BARRA JADER E RORIZ NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará hoje à noite o caso de dois candidatos que podem ter a candidatura barrada com base da Lei da Ficha Limpa: Joaquim Roriz (PSC) e Jader Barbalho (PMDB). Ambos renunciaram ao mandato de senador - Roriz em 2007 e Barbalho em 2001 - para fugir de processo passível de cassação de mandato e perda dos direitos políticos. Segundo a Lei da Ficha Limpa, renunciar ao mandato para evitar processo é critério de inelegibilidade.
Joaquim Roriz é candidato ao governo no Distrito Federal, teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e recorreu ao TSE. Jader Barbalho teve a candidatura ao Senado liberada pelo TRE do Pará, mas o procurador eleitoral Daniel Azeredo Avelino anunciou que recorreu da decisão.
No site oficial da campanha de Roriz, a assessoria de imprensa publicou nota informando que o candidato está 'confiante que o tribunal não vai rasgar a Constituição brasileira'. O texto também antecipa que Roriz irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso perca no TSE.
Roriz tem estimulado sua militância, durante discursos em comícios políticos, a protestar contra a decisão do TRE e acusa seus adversários de tentar tirá-lo das eleições 'no tapetão'. No dia do julgamento do caso dele no TRE, grupos pró e contra o ex-governador se enfrentaram na frente do tribunal com cartazes e gritos de guerra.
O movimento 'Roriz Nunca Mais' está fazendo uma mobilização na internet para que haja um protesto contra a candidatura dele hoje à noite, no TSE. 'Vamos comparecer e manifestar nossa vontade de que seja feita justiça', diz a mensagem publicada no site do movimento


Fonte: Carol Pires - estadao.com.br


Do blog: Depois de Paulo Maluf, Joaquim Roriz e Jader Barbalho são os medalhões da política brasileira com o pescoço na guilhotina da Ficha Limpa. Outros virão e que tenham todos o mesmo destino: o limbo.

POSSE OU POSSESSÃO?

Os fundamentalistas místicos poderiam invocar forças das sombras para explicar os reveses que rondam a convocação do suplente Edson Batista; os novos hóspedes do poder,  falariam em injunções da Trilateral e das organizações do Mal, mas Claudio Andrade, Jane Nunes e Alexandre Bastos já revelaram, em seus blogs, as razões do adiamento da sessão desta terça feira, que votaria o parecer da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

O que houve, de fato, é que as normas regimentais não foram observadas, no encaminhamento do processo, pela própria comissão. A matéria volta na sessão de amanhã.

segunda-feira, agosto 30, 2010

MALDADE

As bocas malditas e perseguidoras espalham que o acordo para votação do parecer que indica a posse do suplente, Edson Batista, será fechado hoje, na casa do vereador Papinha, durante o jantar.

O menu é uma suculenta galinha ao molho pardo.

CÂMARA VOTA PARECER SOBRE POSSE DE EDSON AMANHÃ

A comissão de Legislação, Justiça e Redação Final encerrou há pouco uma sessão ordinária, quando por maioria, acolheu o requerimento dos vereadores, que defendem a posse do suplente, Edson Batista, na vaga (?) do presidente Nelson Nahim, designado pela Justiça para responder pela chefia do Executivo de Campos.

Além do acolhimento do requerimento, a comissão emitiu parecer favorável à posse do suplente. Logo após a sessão, o documento foi encaminhado à secretaria da Mesa Diretora, que deverá pautá-lo para a sessão desta terça feira, dia 31.

Na comissão, votaram à favor da convocação, os vereadores Kellinho e Albertinho. A vereadora Ilsan Viana, que havia pedido vistas de 48 horas do processo, votou contra e fará sustentação do voto em separado, durante a sessão.

MOVIMENTO NO TRE

Neste momento, vários líderes partidários, signatários de um documento que requer eleções suplementares, em Campos, ainda este ano, aguardam, na sala de espera da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, para uma audiência com o presidente, Nametala Jorge.

Mais informações daqui a pouco.

OURO PRETO RESTAURA QUADRO DE CAMPISTA


Leite,
envio-lhe outra notícia que mereceria um post no bloguinho.
Foi publicado no Estado de Minas, on line, no último dia 20 e a
matéria completa está no seguinte link:
http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/08/20/noticia_minas,i=175068/OURO+PRETO+CRIA+ATELIE+PARA+RESTAURAR+QUADRO+SOBRE+SENTENCA+DE+TIRADENTES.shtml

Ouro Preto cria ateliê para restaurar quadro sobre sentença de Tiradentes

Acima vemos a foto do restaurador Sílvio Luiz Rocha Vianna de Oliveira
que vem recuperando o quadro histórico "Leitura da sentença de Tiradentes",
de autoria do pintor campista, Leopoldino de Faria (1836 -1911).
A pintura é de grandes dimensões e pertence ao acervo da Câmara de Vereadores de Ouro Preto.
O ateliê de restauração foi montado no próprio prédio para evitar que a obra fosse transportada.

Cordial abraço,
Genilson Soares.

Atualização (16:13h): Leopoldino Faria foi engenheiro e pintor campista, que viveu entre o século XIX e início do século XX. Sua obra mais famosa é esta Leitura da Sentença dos Inconfidentes. Na Santa Casa de Misericórdia de Campos, há quadros de vários provedores pintados por ele. 


fonte: Wikipédia

domingo, agosto 29, 2010

SEGUNDA FEIRA NERVOSA

A segunda feira promete. Às 14h, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Campos reúne-se para emitir parecer sobre requerimento de 9 vereadores da ex-bancada da situação, que defende posse imediata do suplente, Edson Batista, PTB.

No final do dia, em sessão ordinária, o pleno do TRE julga recurso do Ministério Público Eleitoral contra aprovação das contas de campanha do vereador Altamir Bárbara, do PSB.


Enquanto um quer entrar, outro pode sair.

sexta-feira, agosto 27, 2010

O DESTINO DE MOCAIBER NESTAS ELEIÇÕES

O ex-prefeito Alexandre Mocaiber decidiu não concorrer nestas eleições e se justificou afirmando que seria uma insensatez manter a candidatura, sem julgamento final da ação que o tornou inelegível.

Não reclamou de perseguições implacáveis, nem se disse vítima de conspirações dos podres poderes. Recuou, para avançar no futuro. Pelo menos, foi o que disse.

O que não disse é que, embora tenha desistido de disputar eleições, não ficará fora do páreo. Segundo fontes próximas, Mocaiber deverá formar fileiras com o deputado estadual Brazão, do PMDB, que disputa reeleição e com Garotinho, PR, para deputado federal.

COMITIVA DE CABRAL EM CAMPOS

O governador Cabral, candidato à reeleição, ainda convalesce de uma cirurgia em um dos joelhos. Cumpre agenda restrita, no Rio, enquanto o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, viaja pelo Estado, acompanhado de líderes partidários aliados e dos candidatos ao Senado, Picciani e Lindberg. Nessa sexta feira, dia 27, a caravana encerrou um roteiro nas regiões Norte e Noroeste Fluminenses.

Na primeira quinzena de setembro, em data ainda a ser confirmada, nos próximos dias, a comitiva do governador Cabral vai permanecer por dois dias, em Campos, onde uma extensa agenda será partilhada com todos os grupos políticos que apóiam o PMDB, nestas eleições. A informação foi prestada pelo vice-governador Pezão, antes de voltar, hoje, ao Rio.

RIMA DO TEMPO PRESENTE

Chega de lamúrias, dona Maria, essa nostalgia dá uma azia!!!

quinta-feira, agosto 26, 2010

COMITIVA DE CABRAL HOJE À NOITE EM SÃO JOÃO DA BARRA

Uma comitiva do governador Sérgio Cabral, liderada pelo vice-governador, Luiz Fernando Pezão, desembarca daqui a pouco em São João da Barra, onde será recepcionada pela prefeita Carla Machado, numa grande reunião, no clube Democratas, às 20h.

Representações do PMDB e dos partidos aliados de toda a região estarão presentes. O encontro terá ainda as presenças dos candidatos ao Senado, Lindberg Farias e Jorge Picciani.

POSSE DE EDSON VAI A PLENÁRIO NA TERÇA QUE VEM

A ex-bancada da situação protocolou na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Campos, um requerimento de convocação do suplente do prefeito/presidente Nelson Nahim.

O documento insinua que o presidente em exercício, Rogério Matoso se omitiu de sua responsabilidade em dar posse imediata ao suplente Edson Batista e requer deliberação do plenário soberano, na próxima sessão ordinária, da terça feira da semana que vem, dia 31.

O objetivo é criar um fato político que se contraponha ao entendimento jurídico majoritário, que desaconselha a posse do suplente nas condições atuais.

O processo está sob vista da vereadora Ilsan Viana, do PDT, pelo prazo regimental de 48 horas. Na segunda feira, dia 30, a comissão de Legislação, Justiça e Redação Final volta a se reunir para emitir parecer.

ALTAMIR SERÁ JULGADO SEGUNDA FEIRA PELO TRE

As contas de campanha do vereador Altamir Bárbara, PSB, voltam à julgamento, na sessão ordinária do TRE, na próxima segunda feira, dia 30, com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral.

Em primeira instancia, estas mesmas contas tiveram sentença favorável do juízo da 100ª Zona Eleitoral, mas, na época, o Ministério Público recorreu da decisão e o processo seguiu para julgamento de segunda instância. 

quarta-feira, agosto 25, 2010

POSSE DE EDSON ENTROU NA ORDEM DA COMISSÃO DE JUSTIÇA

A comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que tem, na Câmara Municipal, o status de comissão de Constituição e Justiça, incluiu na ordem de deliberação da reunião desta quinta feira, dia 26, às 9:30h, o processo 1583/2010, que trata da discussão da legalidade da posse do suplente de vereador, Edson Batista.

A comissão é composta pelos vereadores Kellinho, presidente e Albertinho e Ilsan Viana, integrantes. É justamente esse parecer da comissão que será levado a plenário, em data a ser marcada, brevemente. A sua confirmação ou rejeição depende de quórum qualificado, ou seja, dois terços.

Alea jacta est!

FORMAÇÃO DA BOA QUADRILHA

Quadrilha boa, que eu conheça, só a de Carlos Drummond de Andrade. Leia e julgue:

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

COMITIVA DE CABRAL NESTA QUINTA EM SÃO JOÃO DA BARRA

Terminou agora há pouco, a visita da comitiva do governador Sergio Cabral à região noroeste do Estado, liderada pelo vice-governador, Luiz Fernando Pezão. O périplo incluiu Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e São José de Ubá.

Amanhã, quinta feira, o roteiro começa em Miracema, pela manhã, e termina, às 20h, numa grande concentração no clube Democratas, em São João da Barra.

A vinda a Campos será dentro dos próximos 10 dias.

terça-feira, agosto 24, 2010

COMITIVA DE CABRAL NA REGIÃO

Chega, nesta quarta, dia 25, às 10h, em Cardoso Moreira, a comitiva de campanha do governador Sergio Cabral, do PMDB, liderada pelo candidato à vice governador, Luiz Fernando Pezão. O grupo ficará na região até a próxima sexta feira, dia 27, e fará visitas a todos os Municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminenses.

TEMPESTADE POLÍTICA RONDA A REGIÃO

Depois de Campos e Rio das Ostras, a tempestade política ronda a aprazível e bucólica Quissamã.

Maiores informações, em breve.

CÂMARA MAIS FLEXÍVEL PARA POSSE DE EDSON

Se for preciso, os vereadores da Câmara de Campos farão alteração na lei orgânica e no regimento interno para facilitar a posse do suplente de vereador, Edson Batista.

Com a nova geopolítica do parlamento municipal, a oposição, que agora é maioria, aceita discutir a assunção do suplente (?) do presidente/prefeito Nelson Nahim.

Aguarde e confira

GAROTINHO ARRUMA VERSÃO PARA CONDENAÇÃO

Anthony Garotinho acaba de ser condenado, em primeira instância, a dois anos e meio de prisão, com pena convertida em prestação de serviços, com suspensão dos direitos civis, por acusação de alguns crimes, entre os quais, formação de quadrilha.

O processo é partilhado por ele, com o ex-chefe de Polícia do Rio de Janeiro, durante seu governo e o de sua esposa, Álvaro Lins e outros policiais menos notáveis. Tudo investigado em duas mega-operações, a Segurança S.A. e Gladiador.

Lins e seus subordinados mais próximos, “os inhos”, pegaram penas distintas, sendo a mais grave, a aplicada ao ex-chefe de Polícia, mais de 28 anos. A decisão foi anunciada no início da tarde de hoje e causou furor do mundo político.

Em seu blog, Garotinho reeditou o mantra dos últimos tempos: - é perseguição. Agora, ele desce a requintes e postou, há pouco, que a causa de seu infortúnio é que o juiz titular da 4ª Vara Federal, responsável por seu castigo, ao qual cabe apelar, é o doutor Marcelo Leonardo Tavares, que “é irmão do coronel Aristeu Leonardo Tavares, que é assessor parlamentar do comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio, encarregado de negociações parlamentares”.

Foi descoberto o mote da cantilena.

sexta-feira, agosto 20, 2010

DOAÇÃO DE MEDULA

CARÍSSIMOS AMIGOS DE CAMPOS E SÃO FIDÉLIS E DO ENTORNO DE NOSSO MUNICÍPIO:

O fidelense Leonardo, nosso filho, precisa de você!

A CAMPANHA DE DOAÇÃO DE MEDULA DE SÃO FIDÉLIS E de ITAPERUNA SE APROXIMAM. EM ITAPERUNA SERÃO DOIS DIAS: 26 E 27 DE AGOSTO E,NO DIA 28, SÁBADO, EM SÃO FIDÉLIS.

TEMOS RECEBIDO TOTAL APOIO EM CAMPOS, DAS UNIVERSIDADES E DOS AMIGOS. EM SÃO FIDÉLIS NÃO POSSO ESCONDER O EMPENHO DAS SECRETARIAS QUE COMPÕEM O GOVERNO MUNICIPAL. É COMOVENTE O QUE ESTÃO FAZENDO, SEM PREOCUPAÇÃO COM GANHOS POLÍTICOS.

PEDIMOS, SEM PUDOR ALGUM, QUE CONTINUEM EMPENHADOS, CONVIDANDO AMIGOS, FILHOS, NETOS, VIZINHOS, ALUNOS. CASO POSSAM FAZER TRANSPORTE SOLIDÁRIO, MUITA  GENTE PODERÁ PARTICIPAR.

PEÇO TAMBÉM AOS AMIGOS E EX-ALUNOS DA IMPRENSA REGIONAL QUE NOS AJUDEM NA DIVULGAÇÃO.

Local: EM SÃO FIDÉLIS: QUADRA DE ESPORTES HUMBERTO MAIA

EM ITAPERUNA: COLÉGIO 12 DE MAIO, NO CENTRO

HORÁRIO: DAS 9 ÀS 17H.

Em Itaperuna Maykianne, de 6 anos, espera por uma medula há 3 anos.  Em Porciúncula, Anita também quer ser salva.

Solidariedade não mata, e ainda salva vidas.

SEMPRE GRATOS:

Carlos Orlando Yucif Maia
Rita de Abreu Maia

quinta-feira, agosto 19, 2010

DIÁLOGOS DA PROVÍNCIA NA ALTA CORTE

Para ilustrar o seu parecer contrário ao agravo regimental interposto pelos advogados da prefeita afastada de Campos, o ministro Marcelo Ribeiro, reproduziu o diálogo das comunicadoras da Rádio O Diário, um dia depois do primeiro turno das eleições municipais de 2008.

Além de citá-las, nominalmente, Patrícia e Lindamara, o ministro leu e interpretou as falas. O pleno ouviu e julgou.

NÃO. POR UNANIMIDADE

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral acaba de negar, por unanimidade, o recurso impetrado pelos advogados da prefeita afastada de Campos, seguindo o voto do relator, ministro Marcelo Ribeiro.

Na sessão, o presidente do Tribunal, Ricardo Lewandowsky, antecipou sua declaração de voto e afirmou que analisou, detidamente, o processo, durante o recesso forense.

Agora falta o julgamento do mérito. Sabe lá, Deus, quando. Enquanto isso, Nahim fica.

NO AR, MAIS UM CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA

Hoje tem sessão pipoca, na TV Justiça, a partir das 19h.

Embora não seja o capítulo final da nossa novela mexicana, podemos considerar que o julgamento do recurso especial, interposto pelos advogados da prefeita afastada de Campos, vai marcar um divisor de águas nesses tempos duros.

Se o resultado for favorável à prefeita e, por conseguinte, a reconduza ao cargo para aguardar a análise do mérito da ação que a cassou, teremos um recomeço do “governo da mudança” com o mesmo perfil de antes, e o indefectível discurso bilioso dos caçadores de bruxas. (Yo no credo en las brujas, pero que las hay, las hay).

Se o julgamento de hoje for adverso à prefeita, não haverá limites para as mudanças estruturais que prefeito em exercício, Nelson Nahim, fará, com certeza no governo.

Então, à postos, vai começar a sessão Pipoca.

Pipoca e Lexotan.

quarta-feira, agosto 18, 2010

SOMOS UM DRAMA MEXICANO, MUCHACHA

Como se já não bastassem todos os componentes de um dramalhão mexicano, com cenas explícitas de fundamentalismo religioso, ódios viscerais, cinismo, canastrice, vigílias, análises judiciais verborrágicas, lágrimas, ranger de dentes... a expectativa em torno do julgamento do recurso interposto pelos advogados da prefeita, no TSE, está também ao sabor das circunstâncias. Que capricho!

A sessão extraordinária da Corte, desta quarta, 18, na qual a ação cautelar seria discutida e resolvida, acabou adiada por um atentado à um magistrado do TRE de Sergipe. Os tiros que quase tombaram o juiz e seu motorista, levaram para lá o presidente do TSE, Ricardo Lewandowsky e frustraram a platéia em Campos.

A demora do julgamento está levando os aliados da prefeita à beira do colapso. 

terça-feira, agosto 17, 2010

BUMBUM PATICUMBUM PRUCURUNDUM

Em caso de uma decisão favorável à prefeita afastada de Campos, na sessão jurisdicional do TSE, a partir das 19h, de hoje, a logística já está toda mobilizada: fogos de artifício, trios elétricos e uma sessão caudalosa, ou melhor, interminável de loas às broas.

A noite promete. Ou não.

domingo, agosto 15, 2010

AVISO AOS NAVEGADORES

Comunico aos leitores do blog que estou fora do ar e fora do tom desde a última sexta feira, vítima de mais uma crise alérgica, que já está passando. Volto em breve, até.

sexta-feira, agosto 13, 2010

A RESSURREIÇÃO DIÁRIA DA POESIA

BARULHO

Todo poema é feito de ar


apenas:

a mão do poeta
não rasga a madeira
não fere
o metal
a pedra
não tinge de azul
os dedos
quando escreve manhã
ou brisa
ou blusa
de mulher.
.
O poema
é sem matéria palpável
tudo
o que há nele
é barulho
quando rumoreja
ao sopro da leitura.

Ferreira Gullar

MODESTA SUGESTÃO À AVELINO FERREIRA

Avelino Ferreira é um velho amigo, à despeito das profundas divergências políticas que alimentamos, mas que ainda não foram capazes de esgarçar de vez nosso relacionamento.

E é em nome dessa amizade, mas sobretudo, considerando o interesse coletivo, que me aventuro, aqui, a lhe mandar uma modesta sugestão:

Caro Avelino pegue o bonde e vá a São Paulo, acompanhe de perto a 21ª Bienal do Livro. Este ano, a vedete da feira é o livro eletrônico, acessado através do iphed, uma engenhoca modernosa que encanta a juventude e estimula a leitura. Tenho certeza que lá, encontrarás novidades e fará contatos fundamentais que servirão para enriquecer a nossa Bienal, prevista para o final deste ano.

Abraços cordiais.

O SALDO DO DEBATE DA BAND

O debate de ontem à noite, transmitido pela TV Bandeirantes, foi “um museu de grandes novidades”, mas a previsão mais otimista é que seria um autêntico programa de pugilato. Todos os demais candidatos contra o governador Cabral, PMDB, que tenta a reeleição. Nessas circunstâncias, o saldo do encontro não poderia ser além do que foi: raso.

A análise individual das candidaturas é matéria vencida, vários veículos já se prestaram a isso: a romântica biografia de Gabeira, do PV; o anonimato, até então, do Jeferson Moura, do PSOL e a estória política anêmica do Peregrino, que, visivelmente, tem às suas costas, a figura indefectível do ventríloquo.

Sobrou o governador Sérgio Cabral, que a despeito de suas virtudes e defeitos, foi a maior surpresa do debate. Se não pelo seu desempenho, mas pelo fato de, com larguíssima vantagem eleitoral sobre os demais, ter aceito as regras democráticas e enfrentado, ao vivo, pela TV, candidatos que se portaram como franco atiradores.

Hoje, todos que comentam o debate, só conseguem discutir, os golpes no fígado, o soco no estômago, o chute na canela. Propostas e idéias para o novo governo, zero.

PAES REUNE PREFEITOS PARA APOIAREM PICCIANI

Da assessoria:
No almoço "Municípios do Rio com Picciani", organizado em apenas dois dias pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, em torno do candidato ao Senado Jorge Picciani (PMDB), nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, no Porcão Rio´s, o presidente licenciado da Assembléia Legislativa mostrou a força que tem entre a classe política em todo o estado. Além dos prefeitos, compareceram ao encontro o vice-governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o senador Francisco Dornelles (PP), que têm participado intensamente das agendas de Picciani na campanha.
Estiveram presentes ao almoço 73 prefeitos dos 91 que o apóiam, cujos depoimentos foram gravados para utilização no programa de rádio e TV que começam na semana que vem. Outros nove, entre eles o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, mandaram representantes e os demais avisaram que não poderiam ir por estarem viajando.

quinta-feira, agosto 12, 2010

ROSINHA IGUALA MARCA DE MOCAIBER

Com a decisão do TSE de retirar de pauta da sessão jurisdicional desta quinta feira, dia 12, a análise do agravo de instrumento interposto pelos advogados da prefeita de Campos, que pretende reconduzi-la ao cargo, enquanto espera o julgamento do mérito da ação que a cassou, Rosinha iguala, nesta sexta feira, 13 de agosto (toc, toc, toc), a marca do ex-prefeito Mocaiber: 43 dias afastada do Poder.

Ao final da sessão do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Ricardo Lewandowsky, anunciou que poderá instituir sessões extras, às quartas feiras, para cumprir a agenda, que está lotada. Embora não tenha ficado estipulada uma nova data de julgamento do recurso da prefeita afastada, é provável que seja na sessão da próxima quarta, dia 18.

Ontem, ao final da sessão e com o anúncio do adiamento do julgamento, não restou alternativa às torcidas pró e contra, a não ser, guardar os fogos.

...E NOS PREPARATIVOS PARA O DEBATE DA BAND

O treinador do candidato Peregrino, à um canto, com  toalhas e balde d’água nas mãos, recomenda ao seu pupilo:
- Faca nos dentes, meu garoto, faca nos dentes!

PESQUISA QUENTE SOBRE ELEIÇÕES, EM CAMPOS

Um conhecido instituto de pesquisa acaba de tabular uma amostragem, em Campos, para as eleições majoritárias de 2010. Embora, não tenha sido registrada, na Justiça Eleitoral, pois atende a consumo doméstico de um partido político, os números reproduzem, aqui, o que há nos cenários nacional e estadual.

Para Governador, o primeiro colocado tem ampla vantagem, mais de 10 vezes o índice do candidato que, em tese, pelo apadrinhamento que tem, deveria estar entre os primeiros colocados, pelo menos, aqui, no Município. Está estacionado na terceira posição. Os números surram afilhado e padrinho. O segundo colocado, nessa disputa, amarga uma diferença substancial.

Para Presidente, Campos repete o que os índices nacionais apontaram nas últimas pesquisas, na mesma proporção. Para o Senado, os candidatos melhores colocados nas recentes consultas do Ibope e DataFolha também, aqui, aparecem na ponta.

MANIFESTAÇÃO DE OPERÁRIOS NO PORTO DO AÇU

Uma manifestação, na estrada de acesso ao Porto do Açu, em São João da Barra, liderada pelo comando do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campos, parou, durante um período  da manhã de hoje, o canteiro de obras.

Cerca de 3 mil operários aderiram ao protesto de advertência. O ato foi em resposta ao descumprimento das convenções trabalhistas, por parte da empresa ARG, uma das quarenta e duas empreiteiras do Porto.

Segundo Eulálio, presidente do Sindicato, durante a paralisação, foi aberta uma rodada de negociação, sob a supervisão da representação regional do Ministério do Trabalho e a greve foi suspensa.

Além de não pagar conquistas financeiras, entre as quais, a integralidade de horas extras, a empresa exige que os trabalhadores acidentados compareçam ao local de trabalho para bater ponto. A ARG é a mesma empresa que ganhou a concorrência do novo trecho da perimetral Artur Bernardes, em Campos. 

quarta-feira, agosto 11, 2010

DECISÃO DO TSE SOBRE AFASTAMENTO DA PREFEITA DE CAMPOS SERÁ AMANHÃ

O jornalista Ricardo André acaba de divulgar em seu blog, que o TSE agendou para a sessão de amanhã, dia 12, julgamento do mérito da ação que afastou a prefeita de Campos e seu vice. É o dia D, de novo.
Atualização, às 18:53h - O que o TSE julga, amanhã, segundo o blog do Ricardo André é o agravo regimental interposto em face da decisão que negou seguimento à ação cautelar.

TRE JULGA AMANHÃ RECURSOS DE POLITICOS DE CAMPOS

Na pauta da sessão de amanhã, dia 12, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, dois recursos, os de ordem 13 e 14, serão julgados. Confira:

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA JUDICIÁRIA
EDITAL-PAUTA
Faço público, de ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Presidente
do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, que serão julgados no próximo dia
12/08/2010, a partir das 16:00 horas, ou nas sessões ulteriores, os seguintes processos:

13-RECURSO ELEITORAL - CLASSE 13 Nº 4433 (7878-55.2008.6.19.0099)
ORIGEM: CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ (99ª ZONA)
RELATOR: DES. FEDERAL RALDÊNIO BONIFÁCIO COSTA
RECORRENTE : PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL - PT DO B, Diretório
Municipal de Campos
ADVOGADO : Antonio Mauricio Costa e outro
RECORRIDO : NELSON NAHIM MATHEUS DE OLIVEIRA
ADVOGADO : Helson Henrique de Souza Oliveira e outros
RECORRIDO : CARLOS DE ALMEIDA CUNHA
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : DEMOCRATAS - DEM, Diretório Municipal de Campos
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : EDSON BATISTA
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : ROSANGELA ROSINHA GAROTINHO BARROS ASSED
MATHEUS DE OLIVEIRA
ADVOGADO : Sergio Mazzillo e outros
RECORRIDO : ANTHONY WILLIAM GAROTINHO MATHEUS DE OLIVEIRA
ADVOGADO : o(s) mesmo(s)
RECORRIDO : PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO -
PMDB, Diretório Municipal de Campos
ADVOGADO : Haydee Barros Monteiro
RECORRIDO : GERALDO ROBERTO SIQUEIRA DE SOUZA (PUDIM), Deputado Federal
ADVOGADO : Haydee Barros Monteiro
RECORRIDO : JORGE SANTANA DE AZEREDO
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : JAILDO VIEIRA REIS (BISPO VIEIRA REIS)
ADVOGADO : Paulo Ferreira da Cruz

14-RECURSO ELEITORAL - CLASSE 13 Nº 4463 (7851-72.2008.6.19.0099)
ORIGEM: CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ (99ª ZONA)
RELATOR: DES. FEDERAL RALDÊNIO BONIFÁCIO COSTA
RECORRENTE : PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL - PT DO B - Comissão
Provisória de Campos dos Goytacazes
ADVOGADO : Antonio Mauricio Costa
RECORRENTE : MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
RECORRIDO : ANTHONY WILLIAM GAROTINHO MATHEUS DE OLIVEIRA
ADVOGADO : Helio José Bello Cavalcanti e outros
RECORRIDO : RÁDIO JORNAL O DIÁRIO LTDA (RÁDIO DIÁRIO FM 100,7)
ADVOGADO : Helson Henrique de Souza Oliveira e outros
RECORRIDO : EDSON BATISTA
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : JORGE SANTANA DE AZEREDO
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : ROBERTO SALES HENRIQUES DA SILVEIRA
ADVOGADO : Maxsuel Barros Monteiro
RECORRIDO : PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO -
PMDB - Diretório Municipal de Campos dos Goytacazes
ADVOGADO : Haydee Barros Monteiro
RECORRIDO : GERALDO ROBERTO SIQUEIRA DE SOUZA (PUDIM)
ADVOGADO : Haydee Barros Monteiro
RECORRIDO : NELSON NAHIM MATHEUS DE OLIVEIRA
ADVOGADO : Helson Henrique de Souza Oliveira e outros

PRISÃO DOS ÔNIBUS DO PR ENVOLVEU MP E POLICIA MILITAR

A operação que resultou na apreensão de três ônibus contratados pelo PR de Campos para levar militantes ao comício do partido, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, ontem,foi desencadeada pelo Ministério Público Estadual, a partir de denúncia formulada ao órgão.

A abordagem foi feita pela Policia Militar, quando o comboio retornava, na madrugada de hoje. Os veículos foram levados à Delegacia de Campos da Policia Federal, que registrou a ocorrência e fará encaminhamento à Justiça Eleitoral.

Entre o que está sendo apurado, conforme notícia apresentada ao MP, consta constrandimento de servidores terceirizados, que teriam sido forçados à viajar ao Rio, além de outras denúncias sobre pagamento dos ônibus alugados.

O promotor Êvanes Soares é o responsável pelo inquérito.

ÔNIBUS DO PR DETIDOS PELA POLICIA FEDERAL

Três ônibus que compunham o comboio contratado pelo PR de Campos, para levar militantes para o comício do partido, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, ontem, foram interceptados e detidos pela Policia Federal, quando voltavam, na BR-101, na madrugada de hoje.

O objetivo foi investigar a denúncia de assédio contra terceirizados, que teriam sido forçados a viajar ao Rio para assistir o comício. Vários depoimentos foram colhidos e, ao final, foram todos liberados.

A ocorrência, agora, será encaminhada à Justiça Eleitoral.

A notícia foi divulgada, hoje, pelo repórter Flavio Terra, da Radio Continental.

Mais informações daqui a pouco.

terça-feira, agosto 10, 2010

GREVE NO PORTO DO AÇU

Para protestar contra condições precárias de trabalho, operários do mega-porto do Açu, em São João da Barra, ameaçam deflagrar uma greve de advertência, a partir da próxima quinta feira, dia 12.

À frente do movimento, está o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Campos, que tem abrangência regional.

SAI A GRIPE SUINA, ENTRA A DENGUE

A Organização Mundial da Saúde anuncia o fim da pandemia da gripe suína. A notícia só não é melhor porque, em contrapartida, aqui, no Brasil, voltou a circular o sorotipo 1 da dengue, que estava sob controle há mais de 20 anos e caso não seja contido, poderá provocar uma epidemia da doença, no próximo verão.

BOATARIA

Coincidência ou não, no dia em que o PR de Campos mobilizou 100 ônibus para o comício da Cinelândia, no Rio de Janeiro, a boataria, na cidade, correu solta.

Obviamente, que o prato do dia foi o propalado retorno da prefeita afastada por decisão judicial. Os boateiros semearam que, numa sessão do TSE, na madrugada (!!!) desta terça, teria sido julgado favoravelmente à prefeita, o mérito da ação que a cassou.

Como os boatos, em regra, têm vida curta, a cidade seguiu seu curso, sem sustos. 

CAMINHADA DA PASTORAL DA FAMÍLIA












Da SECOM Campos - RJ
Por Regina de Oliveira

Para encerrar a Semana Nacional da Família, a Diocese de Campos, com apoio da prefeitura, realiza no domingo (15), a 1ª Caminhada em Prol da Família. A concentração será em frente à Igreja de São Benedito, no Centro, e terminará com missa na Basílica Menor do Santíssimo Salvador (Catedral). O Prefeito Nelson Nahim e a primeira-dama, Nélia Nahim, já confirmaram presença no evento. - Vivemos hoje numa sociedade com muitos problemas que são frutos da falta de diálogo dentro das famílias e da ausência de Deus nos lares. Por isso que iniciativas como essa devem ser estimuladas e apoiadas. Estarei com minha família, enquanto pessoa, e na função de homem público, vi a necessidade da prefeitura dar todo o apoio necessário para que o evento seja um sucesso e atinja seu objetivo - salientou o prefeito, que esteve prestigiando a Marcha Campos para Jesus, na segunda-feira (09). 
   
 
- Temos apoiado todos os segmentos religiosos, oferecendo, sempre que possível, toda infra-estrutura, como a que foi montada para a Festa do Santíssimo Salvador e que disponibilizamos para movimento realizado pelos evangélicos - pontuou Nahim.
   
 
Segundo o Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, José Geraldo Lisboa Azevedo, o objetivo da 1ª Caminhada é reunir o maior número de famílias numa mobilização em defesa das relações familiares. Com a aprovação do Bispo diocesano, Dom Roberto Guimarães, que convidou pessoalmente todos os párocos, o evento promete reunir as comunidades paroquiais de todo o município. Há três anos, com o mesmo objetivo, foi realizada uma carreata.
   
 
Percurso - A 1ª Caminhada em Prol da Família terá início às 8h com a concentração das famílias em frente à Igreja de São Benedito. Os participantes traçarão o percurso até à Catedral, seguindo pela Rua do Ouvidor em direção à Avenida XV de Novembro. A expectativa é que o evento seja iniciado às 9h. “Terminaremos com a missa na Catedral, celebrada por Padre Lucas Mendes de Oliveira, da Paróquia de São Francisco de Paula, de São Francisco de Itabapoana. Ele estará acompanhado de outros párocos da Diocese, que co-celebrarão essa que será a culminância das bênçãos que desejamos para todas as famílias de Campos”, enfatizou José Geraldo.

segunda-feira, agosto 09, 2010

VEREADORES SERÃO OUVIDOS PELA POLICIA CIVIL

Sem susto, o imbróglio é no Rio Grande do Sul. A Policia Civil gaucha decidiu ouvir os vereadores de três Municípios, Triunfo, General Câmara e Dom Pedro de Alcântara.

Os malandros estão metidos numa fraude comum em todo o Brasil. Trata-se de “cursos de qualificação” em estâncias turísticas, onde a camarilha se esbalda em praias e noitadas, com assessores e familiares. No final, levam para casa o diploma intacto e ainda uma sobra de diárias.

Quanto aos “cursos”, são todos de fachada. Nesta segunda, dia 9, 25 policiais fizeram buscas e apreensões nas Câmaras, como parte de uma operação sugestivamente batizada de legislatur.

A denúncia foi encaminhada ao delegado Ranolfo Vieira Junior pelo repórter do Fantástico, da Rede Globo, Giani Grizotti.

RITMO QUENTE

Embora ainda aguarde decisão superior para reformar decisão do TRE que o tornou inelegível, provisoriamente, o quartel de campanha do candidato Alexandre Mocaiber mantêm-se ativo.

A rotina de carros de som, caminhadas e panfletagens não sofreu alteração. Gugu, lugar tenente do ex-prefeito, Mocaiber, resume a disposição da turma: “vamos na fé”.

QUADRILHA

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.

Esta poesia, consta do livro inaugural do poeta mineiro, modernista, Carlos Drummond de Andrade, Alguma Poesia, que completa neste ano da graça de 2010, 80 anos.

Viva Drummond, o gauche.

sábado, agosto 07, 2010

PRIMEIRA PESQUISA ELEITORAL DE 2010 EM CAMPOS

Uma pesquisa com 600 entrevistas começou na última sexta feira, dia 6 e está sendo concluída neste domingo, 8, em Campos. Os números deverão ser tabulados no início da semana e entregues ao contratante, que decidirá por sua divulgação ou não.

Serão aferidas as tendências das candidaturas majoritárias. Por ora é só.

Enquanto isso, a secção local de um partido político também contratou pesquisa ampla, geral e irrestrita, mas já deixou claro que é para consumo doméstico.

ASCO

Essa imagem do ex-policial e advogado, Mizael Bispo, principal suspeito do assassínio da advogada, Mércia, rindo às bandeiras, instiga a fera que alimentamos, intimamente. A vontade primária é de voar em sua jugular e cumprir o rito de Talião.

Mas, isso nos igualaria ao facínora. Então, é aguardar mesmo que a lerda Justiça feche esse ciclo aparente de impunidade. Mas, confesso, que o dever de informar, que me obrigou, instintivamente, a publicar a notícia e a foto, também me provocou nojo e mal estar.

Demorei a voltar ao blog. Cheguei a abri-lo para excluir a postagem, mas recuei. Não podemos ignorar os pântanos que nos cercam.

Sigamos em frente.

sexta-feira, agosto 06, 2010

MIZAEL VOLTA PARA CASA APÓS OBTER HABEAS CORPUS

Kleber Tomaz
Do G1 SP

O advogado e policial militar aposentado Mizael Bispo de Souza voltou para sua casa em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta sexta-feira (6), pela primeira vez desde que obteve um habeas corpus para responder em liberdade ao processo da morte da também advogada Mércia Nakashima, sua ex-namorada. Mizael chegou ao imóvel acompanhado do irmão, carregando uma pasta, e disse que deve ir a seu escritório ainda nesta tarde.
“Acredito na Justiça. A ordem processual foi restabelecida”, disse ele aos jornalistas pouco antes do meio-dia. O advogado também se disse emocionado com a decisão da Justiça, que revogou a prisão determinada na terça-feira (3).
Mizael já havia ficado foragido em outra ocasião. Na época, ele também voltou ao trabalho no dia seguinte em que sua prisão foi revogada, em 15 de julho.


Brevíssimo comentário do blog: Do que ri, esse canalha?

quinta-feira, agosto 05, 2010

TRANSFIGURAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

Há uma versão, segundo a qual, a escolha do Santíssimo Salvador para Padroeiro de Campos dos Goytacazes, foi uma vassalagem ao governador da Capitania do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá e Benevides. Argumentação que não se sustenta históricamente.

Pesquisadores da nossa saga, desde a implantação do curral de bois, em Campo Limpo, sustentam outra tese. Para eles, a edificação da Capela dedicada ao Santíssimo, cumpre o que estabelece o calendário da Igreja Católica, que comemora no dia 6 de agosto, um dos maiores eventos do Cristianismo, A Transfiguração do Corpo de Jesus Cristo, no monte Tabor.

A história é contada em Mateus 17:1-8

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.

O fato é que hoje, dia 6, é dia do Santíssimo Salvador. Dia de botar uma roupa nova (a roupa de festa) e ir à Praça, visitar as barraquinhas, acompanhar a prova ciclística de Patesko e no final da tarde, seguir a procissão pelo centro velho.

Eu que sou campista por opção, recorro aos primeiros versos da poesia que meu irmão, Antonio Roberto, dedicou à essa terra hospitaleira, para, de forma singela, homenageá-la:
“Não sou nascido aqui, planície amada,
Mas é como se aqui nascido fosse
Pois trago a alma impregnada
Da brisa que te beija na alvorada
E do teu cheiro refrescante e doce”.

Viva São Salvador dos Campos dos Goytacazes!

ONDE FICA HIROSHIMA?



ROSA DE HIROSIMA
Vinícius de Moraes

Composição: João Apolinário / Gerson Conrradi

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada

Na manhã do dia 6 de agosto de 1945, um bombardeio da máquina de guerra americana jogou sobre os telhados da pacata Hiroshima, uma cidade que remonta ao século XVI, um artefato atômico, batizado de little boy, que matou instantaneamente uma multidão. Os números são controversos, variam de 140 a 240 mil japoneses.

Hiroshima, que antecedeu Nagasaki, na tragédia imposta pelo horror da guerra, fica numa das muitas ilhas do Japão, mas poderia ser no Vietnam, no Afeganistão, no Iraque, em Cuba, na Venezuela...